O Ano Europeu das Competências assumiu um papel central na edição deste ano do Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia, em 8 de junho, organizado pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE). O Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia de 2023 centrou-se nas competências necessárias para que a sua iniciativa seja um êxito. Durante este evento altamente antecipado, a equipa do Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) organizou um seminário sobre a forma de transformar a sua ideia numa iniciativa de cidadania europeia, com intervenções de Stéphanie Poppe, organizadora da iniciativa «Garantir um acolhimento digno dos migrantes na Europa», e de Ioana-Virginia Motoc, uma sociedade de advogados associada em Freshfield.
O seminário teve início com a introdução do Fórum ICE como uma plataforma de colaboração em linha, disponível nas 24 línguas da UE, que presta aconselhamento e informação aos (potenciais) organizadores antes, durante e após o processo de lançamento e implementação de uma ICE. Este seminário centrou-se numa ferramenta de apoio específica, a função Seek Advice no Fórum ICE. A função «Seek Advice» presta aconselhamento independente e personalizado aos organizadores potenciais e atuais de iniciativas de cidadania europeia em qualquer uma das línguas oficiais da UE. Através desta ferramenta, os organizadores recebem aconselhamento jurídico, aconselhamento sobre campanhas, angariação de fundos ou quaisquer outros temas pertinentes para a iniciativa de cidadania europeia. Todas as perguntas do Seek Advice são respondidas por peritos competentes. Este seminário centrou-se especificamente na forma como os pedidos de aconselhamento jurídico podem ajudar os organizadores a transformar a sua ideia numa iniciativa de cidadania europeia.
Legenda: Processo de aconselhamento jurídico
A função «Seek Advice» é uma ferramenta de apoio vital para potenciais e atuais organizadores de ICE. Nos últimos três anos, registaram-se cerca de 143 pedidos de Aconselhamento do Seek, com uma esmagadora maioria em inquéritos jurídicos.
Legenda: Gráfico com o número de pedidos de informação nos últimos três anos.
Leia sobre as principais conclusões do seminário, incluindo aconselhamento aos futuros organizadores de ICE e erros comuns a evitar.
Legenda: Stéphanie Poppe, organizadora da iniciativa «Garantir um acolhimento digno dos migrantes na Europa». @EU2023 — fonte: CESE
Aproveitar os instrumentos disponíveis no Fórum ICE para lançar uma iniciativa bem sucedida!
A primeira oradora, Stéphanie Poppe, organizadora da iniciativa «Garantir um acolhimento digno dos migrantes na Europa», partilhou a sua experiência em primeira mão no registo e lançamento de uma iniciativa de cidadania europeia com o apoio do Fórum ICE. Na sua intervenção, Stéphanie explicou que a sua equipa decidiu utilizar a ICE para promover a cidadania europeia e desenvolver a apropriação pelos cidadãos das questões que lhes dizem respeito. A sua equipa convidou os cidadãos de Rennes a construírem coletivamente uma iniciativa de cidadania europeia em conjunto através de um processo participativo. Em primeiro lugar, lançaram um convite à apresentação de ideias em que os cidadãos foram convidados a desenvolver ideias para potenciais iniciativas. Posteriormente, realizaram seminários temáticos em que os cidadãos poderiam construir protótipos de potenciais iniciativas. Por último, mais de mil cidadãos votaram sobre as 12 iniciativas propostas, acabando por selecionar a iniciativa «Garantir um acolhimento digno dos migrantes na Europa». Esta iniciativa resultou de um esforço criativo entre muitas partes interessadas, ONG, comunidades locais e académicos, com base na ideia de alunos do ensino secundário.
De acordo com Stéphanie, a fase de elaboração da iniciativa de cidadania europeia pode ser difícil para os cidadãos, mas não está fora de alcance! Para formular uma iniciativa, os cidadãos são obrigados a aprofundar o direito da União Europeia, independentemente de serem ou não peritos. Como tal, os organizadores solicitaram o apoio do Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE). Tal como ilustrado na imagem abaixo, os organizadores utilizaram duas vezes o mecanismo Seek Advice, solicitando aconselhamento jurídico e alterando os seus projetos de propostas de acordo com as reações antes de registarem a sua iniciativa junto da Comissão Europeia.
Legenda: Panorâmica do processo de elaboração da iniciativa «Garantir um acolhimento digno dos migrantes».
Stéphanie partilhou ensinamentos retirados e aconselhamento para futuros organizadores:
- Consulte a documentação existente, leia as consultas sobre o direito derivado antes de elaborar e obtenha uma panorâmica das diferentes posições das ONG e de outras partes interessadas.
- O Fórum ICE é o teu melhor amigo! Os organizadores de ICE dispõem de instrumentos de apoio, como o Fórum ICE, um organismo altamente útil que presta aconselhamento prático e jurídico muito concreto sobre o que (potenciais) os organizadores têm de considerar e fazer para obter o registo da sua iniciativa.
- Em especial, da complexidade da legislação. A ICE tem de reunir, pelo menos, um milhão de assinaturas, pelo que a sua proposta tem de ser compreendida por todos. É difícil simplificar uma proposta se for complicada desde o início.
Clareza, clareza e clareza!
O segundo orador, Ioana-Virginia Motoc, associado em Freshfields e uma parte vital do processo de Aconselhamento do Seek, partilhou com os participantes a forma como os cidadãos podem maximizar as suas possibilidades de obter o registo da sua iniciativa pela Comissão Europeia, um primeiro passo crítico para transformar uma iniciativa numa proposta legislativa concreta.
Ioana-Virginia iniciou a sua intervenção com alguns conselhos concretos: pense como advogado (por exemplo: pense muito concretamente sobre o que pretende alcançar com a sua iniciativa) para libertar todo o potencial da sua iniciativa. É importante recordar que a iniciativa de cidadania europeia visa introduzir alterações legislativas. Por conseguinte, a participação de peritos jurídicos aumentará consideravelmente as suas possibilidades de registar uma iniciativa com êxito.
Legenda: Ioana-Virginia Motoc, associada em Freshfields e membro da equipa de aconselhamento do Seek @EU2023 — Fonte: CESE
Antes de elaborarem uma iniciativa, Ioana-Virginia recomenda aos organizadores que examinem exaustivamente a sua proposta e analisem as disposições do TFUE e as notas de orientação disponíveis na página Aprender do Fórum ICE. Na sua opinião, tudo aponta para ter clareza sobre o que está a perguntar, enquanto organizador. Esta regra geral aplica-se igualmente ao seu pedido de Aconselhamento Seek. Se tiver clareza sobre o que pretende solicitar à Comissão Europeia, a equipa Seek Advice pode ajudá-lo a encontrar a disposição pertinente do Tratado e a traduzir o seu pedido em conselhos úteis para a sua iniciativa. Também pode consultar a equipa «Seek Advice» se não tiver conhecimentos jurídicos sobre a ideia da sua iniciativa e verificar se a CE tem competência jurídica no que diz respeito ao que a sua iniciativa solicita.
Segundo Ioana-Virginia, a receita para uma iniciativa bem-sucedida consiste em elaborar uma iniciativa que é da competência da União Europeia e que existe uma disposição no domínio político que permita à Comissão Europeia dar início ao procedimento. Com estes dois ingredientes principais, existe uma grande probabilidade de a iniciativa ser registada com êxito. Se, nesta fase, a sua proposta não cumprir estes critérios, a equipa Seek Advice dispõe de sugestões para assegurar que a iniciativa está bem redigida. Se a iniciativa estiver fora do âmbito de aplicação, a equipa Seek Advice pode verificar se o instrumento da Iniciativa de Cidadania Europeia é a melhor forma de alcançar os seus objetivos.
Para encerrar a sua apresentação, Ioana-Virginia partilhou erros comuns a evitar na elaboração de uma iniciativa:
- Fusão de múltiplas ideias — Idealmente, do ponto de vista da comunicação/campanha, uma iniciativa tem uma proposta que procura obter um resultado. Caso tenha vários objetivos, é importante que esses objetivos sejam claramente definidos.
- Iniciativa fora do âmbito de aplicação — É importante fazer o trabalho de casa e utilizar o Seek Advice para evitar a elaboração de iniciativas fora do âmbito de aplicação, uma vez que a Comissão Europeia não terá autoridade para agir sobre este tema, reduzindo a sua probabilidade de registar a sua iniciativa.
- Centrando-se em questões restritas — Embora a experiência em primeira mão ou a nível local possa inspirar uma iniciativa, é bom refletir se pode alargar o seu tema para refletir com outras pessoas em toda a UE e ver como a sua proposta de alteração legislativa pode ter um impacto positivo na vida dos cidadãos em toda a União Europeia (pelo menos um milhão!)
Não perca os valiosos conhecimentos partilhados neste seminário — mergulhar na gravação completa e capacitá-lo com os conhecimentos necessários para transformar a sua ideia numa iniciativa de cidadania europeia.
Interpretação sugerida
- Reforçar a sua campanha de ICE com conhecimentos partilhados e aconselhamento
- Saiba, Make it Fun, Show Them the Impact!
- Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia de 2023 — «Desenvolver a tua ideia numa iniciativa de cidadania europeia» (vídeo completo)
- Entrevista com o especialista jurídico do Seek Advice Mojca Erman
Participantes
Savannah SchuurbiersSavannah Schuurbiers é a Coordenadora da Democracia Europeia, Serviço de Ação dos Cidadãos Europeus (ECAS).
Deixar um comentário
Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.