Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Concurso «ImagineEU» para escolas secundárias

Atualizado em: 27/05/2024

O concurso de vídeo ImagineEU exortou os jovens europeus a praticarem o que significa democracia participativa. Nos últimos dois anos do ensino secundário, os adolescentes de toda a UE foram convidados a pensar em ideias concretas que pudessem beneficiar os cidadãos de toda a União e que pudessem ser postas em prática a nível da UE, refletindo o conceito da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE). 

O concurso suscitou grande interesse por parte de estudantes e professores de toda a UE: no total, foram apresentados mais de 400 vídeos, descrevendo os desafios que os jovens ou as suas comunidades enfrentam atualmente. As três equipas vencedoras, que ganharam uma viagem de estudo a Bruxelas, vieram de Itália, França e Roménia.

A competição

Em 16 de outubro de 2023, a Comissão Europeia lançou um concurso de vídeo para sensibilizar os jovens europeus para a ICE e complementar o lançamento do conjunto de ferramentas «Democracia da UE em Ação - Dê a sua opinião com a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE)»destinado às escolas.

O concurso foi dirigido a estudantes dos dois últimos anos do ensino secundário de toda a UE. Sob o lema «ImagineEU», criaram e apresentaram pequenos vídeos em que apresentaram as suas ideias para a mudança a nível europeu. Esta foi uma oportunidade única para os adolescentes apresentarem as suas ideias, que poderão um dia tornar-se o foco de uma iniciativa de cidadania europeia. Os professores mostraram-se igualmente entusiasmados: 

Este concurso deu aos jovens da nossa escola a oportunidade de identificar, analisar e encontrar soluções para os problemas da nossa comunidade. Foi uma oportunidade e uma experiência pela qual agradecemos! Boa sorte no futuro! Parabéns!

«Este tipo de concursos permite aos estudantes alargar os seus horizontes enquanto cidadãos europeus. Esta iniciativa, ao fazer com que os alunos trabalhassem num assunto diferente, melhorou as suas capacidades e expandiu o seu conjunto de competências.

«Esta iniciativa foi muito significativa para os meus alunos, que puderam ver que podiam apresentar propostas às instituições da UE. Perceberam que havia muitos aspetos que podiam ser alterados na UE para melhorar a vida das pessoas no âmbito das competências da UE.»

Em grupos de até sete alunos da mesma escola, os alunos apresentaram as suas ideias criativas num pequeno vídeo, trabalhando sob a supervisão de um ou dois professores. Foram recebidos mais de 400 vídeos, apresentando ideias notáveis para a ação, que incluíram a proteção do ambiente, a integração dos migrantes, a resposta aos desafios da inteligência artificial e a adaptação dos sistemas educativos aos desafios do nosso mundo. Os 388 vídeos que cumpriram as regras do concurso foram publicados na página web do concurso, dando ao público a oportunidade de os avaliar durante um mês e meio.

Os participantes foram convidados a realizar as suas próprias campanhas promocionais para os seus vídeos, incentivando amigos e familiares a apoiarem e votarem nas suas ideias. A votação do público foi considerada comparável ao período de recolha de assinaturas que uma iniciativa de cidadania europeia deve respeitar antes de poder ser apresentada à Comissão para resposta.

Após esta rodada inicial de votação pública, que determinou os 50 melhores vídeos, um júri avaliou ainda mais os vídeos e, finalmente, selecionou as três equipes vencedoras. O júri era composto por representantes da comunidade ICE das instituições da UE, das autoridades nacionais e das organizações da sociedade civil, bem como por jovens estagiários da Comissão Europeia. 

Os países que apresentaram mais entradas foram a Grécia (74), Espanha (70) e Portugal (56). Os estudantes mostraram-se mais interessados em apresentar ideias sobre temas como a educação, a formação e a juventude; o ambiente; e os direitos humanos e a democracia. 

ImagineEU study trip: Souvenir video for winning students 

As 3 equipas vencedoras

Em 21 de março de 2024, os vencedores do concurso «ImagineEU» foram homenageados durante uma cerimónia de entrega dos prémios na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas. As três equipas vencedoras de França, Itália e Roménia, acompanhadas pelos seus professores, participaram numa visita de estudo de três dias às instituições europeias e não só. Veja os vídeos vencedores abaixo. 

Redes de filtragem deresíduos: uma ideia modesta para um mundo livre de poluição (Lycée Paul Langevin de La Seyne Sur Mer, França)

O vídeo mostra a necessidade de poupar água, principalmente através de animação feita à mão.

Imagine EU 2023 : Grille Anti Déchets, une petite idée pour un monde dépollué

 

Banco CentralEuropeu da Energia - E.C.E.B. (Liceo Galileo Galilei, de Legnano, Itália)

A equipa propôs a criação de um Banco Central Europeu da Energia (BCE) para abastecer os países da UE, a fim de diversificar as fontes de energia, assegurar um fluxo constante de energia e reduzir o impacto das crises.

The European Central Energy Bank (E.C.E.B.) - Liceo Galileo Galilei, Legnano, Italy

 

plataforma de clubes de debate rEUniON (Liceul Teoretic International de Informatica Bucuresti, Roménia)

O vídeo apresenta «rEUniON» – um ambiente estruturado para debates informados sobre a UE, promovendo uma compreensão mais profunda das suas políticas, desafios e impacto – com o objetivo de introduzir clubes de debate rEUniON nas escolas secundárias de toda a UE.

rEUniON Debate Club Platform - Imagine EU

 

As três equipas vencedoras durante a cerimónia de entrega dos prémios em Bruxelas

The three winning teams of students with their teachers during the award ceremony in Brussels

Durante a viagem, as equipas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento da UE e o papel das diferentes instituições da UE. Além da Comissão, visitaram o Parlamento Europeu, o Parliamentarium e a Casa da História Europeia. A viagem também ofereceu experiências culturais, incluindo uma oficina de chocolate e explorar Bruxelas sob o clima típico belga. As equipas tiveram tempo para reunir e partilhar as suas experiências pessoais, debater as suas perspetivas sobre a Europa e debater ideias sobre a forma como poderiam participar mais ativamente.

 

O que é o conjunto de ferramentas «A democracia em ação na UE» para as escolas?

O conjunto de ferramentas da ICE para as escolas é um conjunto de ferramentas interativo concebido para dotar os alunos do ensino secundário dos conhecimentos e competências que lhes permitirão tornar-se cidadãos da UE ativos e empenhados. Ao longo de quatro módulos, cada um com um enfoque diferente, os aprendentes estão a passar de informações gerais sobre a UE para informações e atividades mais específicas relacionadas com a ICE. O curso consiste numa pasta de trabalho de um aluno para utilização na aula e nos trabalhos de casa; um guia do professor com planos de aulas, chaves de resposta e mais informações; fichas informativas; material vídeo e apresentações em PowerPoint; e um teste de saída. O conjunto de ferramentas está disponível em todas as línguas oficiais da UE.

«Perguntei aos meus alunos a sua opinião sobre os materiais e devo dizer que gostaram muito deles. Não sabiam muito sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia e acharam os materiais interessantes. Gostaram da abordagem escolhida para apresentar tudo e trabalhar na informação, e gostaram especialmente dos vídeos, acharam-nos curtos e claros, o que apreciaram.»

- Professor do ensino secundário de Espanha que pilotou o conjunto de ferramentas 

EU Democracy In Action - Have Your Say with European Citizens' Initiative

Consegue pensar numa ideia concreta para tornar a UE um lugar ainda melhor para viver? 

Qual seria a tua ideia? Em que domínio de competência da CE está interessado?

 

 

Informaçõesadicionais: 

Descubra as iniciativas que estão a recolher assinaturas agora!

A iniciativa de cidadania europeia Passo a passo

A Iniciativa de Cidadania Europeia: O seu direito como cidadão da UE

Gravação do webinário de introdução do conjunto de ferramentas

A Iniciativa de Cidadania Europeia em números-chave

Colaborar com os embaixadores da Iniciativa de Cidadania Europeia

 

Participantes

Konstantina Mintzoli (futebolista)

Konstantina é estrategista principal de comunicação (assuntos da UE) que trabalha na campanha de comunicação sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia (2022-2024). Konstantina tem um mestrado em migração internacional e um mestrado em estratégia política e comunicação. Desde 2016, exerceu várias funções relacionadas com a comunicação nas agências da ONU e da UE. 

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.