Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Transporte ferroviário de alta velocidade entre todas as capitais da UE, a fim de contribuir para uma sociedade mais tolerante e promover o desenvolvimento empresarial

Atualizado em: 11/01/2024

Organiser of Connecting all European cities through high-speed train networks - Afryea Uiterloo

Afryea UITERLOO é a representante da iniciativa de cidadania europeia « Interligar todas as capitais e pessoas europeias através de uma rede ferroviária de alta velocidade». 

 

Q: Porque razão considera que esta iniciativa é importante para os cidadãos europeus?

Afryea UITERLOO: O nosso objetivo último é ligar todos os cidadãos de todos os países europeus, uma vez que acreditamos que é importante que as pessoas se liguem e se reúnam entre si. Se as pessoas puderem reunir-se uns com os outros, estamos a entrar numa sociedade mais tolerante, para que as pessoas se possam compreender mutuamente, e é importante que as pessoas possam circular livremente.  As ligações ferroviárias de alta velocidade podem contribuir para resolver muitos dos problemas que enfrentamos atualmente na nossa sociedade. Assistimos a um aumento do congestionamento na estrada e no céu, e acreditamos que o comboio é o modo de transporte mais seguro, mais respeitador do ambiente e mais acessível.

Q: Como apresentou a ideia de utilizar a Iniciativa de Cidadania Europeia como instrumento para alcançar este objetivo?

Afryea UITERLOO: Costumava trabalhar para a organização governamental neerlandesa ProRail e, desde 2020, como conselheiro político no Parlamento Europeu. Aprendi como funcionam as instituições europeias e todos os instrumentos disponíveis, apercebi-me da Iniciativa de Cidadania Europeia. Se queremos uma mudança, são os políticos que tomam decisões e os políticos que dão prioridade, e são também os políticos que decidem a quem o financiamento vai ser concedido, pelo que, se quisermos uma mudança, é importante que os políticos estejam do nosso lado. Como conseguir que os políticos mudem, sejam ambiciosos ou partilhem os seus pontos de vista? Penso que se deslocam se os seus eleitores lhes pedirem e se os cidadãos se pronunciarem. Penso que a Iniciativa de Cidadania Europeia é O instrumento para o fazer, uma vez que dá uma voz concreta e prática ao que os eleitores querem. Trata-se de um grande instrumento porque, se assinar uma iniciativa, o seu voto não é desperdiçado, porque, se a iniciativa atingir milhões de assinaturas, a Comissão Europeia tem de responder. Isto é diferente quando se compara com as petições neerlandesas. Pode chegar a um certo número de assinaturas, mas isso não significa que o governo tenha de fazer nada. 

— «penso que a iniciativa de cidadania europeia é um grande instrumento, um instrumento gratificante e uma excelente forma de dar voz aos cidadãos europeus.» —

O primeiro passo para lançar uma iniciativa consiste em registar a sua proposta e, pela minha experiência, é muito importante ser preciso nos pormenores e ler sobre as competências da União Europeia para que peça algo que possa ser executado.  

Saiba mais sobre a relação entre a iniciativa de cidadania europeia e as competências da União Europeia a partir do nosso curso em linha «Competências essenciais para os organizadores de ICE»

 

Q: Qual é a sua opinião para os futuros organizadores de iniciativas?

Afryea UITERLOO:  No início do processo, está tudo incluído nos pormenores. Leve o seu tempo, leia tudo o que está disponível no Fórum e, posteriormente, é bastante fácil e o sistema de apoio está realmente bem organizado. 

Outra coisa a ter em conta é que pode haver um prazo diferente entre a aprovação da proposta e o momento em que começa efetivamente com a sua campanha. Demorámos dois meses a pôr tudo em ordem — criámos o logótipo, criámos cartazes e materiais de comunicação e iniciámos o nosso período de recolha de assinaturas em 30 de maio de 2023. 

Porque precisa de atingir um limiar em diferentes países da UE, chegámos às pessoas que conhecemos e às pessoas com experiência e antecedentes empresariais e pedimos-lhes que nos ajudassem porque sabem o que melhor funciona nos seus países. Temos uma série de gestores nacionais e contactamos as organizações locais, os meios de comunicação social locais e nós para ajuda ou colaboração. É assim que dividimos o trabalho. Realizamos reuniões regulares com os gestores do país e trocamos o que fizemos, o que funciona e o que não funciona, e utilizamos todos os mesmos materiais de comunicação e de promoção. O nosso próximo passo consistirá em entrar em contacto com organizações que partilham o nosso objetivo principal, como as associações verdes, e perguntar-lhes se podem ajudar-nos e se podemos utilizar as suas redes. Esta é uma direção em que ainda temos algum trabalho a fazer. 

— «o meu conselho para outros organizadores de iniciativas de cidadania europeia consiste realmente em analisar em profundidade o material disponível no Fórum.» —

Ajudou-me realmente a olhar para as iniciativas que foram recusadas e a razão pela qual foram recusadas, e aprendi com isso. Contacte outros organizadores de iniciativas de cidadania, talvez possa aprender com a experiência uns dos outros, mas também pode utilizar os canais de comunicação de que dispõem. 

Explorar oportunidades de aprendizagem no Fórum

 

Organiser of Connecting all European cities through high-speed train networks - Rogier Vergouwen

Rogier VERGOUWEN é empresário e presidente da HSR, High Speed Rail Nederland. É o representante suplente da ICE, que liga todas as capitais europeias e as pessoas através de uma rede ferroviária de alta velocidade.

 

Q: Qual é a lógica empresarial subjacente à sua iniciativa?

Rogier VERGOUWEN: Há algum tempo, fizemos uma investigação sobre a forma como podemos aumentar o crescimento económico do país. Uma das coisas que descobrimos foi que, se melhorarmos as infraestruturas, fomentará o crescimento económico do país. 

«Se melhorar as infraestruturas, pode viajar muito mais rapidamente, atrairá mais empresas para o seu país e o seu país está também a tornar-se mais competitivo, uma vez que os custos de viagem dos trabalhadores e da logística, etc., diminuirão.» —

Se se aperceber de que, a uma distância de 200 a 800 km, um comboio de alta velocidade é a forma mais rápida de viajar, percebe-se de que, se começar a construir este caminho, pode aumentar o crescimento económico. 

Se procura, por exemplo, viajar de Amesterdão para Berlim, é de 650 quilómetros e o comboio está atualmente a fazê-lo em seis horas, enquanto o avião demora cerca de uma hora. Todas as pessoas que fazem uma viagem de negócios nem sequer pensam em tomar o comboio — seis horas para lá, seis horas de regresso, depois tem de ter uma reunião com um cliente — é impossível num dia, precisa de reservar um hotel de uma noite, etc., e está a tornar-se demasiado ineficiente.  Se tiver um comboio de alta velocidade, pode fazer a mesma distância em duas horas e meia. Isto já demonstra que podemos fazer a diferença. 

Há mais uma coisa se olharmos para os benefícios económicos e para a concorrência. Se olha para os três países da Europa que dispõem de uma boa rede ferroviária nacional de alta velocidade, a França, a Espanha e a Itália. Uma vez que dispõem de ligações ferroviárias de alta velocidade de extremo a extremo, pode utilizar esse comboio para atribuir determinadas faixas horárias a diferentes empresas. Em França, tem três concorrentes no transporte ferroviário de alta velocidade, em Espanha, quatro e, em Itália, três. Todos compreendemos o que vai acontecer com os preços se houver concorrência. Já não existe monopólio e todas as empresas querem ver os seus comboios cheios, pelo que poderá viajar, por exemplo, de Madrid para Alicante por um montante de 7 EUR, o que só é possível em caso de concorrência. 

Outro tema é a sustentabilidade. As emissões de um comboio de alta velocidade são apenas de 6 gramas por passageiro e por quilómetro. Estamos todos a analisar a forma como podemos tornar um planeta limpo e como podemos viver num ambiente limpo, e isto é realmente fácil de fazer. 

Saiba mais sobre a ação da UE para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes

Penso que estes são alguns dos benefícios que resultarão da criação de um caminho de ferro de alta velocidade. Os países podem fazê-lo sozinhos, mas não é possível estabelecer a ligação além-fronteiras sem um alinhamento adequado com outros países e penso que é esse o lugar da Comissão Europeia. 

Q: O que propõe à Comissão fazer?

Rogier VERGOUWEN: O que gostaríamos de alcançar são duas coisas: a Comissão Europeia está ligada a todos os países e pode elaborar uma estratégia abrangente sobre a forma como iremos ligar todas as capitais europeias através do transporte ferroviário de alta velocidade e, em segundo lugar, pode ligar os decisores políticos nacionais de um país a outro para trabalharem em conjunto no mesmo projeto. A Comissão Europeia pode elaborar legislação para construir o transporte ferroviário de alta velocidade entre as capitais europeias. Penso que é uma coisa verdadeiramente grande em que a Comissão Europeia pode fazer a diferença e é isso que solicitamos na nossa iniciativa de cidadania europeia. Assim, se regressar a isso, assine a iniciativa e junte-se ao esforço!

 

Visite o sítio Web da campanha para saber mais: https://www.connect-capitals-hsr.eu/ 

Visite a página oficial da iniciativa aqui: https://citizens-initiative.europa.eu/initiatives/details/2023/000004_en

 

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?