Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

A Plataforma de Capacitação dos Cidadãos da Estónia, cinco fatores de sucesso

Atualizado em: 28/06/2023

Após ter recuperado a sua liberdade em 1991, a Estónia tornou-se pioneira na administração digital e na governação eletrónica, tendo a pequena nação báltica implementado soluções inovadoras para reforçar o processo democrático. Uma das realizações mais notáveis a este respeito é a criação da «Iniciativa Popular», Rahvaalgatus.ee, uma plataforma digital que capacita os cidadãos para participarem na definição das políticas e da legislação do seu país. Ao centrar-se em cinco fatores, vimos como, em apenas sete anos, a plataforma passou de um sítio de nicho para um nome de agregado familiar, com poder para iniciar debates públicos e alterar as leis.

Mas, em primeiro lugar, é necessário compreender a legislação. Tal como a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE), a plataforma permite que os cidadãos estónios proponham, debatam e elaborem, em colaboração, novas leis e políticas, aproveitando ferramentas digitais modernas. Em vez do milhão de assinaturas da ICE, no caso estónio, precisa de 1000 assinaturas para enviar a sua iniciativa ao Parlamento, ou de 1 % dos cidadãos de um município local para a enviar a esse município.

A plataforma celebrou recentemente o seu 7.º aniversário. Durante esse período, foram entregues mais de 500 000 assinaturas (mais de um terço da população estónia, o equivalente da UE seria de 200 milhões de assinaturas), foram enviadas 119 iniciativas ao Parlamento, 60 aos municípios locais (cerca de metade de todos os municípios locais receberam uma iniciativa através do Rahvaalgatus.ee) e a sua base de utilizadores ainda está a crescer rapidamente. O número de utilizadores de Rahvaalgatus é comparável ao número de assinaturas digitais emitidas nas eleições para o Parlamento Europeu na Estónia em 2019.

Figure 1. How many digital votes were cast in the Estonian elections from 2005-2023: KOV-local municipality elections, RK- parliament elections, EP- European Parliament elections.

Figura 1. Quantos votos digitais foram expressos nas eleições estónias de 2005 a 2023: Eleições autárquicas do KOV, eleições autárquicas para o RK, eleições para o Parlamento Europeu do PE.

 

Se analisarmos o número de votos que os nossos 101 deputados ao Parlamento obtiveram nas eleições de 2023 e compará-lo com o número de assinaturas das 101 iniciativas mais populares em Rahvaalgatus.ee, vemos que são semelhantes. Seguindo a tendência atual, as próximas 500 000 assinaturas deverão surgir nos próximos dois anos, mas já podemos afirmar com segurança que Rahvaalgatus.ee e o ecossistema que o rodeou trouxeram cidadãos mais regulares para a participação na política do que qualquer outra coisa na Estónia (para além de votarem).

Figure 2. The number of signatures the top 101 Rahvaalgatus.ee initiatives got (orange) vs votes that 101 parliament members got (blue) in the last elections.

Figura 2. O número de assinaturas das 101 principais iniciativas Rahvaalgatus.ee votou (laranja) contra 101 deputados do Parlamento (azul) nas últimas eleições.

 

Nestes anos, vimos que algumas iniciativas se tornaram leis. Por exemplo, a iniciativa de 2019 sobre a proibição de explorações de peles com pelo na Estónia, que levou o Parlamento a proibir as explorações de peles com pelo a partir de julho de 2023, e a petição de 2020 de alteração da Lei da Família, que propõe alterar a família que discrimina os casais do mesmo sexo e garante o seu direito constitucional à igualdade de tratamento, o que resultou na legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo a partir de junho de 2023. Muitos problemas locais foram objeto de debates muito necessários e uma multiplicidade de temas passou a estar no centro das atenções do público. Um destes temas em 2022 foi a questão das prestações familiares. Na Assembleia de Cooperação estónia entrevistámos as duas mulheres por detrás desta iniciativa — Teele e Liina. A sua iniciativa não a transformou numa lei, mas, segundo as suas próprias palavras, puderam utilizar a plataforma para abrir todo o debate público sobre este tema e quebrar o silêncio que o rodeia. Além disso, afirmaram que a sua iniciativa foi motivada pelo governo que suprime a lei e não respeita as regras de boa prática legislativa, atuando de forma a protestar contra o Governo de todas as outras partes. Um ano depois, os autores lançaram uma nova iniciativa popular para reverter a lei e o novo governo apoiou em retórica a ideia de reescrever grandes partes da alegada legislação relativa às prestações familiares. Isto significa que a plataforma capacitou os cidadãos para não só darem a sua opinião ao Parlamento, mas também para terem um impacto real mensurável no processo legislativo. 

Graphic of all Estonian Initiatives - 538 Discussions, 381 Initiatives, 544513 Signatures, 180+19 Sent

Na nossa análise, este êxito da plataforma pode ser atribuído a cinco fatores fundamentais, que têm estado na vanguarda do nosso trabalho:

  1. Acessibilidade: Rahvaalgatus.ee foi concebido para ser convivial e facilmente acessível a todos os cidadãos, independentemente dos seus conhecimentos tecnológicos. O que reduziu significativamente os obstáculos à entrada na participação cívica e permitiu que um leque mais vasto de vozes contribuísse para o processo democrático.
  2. Transparência: A plataforma promove a transparência na governação, tornando mais fácil para os cidadãos acompanhar os progressos das suas propostas e acompanhar a forma como estão a ser abordadas pelo governo. Uma vez que pode acompanhar os trabalhos de uma iniciativa que apoiou, tal fomentou um sentimento de confiança entre o governo e os seus cidadãos, conduzindo a uma maior participação cívica. 
    Timeline: Co-creation - Signing - In Riigikogu - Follow-up
  3. Colaboração: Rahvaalgatus.ee incentiva a colaboração, permitindo que os utilizadores comentem e debatam as propostas uns dos outros através de uma fase de cocriação obrigatória (no mínimo, 3 dias). Esta característica resultou em propostas mais abrangentes e bem arredondadas, uma vez que os utilizadores podem basear-se nas ideias uns dos outros e colmatar potenciais lacunas, ao mesmo tempo que se encontram mutuamente e fundem iniciativas semelhantes.
  4. Capacidade de resposta: O Parlamento estónio demonstrou um forte empenho em levar a sério as propostas relativas a Rahvaalgatus.ee. Ao dialogar com as ideias dos cidadãos e ao incorporar as suas reações no processo legislativo, o Parlamento demonstrou que valoriza o contributo dos seus eleitores, reforçando ainda mais o processo democrático na Estónia.
  5. Integração na governação eletrónica: Rahvaalgatus.ee está integrado sem descontinuidades na infraestrutura de governação eletrónica existente na Estónia, como o sistema de cartões de identificação eletrónicos, a identificação móvel centrada no cartão SIM e o seu homólogo mais recente centrado no smartphone: o Smart-ID. Esta integração tornou ainda mais conveniente a participação dos cidadãos no processo democrático, impulsionando ainda mais a adoção da plataforma.

Nos últimos 1,5 anos em que fui embaixador da ICE, tem sido uma alegria reconhecer que estes elementos fundamentais também estão presentes na ICE e que a lógica geral é muito semelhante ao nosso próprio trabalho. Se os Estados-Membros desenvolverem e popularem os seus instrumentos nacionais para capacitar os cidadãos para participarem na legislação estatal, é provável que cada vez mais pessoas olhem para o nível da UE, criando uma sinergia generalizada de uma maior participação dos cidadãos na política, o que, por sua vez, legitima o nosso sistema democrático.

Participantes

Karl-Hendrik Pallo

Karl-Hendrik Pallo funciona como perito em democracia na Assembleia de Cooperação da Estónia, capacitando os cidadãos para terem uma palavra mais forte na tomada de decisões e promovendo a democracia participativa a nível local e nacional. É também embaixador da ICE.

Fundada pelo Presidente da Estónia em 2007, a Assembleia de Cooperação estónia é um centro de competências que apoia o desenvolvimento da democracia participativa, promove a democracia entre os jovens e publica o Relatório sobre o Desenvolvimento Humano da Estónia, que identifica e acompanha as questões que afetam o desenvolvimento a longo prazo da Estónia.

Uma das principais atividades de Karl e dos seus colegas é a gestão de uma plataforma de iniciativa de cidadania que promove a (e-) democracia, permitindo que os cidadãos elaborem e enviem propostas coletivas assinadas aos governos locais e ao Parlamento estónio. A plataforma permite aos cidadãos mobilizar e solicitar alterações legislativas e soluções para questões societais a nível local e nacional.

https://citizens-initiative.europa.eu/spread-word/eci-ambassadors/karl-hendrik-pallo-estonian-cooperation-assembly_en

 

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.