Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Revisão exaustiva das ICE da Comissão Europeia louva o Fórum ICE pelo seu apoio aos organizadores de iniciativas

Atualizado em: 21/12/2023

A Comissão apresentou o seu último relatório sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE), assinalando a primeira revisão exaustiva desde a entrada em vigor do novo regulamento em 2020. No relatório, a Comissão remete para o inquérito específico aos organizadores de ICE, que apresenta uma avaliação globalmente positiva do aconselhamento prestado pelo Fórum ICE em diferentes fases do processo de ICE, incluindo durante o procedimento de registo em duas fases (quando é necessário rever a sua apresentação inicial) e durante a fase de recolha. Os organizadores de ICE utilizaram amplamente os materiais didáticos do Fórum antes de se registarem e classificaram fortemente os webinários, blogues, cursos em linhae a capacidade de procurar outros membros para o seu grupo.

O relatório de revisão da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho, publicado em dezembro de 2023, define o tom para os próximos quatro anos até à próxima avaliação.  Antes disso, em junho de 2023, o Parlamento publicou a sua própria resolução, propondo ideias prospetivas para reforçar a eficácia da ICE. 

As sugestões do Parlamento incluíam a ligação das ICE aos painéis de cidadãos europeus, em que as questões levantadas pelas ICE bem-sucedidas passariam a ser os temas dos painéis de cidadãos europeus da Comissão (a descendência participativa da Conferência sobre o Futuro da Europa). Em seguida, sugeriu um regime financeiro progressivo para as ICE, abordando o problema que muitas ICE enfrentam com poucos recursos que afetam as campanhas. O Parlamento apelou a um apoio financeiro para as ICE que atinjam limiares inferiores a milhões de assinaturas, e não apenas para as que atingem o marco de milhões. Além disso, incentivou os Estados-Membros a baixar a idade para assinar uma ICE — onde, graças ao novo regulamento, os Estados-Membros podem agora optar por reduzir a idade para assinar uma ICE. No entanto, apenas um pequeno fez uso desta oportunidade, tal como acima referido. Por último, o Parlamento compromete-se a reforçar o seu papel na ICE, votando uma resolução parlamentar após cada ICE bem-sucedida, seguida de um relatório de iniciativa legislativa. Trata-se de um próximo passo natural para reforçar o papel da ICE do Parlamento e para que os deputados respondam diretamente às questões levantadas pelos cidadãos. 

Em seguida, a Comissão apresentou a sua posição sobre a resolução do Parlamento na sua resposta à resolução e referiu alguns dos pontos nela contidos no seu relatório de revisão. 

O relatório de revisão da Comissão apresenta os progressos realizados desde 2020 e introduz medidas práticas para aperfeiçoar ainda mais a ICE. Para avaliar a eficácia da ICE ao abrigo do regulamento revisto, a Comissão consultou os organizadores de ICE, as autoridades dos Estados-Membros, as organizações da sociedade civil, os utilizadores do sítio Web e do Fórum ICE, os signatários e outras partes interessadas.

Na sequência destas consultas, foram salientados progressos técnicos substanciais, incluindo o sistema central de recolha em linha, o serviço de intercâmbio de ficheiros, um Fórum da ICE melhorado e um sítio Web de ICE renovado. Em especial, seis Estados-Membros (Bélgica, Alemanha, Estónia, Grécia, Malta e Áustria) reduziram a idade de assinatura da ICE para menos de 18 anos, tendo a Finlândia e a Irlanda considerado seguir o exemplo.

Saiba mais sobre o novo sistema central de recolha emlinha

Ao avaliar a utilização da ICE, a Comissão observa que os cidadãos italianos lideram na organização de ICE, seguidos dos alemães e franceses. Desde 2020, a Comissão registou todos os pedidos de ICE, com exceção de um, potencialmente devido ao novo Fórum ICE, que oferece aconselhamento jurídico antes do pedido de registo e ao procedimento em duas fases que permite aos organizadores rever as iniciativas.

Table with overview of ECIs

Nos últimos três anos, cinco ICE recorreram a mais de milhões de assinaturas! Desde 9, foram recolhidas mais de 2,02 mil milhões de assinaturas, principalmente em linha, devido à redução das atividades presenciais durante a pandemia de COVID-19.

A Comissão publicou igualmente cinco ações que tenciona melhorar a ICE, com base nas consultas com as partes interessadas, bem como nas realizações e desafios da ICE nos últimos três anos. 

Em primeiro lugar, a Comissão reforçará a sensibilização e a visibilidade das ICE, procurando ativamente a participação do Parlamento Europeu e dos Estados-Membros através dos pontos de contacto nacionais, e acolherá favoravelmente o contributo das autoridades regionais e locais, de outras instituições da UE, de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil. Foram tomadas várias medidas a este respeito, incluindo atividades de comunicação sobre a ICE, e a Comissão continuará a racionalizar a campanha multilingue, especialmente nas redes sociais e dando prioridade aos jovens. 

Em seguida, a Comissão reforçará o apoio aos organizadores de ICE, por exemplo, reforçando o apoio em espécie aos organizadores. Está também prevista uma melhoria contínua do sistema central de recolha em linha, uma vez que o sistema individual de recolha em linha foi progressivamente suprimido, em conformidade com o novo regulamento. A este respeito, a Comissão continuará a desenvolver o sistema com base nas reações e sugestões e ponderará outras melhorias, como a introdução de novas opções para personalizar o sistema de modo a torná-lo mais favorável às campanhas e atraente tanto para os organizadores como para os signatários. 

Além disso, a Comissão reforçará a aplicação das ICE a nível nacional e melhorará a cooperação com a sociedade civil, identificando novas necessidades de formação e orientação para os organizadores de ICE e aumentando a sensibilização e a visibilidade das ICE. 

Por último, a Comissão implementará um acompanhamento mais visível das ICE. Para tal, assegurará que as ICE bem-sucedidas sejam sistematicamente tidas em conta aquando da elaboração de propostas políticas em resposta a essas ICE e que os organizadores sejam sistematicamente incluídos nas consultas relacionadas com as propostas em causa.

 O relatório de revisão da Comissão e a resolução do PE preparam o caminho para o futuro deste instrumento pioneiro da democracia participativa transnacional. Com apenas 11 anos de idade, a ICE ainda se encontra no seu estado adolescente, mas ainda consegue permitir aos cidadãos nivelar as suas preocupações e ideias. Na próxima década da vida da ICE, seria interessante ver como a ICE continua a melhorar e a transformar-se num instrumento de participação democrática mais eficaz e reativo, capacitando os cidadãos europeus para moldarem ativamente o seu futuro comum. 

Saiba mais sobre seis das nove ICE bem-sucedidas que recolheram mais de milhões de assinaturas e foram apresentadas à Comissão para análise desde 1 de janeiro de 2020:

Como organizar uma campanha dos organizadores da Minority SafePack — um milhão de assinaturas pela diversidade na Europa

Como recolher assinaturas do organizador da era da gaiola

O êxito da Save the Bees and Farmers (Salvar as abelhas e os agricultores)

Anatomia de um milagre: como os últimos 20 dias da campanha «Stop Finning EU» se tornaram um fator de mudança

Por que razão escolheu utilizar a iniciativa de cidadania europeia «Save cruelty Free Cosmetics»

O que representa a «Europa sem nós»

Participantes

Daniela Vancic

Daniela Vancic é a gestora europeia do programa na Democracy International. Lidera o trabalho do Fórum sobre as consultas das partes interessadas. Neste artigo, apresenta os destaques do relatório da Comissão Europeia ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a aplicação do Regulamento (UE) 2019/788 sobre a iniciativa de cidadania europeia. 

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?