Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

luta contra o azoto, como é que os agricultores?

Autor/Autora: Rolf Citizen |
Atualizado em: 10/03/2022 |
Número de visualizações: 835

Alguns países em que os Países Baixos e a Bélgica vão tomar medidas drásticas contra as emissões de oxigénio azotado, também denominados NOx.

Devido ao facto de as emissões locais de NOx terem um mau efeito nas zonas naturais próximas.

Tomando os Países Baixos como um exemplo notável; vão gastar 25 mil milhões de euros no encerramento dos agricultores, uma vez que a pecuária gera uma grande quantidade de NOx.  Trata-se, portanto, de um objetivo nobre em si mesmo.

 

No entanto, vamos fazer a questão:

O consumo de alimentos do planeta não diminuirá quando um país fechar as suas explorações agrícolas. Assim, para cada exploração agrícola fechada, será criada uma nova exploração noutro local para satisfazer a procura mundial de alimentos.

Por conseguinte, o encerramento de uma exploração agrícola não tornará o planeta mais ecológico, uma vez que o problema ecológico se limita a mudar para outro local.

Calcula-se que, num investimento de 100 mil milhões de euros, os Países Baixos poderiam produzir energia verde suficiente para se tornarem neutros em termos de CO2. Tal tornaria o planeta um lugar mais ecológico!

Um bónus positivo deste cenário é que a neutralidade de CO2 também acarreta uma diminuição substancial das emissões de NOx, com vantagens para todas as partes.

Coloca-se a questão: por que razão gastar 25 mil milhões de euros do valioso dinheiro dos contribuintes em algo que não torna o planeta no seu conjunto mais ecológico e apenas transfere um problema ecológico da localização A para B, ao passo que, em 100 mil milhões de euros, é possível dar um enorme passo em frente?

 

Regresso aos agricultores. Há uma tendência clara de carne para alimentos mais vegetarianos, um desenvolvimento positivo para o ambiente.

No entanto, esta evolução está associada a problemas ecológicos, uma vez que, nos trópicos, a dimensão de um país é destruída para cultivar soja e outros produtos vegetarianos.

Assim, quando queremos mudar para alimentos vegetarianos sem destruir as florestas trópicas, precisamos muito dos nossos agricultores europeus!

Em vez de os comprar, a agricultura deve reorientar-se para um mundo futuro, no qual garantimos alimentar as pessoas de uma forma ecologicamente responsável. Não seria isso uma forma mais sensata de despender o dinheiro do contribuinte?

 

Penso que a UE deve assumir a liderança no sentido de garantir que os Estados-Membros não transfiram os problemas ecológicos de um lugar para outro, uma vez que tal não serve a Europa e o mundo. Precisamos de soluções globais, caso contrário, gastaremos muito dinheiro sem poupar o nosso planeta.

 

 

Categories
Ambiente e clima
0
Votar

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

Frank Doejine | 16/01/2023

A característica da associação é outra que devo verdadeiramente aceitar que consideram que o fabricante de purificadores de água olansi remetente acabará para realizar uma pequena melhoria é insanável. De preferência, esta será outra questão a abordar também no futuro.

Goku Asao | 31/01/2023

Water damage, floods, KitchenAid mixers problems and fires are a few of the catastrophes that might wreck havoc in your home and put the safety of your family in peril.

Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.