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Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

«Modelo ICE»: Como é que os estudantes aprendem a chegar a cidadãos europeus ativos na prática

Atualizado em: 27/07/2022

A iniciativa de cidadania europeia: De A a Z», um projeto financiado pelo Erasmus +, desafiou professores, tutores e estudantes de quatro universidades europeias diferentes a participarem numa atividade de simulação intitulada «Modelo ICE». Num ambiente favorável e multicultural, os estudantes desenvolveram as suas próprias propostas de ICE e obtiveram soluções criativas e amadurecidas para enfrentar alguns dos desafios mais importantes que se colocam à União Europeia nos dias de hoje. Com base numa abordagem baseada na aprendizagem pela prática, esta atividade revelou ser muito promissora em termos de promoção da participação democrática, desenvolvimento de aptidões e competências e construção de cidadãos europeus ativos.

O projeto «ICE: De A a Z», que já constava de um anterior blogue, tem como principal objetivo familiarizar os estudantes do ensino superior com o mecanismo da Iniciativa de Cidadania Europeia e dotá-los de competências para desenvolverem as suas próprias propostas de ICE e, por conseguinte, tornarem-se intervenientes ativos nos processos políticos e decisórios da UE.

Durante vários meses, cerca de seis dezenas de estudantes de quatro universidades participaram em sessões introdutórias sobre a ICE, que se realizaram em linha devido às restrições causadas pela pandemia de COVID-19. Pouco tempo depois, os alunos foram convidados a participar num curso em linha sobre ICE, que foi especialmente concebido pela equipa de professores e tutores do projeto para capacitar todos os tipos de estudantes do ensino superior, independentemente da sua área de estudo ou especialização.

Alguns meses mais tarde, a equipa e os estudantes reuniram-se em Vigo (Espanha) para o «Modelo ICE», a atividade de simulação que constituiu o pico do trabalho realizado ao longo do ano e o resultado de todas as reuniões, atividades de aprendizagem entre pares e o curso em linha da ICE. Durante cinco dias de atividades sucessivas, os estudantes puseram em prática as suas ideias sobre um tema da sua preferência relacionado com a União Europeia (todos eles estreitamente relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas).  

Presentation of role-playing activity

Título: Participantes reunidos para participar no «Modelo ICE»

Durante esta atividade, os alunos trabalharam em grupos para desenvolver e polir as suas propostas e preencher o respetivo pedido de inscrição. Foram apresentadas para registo oito propostas diferentes:

  • Iniciativa n.º 1: «Garantir a segurança da mobilidade dosrefugiados»: Esta proposta de ICE solicitou a adoção de várias medidas para garantir o transporte seguro e bem organizado dos refugiados em toda a sua viagem para a UE, o seu acolhimento e o seu estabelecimento no destino final;
  • Iniciativa n.º 2: «Novo foco sobre o direito de Erasmus na UE»: Esta iniciativa de cidadania solicitou a adoção de medidas para garantir que todos têm o direito de apagamento e visa conceder proteção no que diz respeito à presença em linha e à assinatura digital;
  • Iniciativa n.º 3: «Frontex Justa: Devolva as suas competências incontroláveis, e não as pessoas!»: Esta proposta apelou a uma Frontex mais justa, mais segura, mais transparente e responsável, nomeadamente através da reforma do quadro de governação da Agência, do compromisso com os direitos humanos, da democracia e dos valores da UE, da aplicação da estratégia da Agência em matéria de direitos fundamentais e da melhoria dos mecanismos de transparência e responsabilização no seio da Agência;
  • Iniciativa n.º 4: «Desmontar a Terra»: Esta iniciativa de cidadania solicitou medidas para promover a utilização de materiais biodegradáveis como alternativa ao plástico nas embalagens, aumentando, entre outras propostas, os impostos sobre a produção de embalagens de plástico;
  • Iniciativa n.º 5: «Vestuário mais ecológico — Planeta mais verde»: Esta proposta de ICE solicitava a indução dos consumidores a comprarem menos vestuário, ao mesmo tempo que se tornavam mais conscientes das suas ações quando compram diferentes tipos de artigos, beneficiando globalmente o planeta;
  • Iniciativa n.º 6: «Nós Craft, EU Protect»: Esta proposta solicitava a criação de um sistema transparente de proteção das IG da UE para os produtos não agrícolas, tendo em conta as diferenças existentes entre produtos no contexto das indicações geográficas;
  • Iniciativa n.º 7: «Ajuda humanitária: Pode ajudar a não ver»: Esta iniciativa de cidadania solicitou a redefinição dos instrumentos e ações da UE no domínio da ajuda e da assistência prestada a grupos vulneráveis em caso de grave crise humanitária;
  • Iniciativa n.º 8: «Redistribuição de alimentos: o caminho para uma sociedade próspera»: Esta proposta de ICE solicitou a melhoria do quadro regulamentar europeu em matéria de desperdício alimentar e redistribuição, a fim de alcançar o objetivo de desenvolvimento sustentável 12.3.

List of proposed ECIs from 2021 teams

Título: Lista de propostas de ICE de 2021 equipas

Após a apresentação do formulário, a «Comissão Europeia» deliberou em privado sobre cada proposta de ICE e tomou decisões sobre o registo das propostas, todas elas positivas. Pouco tempo depois, teve lugar a muito aguardada audição do Parlamento Europeu. Dez deputados ao Parlamento Europeu ouviram atentamente os oradores de cada grupo e analisaram as propostas, fazendo perguntas que consideraram pertinentes no final de cada apresentação.

Parliamentary Hearing

Título: Audição das propostas pelo Parlamento Europeu

Por último, após ter analisado cuidadosamente todas as propostas e tendo em conta as apresentações e as resoluções do Parlamento, a «Comissão Europeia» leu publicamente as suas comunicações que contêm as conclusões políticas e jurídicas sobre o conteúdo de cada proposta, permitindo aos organizadores dar as suas observações.

Olhando para trás, podemos afirmar claramente que permitiu aos estudantes desenvolver as suas aptidões e competências, empenhar-se mais nas políticas da UE e, a nível pessoal, estabelecer laços com estudantes de diferentes países. Somos extremamente gratos a todos os estudantes que fizeram parte desta viagem, juntamente com os professores, investigadores e tutores do projeto.

Group Photo of Participants

Título: Participantes no projeto

Embora o primeiro capítulo do projeto tenha chegado ao seu termo, o projeto «ICE: De A a Z» ainda tem um longo caminho a percorrer, continuando a assegurar a construção de uma União Europeia centrada nos cidadãos e nas suas necessidades, agora com um novo grupo de estudantes interessados em aprender e participar em outras ICE. Não podemos esperar que a próxima «ICE modelo» tenha lugar em Göttingen (Alemanha), pelo que se manterá atento!

 

 

O projeto «Iniciativa de cidadania europeia: Uma ferramenta para o empenhamento e a cidadania ativa»(acrónimo ICE: De A a Z) é financiada pelo programa Erasmus + da Comissão Europeia (Convenção n.º 2020-I-PT01-KA203-078546),

Para mais informações sobre a ICE: Do projeto A para Z, visite o sítio https://eci-az.eu/; além disso, siga-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram (@eciatoz), utilizando os marcadores #ECIfromAtoZ e #EUTakeTheInitiative.

 

 

Participantes

Dulce Lopes

Dulce Lopes é professora na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Trabalhou para a Presidência portuguesa do Conselho de Ministros, o Parlamento Europeu e a Universidade Católica de Lille e foi diretor de estudos em inglês na Academia de Direito Internacional da Haia (2018). É a coordenadora do projeto de ICE Erasmus +: De A para Z.

Outras referências em:  https://www.cienciavitae.pt/E013-0BE9-8B08

Eduardo Figueiredo é um promotor do projeto ICE: De A a Z e de um assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Outras referências em: https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/0A17-3ED6-803B

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Comentários

jone arthur | 14/10/2022

Que opções para desenvolver estratégias europeias em matéria de educação para a cidadania?

Estudante com &a href = «https://italianboynames.com/» > Nome italiano &/a >

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