Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Tirar o máximo partido da iniciativa de cidadania europeia: O Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia de 2023 centra-se nas competências, nos contornos e nos objetivos para alcançar um impacto real na elaboração das políticas da UE

Atualizado em: 28/07/2023

No Ano Europeu das Competências, o Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia, tradicionalmente organizado pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE), forneceu conselhos e conselhos práticos sobre os principais elementos do lançamento e da execução de uma iniciativa de cidadania europeia bem-sucedida a centenas de participantes que vivem em Bruxelas e em linha em toda a UE. Os seminários com organizadores de ICE e peritos centraram-se na gestão dos desafios jurídicos decorrentes da transformação de uma ideia política numa proposta de iniciativa de cidadania europeia, da utilização de influenciadores e multiplicadores externos para impulsionar o alcance da campanha, da utilização das eleições de 2024 para o Parlamento Europeu para atrair a atenção do público para as iniciativas novas e em curso e de proporcionar aos jovens as competências e o material didático necessários para utilizar com êxito instrumentos de democracia participativa, como a ICE. 

 

Em 2023, a Comissão Europeia registou a 100.a iniciativa de cidadania europeia e respondeu à sétima ICE bem-sucedida. O número impressionante de iniciativas registadas e o rápido aumento do número de iniciativas apresentadas para análise pela Comissão (4 desde outubro de 2022) deram aos oradores que abriram o Dia da ICE uma oportunidade para refletir sobre a importância da participação ativa dos cidadãos e da democracia participativa na UE.

A Vice-Presidente da Comissão Europeia, Věra Jourová, que lidera o trabalho da Comissão sobre os valores e a transparência, abriu o Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia, confirmando o compromisso da Comissão de continuar a melhorar a aplicação das regras da Iniciativa de Cidadania Europeia e convidou o seu contributo para o próximo relatório de execução; e sublinhou que a Comissão assegurará que os organizadores de ICE disponham de um representante da Comissão para consultas ativas ao longo de todo o processo de exame.

«Penso que o processo pode ser bem sucedido quando existe uma interação intensa e útil entre os organizadores e a Comissão.»

European Commission Vice President Vera Jourova

 Vice-presidente da Comissão Europeia Vera Jourova © UE 2023 — fonte: CESE

«Os cidadãos ativos são os principais pilares do nosso sistema democrático. Não concordo com aqueles que afirmam que os cidadãos devem estar ativos apenas uma vez em quatro anos, apenas para votar. Penso que ter cidadãos permanentemente empenhados e ativos é de grande valor e é um tesouro de que dispomos nos nossos Estados-Membros europeus.»

Na sua intervenção na abertura, o presidente do CESE, Oliver Röpke, salientou que o Comité continuará a desempenhar o seu papel de facilitador e garante da democracia participativa. O Presidente Röpke também manifestou o seu empenho em ajudar a reforçar a visibilidade e o papel da iniciativa de cidadania europeia enquanto instrumento participativo.

Oliver Röpke, president of the European Economic and Social Committee

Oliver Röpke, presidente do Comité Económico e Social Europeu © UE 2023 — fonte: CESE

«A democracia participativa é não só complementar da democracia representativa, mas também um elemento fundamental da mesma.»

Rudiger Boogert, European Commission Secretariat General

Rudiger Boogert, Secretariado-Geral da Comissão Europeia © UE 2023 — fonte: CESE

Na sua intervenção na abertura do Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia, Rudiger Boogert, chefe da Unidade Prioridades Políticas e Programa de Trabalho do Secretariado-Geral da Comissão Europeia, destacou as tendências positivas desde a reforma das regras da Iniciativa de Cidadania Europeia em 2020. Observou que, das 31 iniciativas que pediram para começar a recolher assinaturas ao abrigo das novas regras, apenas uma foi recusada, uma vez que solicitou uma alteração dos Tratados, o que não é da competência da Comissão. «Um em cada 31, o que significa uma taxa de sucesso superior a 95 %», observou o Sr. Boogert.

«Diria aos que querem lançar uma iniciativa de cidadania europeia: em primeiro lugar, tem consciência de que é possível realizar uma campanha bem sucedida

Prosseguiu salientando que, desde 2020, mais cinco iniciativas passaram na linha de conclusão, recolhendo com êxito mais de milhões de assinaturas; e que se espera que uma sexta iniciativa se junte em breve ao grupo bem sucedido.

Boogert citou os resultados de inquéritos realizados junto de profissionais da ICE que mostram que três em cada quatro organizadores de iniciativas consideram que as novas regras são «na sua maioria» ou «muito eficazes» e fáceis de utilizar. Além disso, os utilizadores do sistema central de recolha em linha numa grande maioria — 93 % — afirmam que o sistema é fácil ou muito fácil de utilizar.

Rudiger Boogert sublinhou igualmente a necessidade de os organizadores se prepararem bem e utilizarem todos os instrumentos de apoio existentes que os possam ajudar a lançar e a executar uma ICE bem-sucedida.

«Recomendo, em especial, que se recorra à ajuda do Fórum ICE, o sítio Web multilingue que recebe reações muito positivas dos seus utilizadores desde a sua introdução e é gerido pelo Serviço de Ação dos Cidadãos Europeus.»

O Sr. Boogert abordou igualmente a questão dos benefícios adicionais que a gestão de uma ICE traz mesmo aos organizadores que não conseguem atingir o limiar de milhões de assinaturas.

«Independentemente do que acontecer, não se desincentive, mas também reflita sobre o que um ano de campanha lhe trouxe.»

Salientou que os organizadores consideram o desenvolvimento pessoal e profissional que resulta da gestão de uma ICE como um grande acréscimo, tal como a criação de uma rede de parceiros que partilham as mesmas ideias, que pode conduzir a uma cooperação a mais longo prazo. Bem como a sensibilização e o debate público que o tema da ICE cria a nível regional, local, nacional e europeu e, por conseguinte, o impacto que teve. 

Assya Kavrakova, Director of European Citizen Action Service

Assya Kavrakova, diretora do Serviço de Ação dos Cidadãos Europeus © UE 2023 — fonte: CESE

Na sua intervenção na abertura do Dia da ICE, a diretora da ECAS, Assya Kavrakova, analisou as cem iniciativas registadas e observou que 60 % das mesmas se inserem em três domínios prioritários principais:

  • ambiente e clima;
  • direitos sociais e direitos laborais — segurança social, direito de acesso à saúde e direitos dos consumidores;
  • democracia, justiça e direitos fundamentais.

«Agora que já dispomos dos painéis de cidadãos como instrumento regular após a Conferência sobre o Futuro da Europa, pode fazer sentido que a Comissão organize painéis nestes três domínios, escute os cidadãos e compreenda melhor o que os cidadãos precisam e querem.»

Assya Kavrakova também comentou o facto de os cidadãos estarem frequentemente a lançar iniciativas em domínios em que já existe legislação da UE. Na sua opinião, tal deve-se ao facto de a aplicação dessas regras não ser visível a nível nacional ou de as regras europeias não estarem a ser aplicadas.  

«Na sua qualidade de guardiã dos Tratados, a Comissão deve analisar estes três domínios de topo, proceder a uma análise e analisar a forma como a aplicação está a decorrer.»

Assya Kavrakova também abordou o tema da participação dos jovens cidadãos, salientando a sua importância primordial.

«Estima-se que nas próximas eleições europeias no próximo ano teremos mais 270 000 jovens com mais de 16 anos que votarão. Esses jovens cidadãos também podem lançar e assinar iniciativas de cidadania europeia. Precisam de saber como.»

 

Mais informações sobre os jovens europeus e a Iniciativa de Cidadania Europeia:

Novo livro para estudantes sobre ICE

Conjunto de ferramentas educativas sobre a ICE para escolas secundárias

Os alunos por detrás do EcoScore: Pode ter um impacto mesmo que não atinja milhões de assinaturas

Para todos os potenciais organizadores: Vá para isso, porque vale realmente a pena e podes aprender muito!

Webinário «Descobrir a Iniciativa de Cidadania Europeia»

 

Participantes

Equipa da iniciativa de cidadania europeia

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?