Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Siga o dinheiro: como é que as iniciativas de cidadania europeia angariam fundos e quais são as regras em matéria de informação financeira?

Atualizado em: 30/11/2021

A realização de uma campanha bem sucedida não é fácil nem barata. Com iniciativas que têm de recolher pelo menos um milhão de assinaturas num mínimo de sete Estados-Membros no prazo de um ano, a existência de uma sólida rede de parceiros e recursos ajudará — e, por conseguinte, alguns fundos no banco! Além disso, as iniciativas são necessárias para comunicar todas as fontes de financiamento dos grandes doadores.

A fim de apoiar os organizadores de iniciativas e os ativistas, a equipa do Fórum organizou, em 10 de novembro de 2021, um seminário sobre a angariação de fundos e como, e em que circunstâncias, comunicar legalmente os fundos. Daniela Vancic, gestora de programas europeus na Democracy International, moderou a sessão. Este artigo resume os conselhos e recomendações debatidos no evento.

fundraising

Aconselhamento sobre a abordagem dos grandes doadores

Andrea Adamopoulos, diretora do programa «Economia e Democracia» da Fundação Schöpflin, partilhou as qualidades que considera importantes quando uma fundação decide financiar ou não uma iniciativa. Tal inclui a avaliação dos seus objetivos e valores sociais, das suas competências individuais, da cultura de equipa e da rede de ligações. Esta análise pode ser bastante morosa, pelo que aconselha os ativistas a começarem a chegar a potenciais doadores o mais cedo possível.

Ao abordar as fundações, Anne Hardt, gestora de Campaigning e Fundrazing da Democracy International, sublinhou a importância de estabelecer uma base comum. Ponderarem a possibilidade de se candidatarem às fundações que tenham anteriormente apoiado ICE, uma vez que já devem estar familiarizadas com o processo e podem ter mais probabilidades de voltar a doar. Certifique-se de que verifica os seus critérios de candidatura para determinar se a sua ICE é elegível para financiamento e procura chegar às fundações que refletem as suas próprias aspirações. Também não há qualquer limitação na utilização de fontes de financiamento da UE, pelo que consulte os atuais pedidos de financiamento!

Redação de Aplicações de Envolvimento

Ao apresentar pedidos a fundações ou outras entidades financiadoras, não se esqueça de manter a sua candidatura simples e simples. O texto deve ser entusiástico com verbos ativos e a vossa dedicação à campanha deve ser destacada. Recomenda-se a utilização de uma estrutura narrativa narrativa da história na sua candidatura ou solicitação de fundos. Fornecer informações específicas pode também ajudar a estruturar o seu pedido de financiamento da ICE. Quantas pessoas, por exemplo, espera chegar em linha? Quantas pessoas irão ouvir o tema? As ICE podem também ajudar a promover as fundações, uma vez que se concentrará em, pelo menos, sete países da UE e irá convencer mais de um milhão de pessoas a apoiar a sua campanha. Trata-se de uma grande potencial publicidade para os seus patrocinadores.

Tente também manter as suas candidaturas pessoais e carismáticas. Informe-se por telefone para que as fundações o reconheçam e possam ouvir a sua personalidade. Acrescentar informações adicionais às candidaturas, se possível, tais como materiais e brochuras da campanha, fotografias do trabalho da campanha ou uma carta de recomendação de uma organização estabelecida.

Quem deve abordar?

Para além dos atuais e antigos doadores de ICE que já apoiam o processo, quem deve abordar o financiamento? Anne recomenda que se estudem indivíduos proeminentes, influenciadores, fundadores e membros dos conselhos de administração de várias ONG — todos eles que trabalham na sua questão específica. Veja também o LinkedIn para ver os interesses das pessoas e considerar campanhas de financiamento colaborativo e chegar às empresas. As antigas campanhas foram apoiadas, por exemplo, pela L’Oréal, e a ICE Save Cruelty Free Cosmetics está atualmente a ser apoiada pelo organismo Shop and Dove. Mas não exclua as empresas de menor dimensão, uma vez que são as que têm poucos frutos e podem estar interessadas em explorar novas formas de promover a participação dos cidadãos.

Pode também ajudar a dividir a sua campanha em subcampanhas e a concentrar-se em etapas concretas no caminho para a recolha de um milhão de assinaturas. É muito mais provável que as pessoas adiram a pequenos, mas significativos, objetivos e etapas da campanha ou que financiem ações da campanha porque são muito mais tangíveis, como, por exemplo, solicitar fundos para uma ação de campanha específica, como a criação de painéis numa grande cidade.

Andrea recordou a importância da persistência e do contacto pessoal. A personalidade conta e a sua história pessoal. É igualmente positivo não esquecer que nunca se trata de uma simples relação unidirecional. Não só solicita financiamento, como também oferece uma solução inovadora para uma questão social importante. Tem uma ideia, uma campanha, uma equipa à volta de si e mais. Em última análise, uma ICE é um processo de colaboração. Conheça o seu valor!

Todos os participantes no seminário concordaram com os benefícios que o apoio voluntário proporciona às suas próprias iniciativas e estratégias partilhadas que utilizaram para envolver outros. A ICE Start Unconditional Basic Income (UBI), por exemplo, já teve dois bastidores, tendo dois vencedores atribuído um prémio de 800 EUR por mês durante um ano. Esta estratégia inovadora mobilizou muitos apoiantes e só foi possibilitada pelo poder das pessoas por detrás da mesma.

Obrigações de comunicação de informações

calc

Crédito defotografia: Gratuito para utilização comercial, DMCA em Pxfuel

Todos os donativos superiores a 500 EUR por patrocinador devem ser comunicados regularmente à Comissão Europeia através da conta de organizador. Tem de fornecer informações sobre o financiamento ao longo de todo o ciclo de vida da sua iniciativa, incluindo fontes de financiamento e apoio de grande envergadura, mesmo antes do início da iniciativa. Este relatório financeiro tem de ser atualizado pelo menos de dois em dois meses, e todas as fontes de donativos e apoios de grandes montantes superiores a 500 EUR serão tornados públicos na página Web específica da ICE. Esta é, potencialmente, uma boa oportunidade para os ativistas demonstrarem o apoio que a sua ICE recebe.

Enquanto organizador, tem também de fornecer informações sobre qualquer apoio não financeiro recebido que seja oferecido à sua iniciativa. Tal inclui, por exemplo, informações sobre donativos em espécie ou sobre as organizações que prestam assistência numa base voluntária, sempre que esse apoio não seja economicamente quantificável. Nestas circunstâncias, basta, por conseguinte, fazer referência a uma organização nos seus relatórios financeiros periódicos à Comissão. Como é óbvio, pode optar por fornecer mais informações sobre o financiamento e o apoio à Comissão, tais como estimativas monetárias das contribuições em espécie — tal como a campanha Stop Vivisection — mas tal não é juridicamente obrigatório.

Conclusão

O Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia é um recurso valioso que oferece ajuda gratuita e personalizada, desde a prova de leitura até ao aconselhamento jurídico e mais. Por isso, informe-o — e se tiveres uma boa ideia de uma iniciativa de cidadania europeia, vaiva-te! Planeie a sua estratégia de angariação de fundos muito antes da data oficial de início da campanha e lembre-se de utilizar todos os diferentes recursos à sua disposição. Boa sorte!

 

darrah

Participantes

Potência de Darragh

Darragh Power é um estagiário na Democracy International e um mestrado em Política e Tecnologia na Universidade Técnica de Munique. Acredita no poder das palavras para moldar os mundos e está ativo em várias organizações de base centradas no direito à habitação. 

Ligue com ele no Fórum!

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?