Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

A iniciativa estudantil que a transformou no Pacto Ecológico: «Batalhas que vale a pena lutar quase nunca ganham com dinheiro»

Atualizado em: 26/08/2021

A história da iniciativa de cidadania europeia «Fairosene», ou «Enfrentar aisenção fiscal sobre o combustível para a aviação na Europa», é uma história que, enquanto organizadores, sempre se recordará. É a história de uma ideia sonhada por sete estudantes nas suas dormitórias que acabaram por estar no cerne da política ambiental da Comissão Europeia. Uma história de uma iniciativa de base que recolheu apenas 75,000 assinaturas, mas que tinha a sua proposta política incluída no pacote legislativo «Preparados para os 55» da Comissão Europeia, que visa tornar o Pacto Ecológico uma realidade.

O nosso objetivo era simples: instar a Comissão Europeia a propor um imposto sobre o combustível para a aviação (querosene) para os voos domésticos e intraeuropeus, uma política destinada a pôr termo à isenção fiscal lucrativa do imposto sobre o combustível de que beneficia o modo de transporte com maior intensidade de carbono em detrimento de alternativas de viagem mais sustentáveis. Utilizámos o único instrumento de democracia participativa à disposição dos cidadãos europeus, a Iniciativa de Cidadania Europeia, que permite sensibilizar os vários níveis da sociedade civil, mas também para os responsáveis políticos.

«Começámos a nossa campanha sem fundos e sem expectativas, mas com a convicção de que não tínhamos nada a perder e com o desejo de aprender como melhor defender as necessidades e as exigências dos cidadãos.»

Agora, após a sua conclusão bem sucedida, esperamos que a nossa aventura através da ICE inspire os cidadãos de toda a UE a agir em prol do que acreditam e a utilizar este instrumento, que pode ter impacto mesmo quando lançado por um grupo de estudantes subfinanciados e submersos.

Reunião de representantes de Fairosene, Ursula von der Leyen

Fairosense Von Der Leyen

Desde o início da nossa preparação para a campanha, sabemos que a recolha de milhões de assinaturas sem financiamento adequado, experiência e uma rede preexistente de organizações dispostas a promover a iniciativa seria uma tarefa extremamente pesada. Por esse motivo, e para tentar maximizar o nosso impacto, a nossa estratégia consistiu em concentrar uma grande parte dos nossos esforços nos grupos de pressão sobre os decisores políticos das instituições da UE, em simultâneo com a sensibilização, a recolha de assinaturas e a defesa global. Esta decisão revelou-se crucial para o progresso da nossa iniciativa de cidadania europeia, uma vez que, no final, a nossa campanha de lobbying colocou o tema da poluição da aviação e das isenções fiscais relativas aos combustíveis para motores de reação a uma maior prioridade na agenda política da Comissão Europeia e foi incluída no pacote legislativo «Preparados para 55». No processo, alcançámos muitos marcos e adquirimos experiências valiosas através de ações como a nossa demonstração fora do Parlamento Europeu e reunião com deputados ao Parlamento Europeu e partidos políticos europeus, uma apresentação perante a Comissão das Petições do Parlamento Europeu (PETI) e a participação na conferência intergovernamental sobre a tarifação do carbono e a tributação da aviação, em Haia, na qual Fairosene foi o único representante da sociedade civil.

Nas nossas reuniões com funcionários da UE, os nossos argumentos sobre a importância da política proposta para os cidadãos europeus e o ambiente foram reforçados pelo número de assinaturas que recolhemos e pela coligação de organizações que partilham as mesmas ideias que criámos.

A defesa de causas só é bem sucedida se existirem sinergias.

Assim, chegámos a organizações e voluntários que partilham as mesmas ideias das nossas redes pessoais, que permitiram que a nossa ICE chegasse ao maior número possível de países europeus. Tentámos alargar a distribuição geográfica da nossa iniciativa, contactando muitas organizações de cúpula que têm membros em diferentes países com ligações locais e construímos plataformas em linha de voluntários passivos que distribuíram a petição através da palavra oral, tanto em linha como fora de linha.

Representantes de Fairosene com voluntários numa marcha climática

Fairosense Blog 2

Tentar equilibrar, em simultâneo, as responsabilidades universitárias com o lançamento de uma campanha sem financiamento, que abrange vários Estados-Membros da UE, não foi tarefa fácil. Ao longo de todo o período de vigência da ICE, enquanto organizadores tivemos de sacrificar muito tempo livre e de lazer para dar à iniciativa maiores probabilidades de êxito, mas esse sacrifício foi mais fácil do que a maioria, porque se encontrou com paixão. Com efeito, a paixão e o sacrifício foram recompensados quando organizações bem respeitadas que já trabalhavam no mesmo tema há décadas, concordaram em cooperar connosco e nos ajudavam a orientar a proposta política para o coração da Comissão. Além disso, quanto mais a nossa iniciativa ganhou em linha, mais jovens cidadãos de toda a Europa estavam a contactar-nos para formar equipas de voluntários nos seus países e fazer campanha a nível local para aumentar as assinaturas. Desta forma,

apesar de lutarmos contra uma indústria muito poderosa, no final da campanha, tornámos substancialmente mais amigos do que inimigos.

O apoio que recebemos ao longo da nossa campanha por parte de organizações, cidadãos e sociedade civil em geral foi absolutamente inesperado e provavelmente a experiência mais positiva do lançamento de uma iniciativa de cidadania europeia. Apesar de a campanha ter terminado, as ligações e ligações que formámos com as organizações sediadas em Bruxelas e os cidadãos de toda a UE mantêm-se até hoje, uma vez que continuamos a colaborar em muitas campanhas e ações que se seguiram desde o final da ICE Fairosene.

Representantes de Fairosene com voluntários numa marcha climática

Fairosense Blog 2

Enquanto estudantes universitários que iniciaram uma campanha pan-europeia, não é secreto que a nossa campanha carecesse de recursos financeiros substanciais. No entanto,

as batalhas que vale a pena lutar quase nunca ganham com dinheiro.

Ganham com pessoas determinadas e é algo que a nossa iniciativa de cidadania europeia não foi certamente inexistente. Esta é, na nossa opinião, a mais importante retirada da ICE Fairosene: as pessoas que estavam suficientemente apaixonadas para fazer face a uma questão ambiental, sem se terem reunido antes, sem dispor de recursos financeiros ou de tempo livre abundante, trabalharam em conjunto e dependiam apenas dos esforços e do apoio uns dos outros para alcançar o seu objetivo.

Representante de Fairosene numa marcha climática

Fairosense Blog 3

Em última análise, é isso que nos compete à ICE: instrumento que serve de plataforma para que os cidadãos de toda a Europa se unam e combatam lado a lado pelos problemas e questões que enfrentamos por todos, independentemente da nossa localização geográfica. Com base na nossa experiência,

a espontaneidade foi outro fator crucial para o lançamento da ICE.

Embora, por um lado, a preparação e o mapeamento de uma campanha possam ser um fator decisivo que contribua para o seu êxito, por outro lado, quanto mais pensarmos em cada etapa do processo e quanto mais esperarmos por tudo fazer, maior será a probabilidade de ser desencorajado da multiplicidade de tarefas que têm de ser realizadas antes e durante o lançamento de uma campanha. Alguns meses antes de lançarmos a campanha, nenhum de nós sabia que ficaríamos a gastar os próximos anos e meio em campanha por um imposto sobre o querosene. Ou, nas palavras de J. A. Redmerski, «por vezes, as maiores memórias são feitas nos locais mais pouco prováveis, mais prova de que a espontaneidade é mais gratificante do que uma vida meticulosamente planeada».

Um Pacto Ecológico Europeu: https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/european-green-deal_en

A Comissão propõe a transformação da economia e da sociedade da UE para cumprir as ambições climáticas (Preparados para 55): https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_21_3541

Proposta de revisão da diretiva relativa à tributação da energia: https://ec.europa.eu/info/files/revision-energy-tax-directive_en

Tassos 2 Fairosense

 

Participantes

Tassos Papachristou

Tassos Papachristou é o representante suplente da iniciativa de cidadania europeia «Ending the Aviation Fuel Tax Exemption in Europe» (Fairosene) European Citizen’ Initiative e um estudante de mestrado em assuntos públicos europeus na Universidade de Maastricht. Fairosene ganhou o vencedor do Ano 2019 pela iniciativa The Good Lobby e a sua proposta política foi incluída no pacote legislativo «Preparados para 55» da Comissão Europeia em 2021. É uma defensora da Mobilidade Limpa na Geração Climática Europa (GCE).

Categories
Boas práticas

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.