Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

A iniciativa «Minority SafePack» lança uma estratégia pós-assinatura para o êxito

Atualizado em: 18/12/2018

A Iniciativa Minority SafePack (MSPI) recolheu com êxito 1,1 milhões de assinaturas. Mas, na nossa opinião, este não é, de longe, o fim da estrada.

Uma coisa era clara para a equipa por detrás da Iniciativa Minority SafePack (MSPI) desde o início: a recolha de milhões de assinaturas é apenas um passo, embora muito importante, para uma iniciativa de cidadania bem sucedida.

Acreditamos que milhões de assinaturas são não só uma grande conquista, mas também uma grande responsabilidade. É por esta razão que planeámos as próximas etapas mesmo antes de termos a certeza de que conseguiremos obter o apoio necessário.

O MSPI foi registado pela Comissão Europeia na sequência de uma luta jurídica de cinco anos no Tribunal de Justiça Europeu. Este facto, acrescentado ao número limitado de ações empreendidas até à data em resultado de iniciativas bem-sucedidas, tornou claro que precisamos de uma estratégia global no rescaldo da campanha.

A primeira coisa que pretendemos fazer foi a elaboração de uma série de propostas legislativas sobre a forma de pôr em prática as nossas exigências. Em outubro, realizámos a nossa primeira reunião de peritos, o que significa que profissionais de toda a Europa estão a trabalhar numa série de propostas jurídicas a apresentar à Comissão. Desta forma, mesmo que estes atos jurídicos não possam ser considerados oficialmente como parte do pedido de iniciativa, queremos mostrar à Comissão que as nossas exigências podem ser postas em prática.

A segunda coisa necessária foi uma decisão sobre o calendário. À medida que as eleições para o Parlamento Europeu estão a aproximar-se, sentimos que não é o momento certo para apresentar declarações de apoio. Os membros da Comissão estão no final do seu mandato e parece que não têm interesse em adotar algo fora do ordinário, especialmente num assunto tão fraturante como os direitos das minorias.

Felizmente, o regulamento sobre a iniciativa de cidadania europeia não fixa um prazo para o efeito: depois de obter os certificados das autoridades nacionais que indiquem o número de assinaturas validadas, pode apresentar a iniciativa à Comissão a qualquer momento. Juntamente com o Comité dos Cidadãos, a União Federal das Nacionalidades Europeias — FUEN, a organização que coordenou a campanha europeia continua a tentar obter um sinal claro da Comissão. Embora tal não esteja previsto nas regras da Iniciativa de Cidadania Europeia, solicitámos uma reunião preliminar com eles, mas, se tal não se concretizar, estamos inclinados a esperar pela nova Comissão.

Entretanto, estamos a exercer pressão tão difícil quanto possível. Estamos conscientes de que os direitos das minorias não serão alcançados sem o apoio maioritário. É por esta razão que propomos um pacto entre minorias e maiorias para criar condições favoráveis ao desenvolvimento da diversidade linguística e cultural, preservar e promover a identidade das comunidades minoritárias, pôr cobro à sua assimilação e fazê-las sentir-se inteiramente em casa no território onde vivem tradicionalmente, ter uma palavra a dizer nas decisões que afetam as suas vidas e exercer de forma autónoma os seus direitos culturais, educativos e linguísticos.

Estamos a contactar líderes políticos, tanto a nível europeu como nacional, partidos e candidatos às eleições europeias. O nosso objetivo é inscrever os direitos das minorias na agenda europeia. Acreditamos que as próximas eleições europeias constituem a plataforma adequada para um debate sobre os direitos das minorias autóctones e queremos garantir o apoio da maioria do Parlamento Europeu recém-eleito.

É desta forma que tencionamos fazer do «Minority SafePack» uma iniciativa de cidadania europeia verdadeiramente bem-sucedida.

Participantes

Lorant Vincze

Presidente da União Federal das Nacionalidades Europeias (FUEN), organização de cúpula das minorias nacionais e grupos linguísticos europeus autóctones, que coordena a campanha para a iniciativa «Minority SafePack».

http://www.minority-safepack.eu/

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.