Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Transparência total dos rendimentos para todos os políticos

Autor/Autora: Inactive user |
Atualizado em: 19 May 2021 |
Número de visualizações: 275

Um conflito de interesses surge quando os políticos recebem doações diretas ou financiamento de empresas e indivíduos ricos. O seu ganho financeiro pessoal começa a interferir com o melhor resultado possível para os cidadãos que representam.

Embora o financiamento não tenha de estar diretamente ligado a políticas ou ações políticas, indiretamente pode ser utilizado para o mesmo fim.

Exemplos recentes de doações diretas incluem o «caso da máscara» na Alemanha, em que os políticos receberam centenas de milhares de euros pela adjudicação de contratos públicos a empresas específicas. https://de.wikipedia.org/wiki/Maskenaff%C3%A4re

Exemplos de doações indiretas são encontros privados com empresas que depois fazem doações ao político ou à sua campanha.

https://www.tagesspiegel.de/politik/9999-euro-fuer-dinner-mit-gesundheitsminister-jens-spahn-will-namen-der-spender-nicht-nennen/27033118.html

Uma vez que os políticos eleitos representam os cidadãos do seu país e são por eles empregados, é fundamental que qualquer rendimento que possa interferir com a sua orientação política seja transparente e que qualquer tipo de trabalho de lóbi e donativos diretos seja proibido. Os políticos que aceitam empregos importantes nas empresas após o seu mandato também têm de ser proibidos, para evitar a exploração das falhas do governo que aprenderam durante o seu mandato.

Embora na Grécia os políticos já tenham de divulgar plenamente os seus rendimentos, muitos países da UE ainda estão atrasados, incluindo a Alemanha.

«Na Grécia, todos os deputados de maio, como eu, têm de divulgar os nossos rendimentos e a sua origem, o nosso saldo contabilístico, as existências, o imobiliário, os automóveis, etc.» https://mobile.twitter.com/VaroufakisDE/status/1370069182881144842

A Alemanha está atrasada devido a um mecanismo de controlo inadequado em que um deputado (Wolfgang Schäuble) é o único responsável pela verificação dos seus colegas (o que raramente faz).

https://www.abgeordnetenwatch.de/blog/korruption/insgesamt-unbefriedigend-europarat-kritisiert-transparenzregeln-in-deutschland

É necessária uma proibição e multas à escala da UE para os postos de trabalho dos grupos de interesses e as doações diretas, tornando simultaneamente os rendimentos totalmente transparentes.

0
Votar

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

Forum Team | 28 May 2021

Caro Tobias,

Muito obrigado por partilhar a sua ideia. É muito interessante ler.

Tem ideias específicas sobre a forma como uma iniciativa de cidadania europeia poderia ser tratada nesta matéria?

Não hesite em desenvolver mais aprofundadamente para que outros cidadãos possam participar no seu debate ou mesmo na sua iniciativa. Não hesite em verificar também a função «Connect» do Fórum para se encontrar com cidadãos que partilham as mesmas ideias. Outro elemento que poderia ser útil é verificar as iniciativas anteriores relativas a questões constitucionais e de transparência.

A equipa do Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Inactive user | 07 June 2021

Das soll was bringen? Man sollte es hinsichtlich der Transparenz nicht übertreiben. Es obliegt jedem Bürger bei einer Wahl, welcher Partei oder Politiker man eine Stimme gibt und wem nicht. Entscheidend ist doch für die Bürger ob eine gute Politik gemacht wird.

Inactive user | 11 June 2021

E para que as pessoas decidam quem votar, devem ser informadas sobre quem trabalha e paga os seus políticos.

Se souber que o Politician X recebe donativos regulares do Facebook, posso presumir que X tem um incentivo para definir e votar políticas favoráveis ao Facebook.

É claro que ainda posso votar por X, mas agora tenho uma melhor compreensão das políticas que X favoreceria.

Inactive user | 24 June 2021

O problema reside aqui nos incentivos financeiros concedidos às suas contas de paraísos fiscais secretos. A sua carteira de ações e a de todas as suas famílias têm de ser transparentes. No país da UE, Chipre faz muitas coisas brilhantes com o nome das suas esposas.