Um conflito de interesses surge quando os políticos recebem doações diretas ou financiamento de empresas e indivíduos ricos. O seu ganho financeiro pessoal começa a interferir com o melhor resultado possível para os cidadãos que representam.
Embora o financiamento não tenha de estar diretamente ligado a políticas ou ações políticas, indiretamente pode ser utilizado para o mesmo fim.
Exemplos recentes de doações diretas incluem o «caso da máscara» na Alemanha, em que os políticos receberam centenas de milhares de euros pela adjudicação de contratos públicos a empresas específicas. https://de.wikipedia.org/wiki/Maskenaff%C3%A4re
Exemplos de doações indiretas são encontros privados com empresas que depois fazem doações ao político ou à sua campanha.
Uma vez que os políticos eleitos representam os cidadãos do seu país e são por eles empregados, é fundamental que qualquer rendimento que possa interferir com a sua orientação política seja transparente e que qualquer tipo de trabalho de lóbi e donativos diretos seja proibido. Os políticos que aceitam empregos importantes nas empresas após o seu mandato também têm de ser proibidos, para evitar a exploração das falhas do governo que aprenderam durante o seu mandato.
Embora na Grécia os políticos já tenham de divulgar plenamente os seus rendimentos, muitos países da UE ainda estão atrasados, incluindo a Alemanha.
«Na Grécia, todos os deputados de maio, como eu, têm de divulgar os nossos rendimentos e a sua origem, o nosso saldo contabilístico, as existências, o imobiliário, os automóveis, etc.» https://mobile.twitter.com/VaroufakisDE/status/1370069182881144842
A Alemanha está atrasada devido a um mecanismo de controlo inadequado em que um deputado (Wolfgang Schäuble) é o único responsável pela verificação dos seus colegas (o que raramente faz).
É necessária uma proibição e multas à escala da UE para os postos de trabalho dos grupos de interesses e as doações diretas, tornando simultaneamente os rendimentos totalmente transparentes.
- Categorias
As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.

Deixar um comentário
Comentários