Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

O apoio maciço das organizações da sociedade civil revelou-se crucial para o êxito de uma iniciativa, mas como garanti-lo?

Atualizado em: 19/12/2022

Há um elemento fundamental que determina o êxito da campanha de uma iniciativa de cidadania europeia: a rede de organizações da sociedade civil que apoiam a iniciativa. Atualmente, nenhuma iniciativa de cidadania europeia bem-sucedida atingiu o milhão de marcos sem o apoio significativo das organizações da sociedade civil. Ambas as iniciativas recentemente bem-sucedidas «Stop Finning» e « Save Cruelty Free Cosmetics», por exemplo, recrutaram cerca de 100 organizações nos seus esforços de campanha. As suas redes fortes desempenharam claramente um papel importante no êxito de ambas as iniciativas.

Mas o que é necessário para que uma ONG decida apoiar uma ICE? E quais são as ideias erradas sobre o instrumento e o processo de recolha de apoio que impedem uma ONG de apoiar uma ICE? Fizemos um balanço das opiniões, expectativas e preocupações da sociedade civil relativamente à ICE — em primeiro lugar, no Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia de 2022, em que ouvimos peritos e organizações da sociedade civil que contribuíram para o êxito das ICE, seguido de um inquérito, respondendo a mais de 50 ONG que partilham as suas perceções sobre o instrumento.

Em primeiro lugar, perguntou-se aos inquiridos que nível e de que forma a sua organização promoveu a ICE como instrumento. As respostas variaram desde a promoção de uma iniciativa específica até ao apoio a nível mais veterano, como a realização de investigação sistemática e académica sobre a ICE e o seu impacto, até à disponibilização de seminários e palestras sobre a ICE. Dois inquiridos contribuíram para a introdução da ICE. Muitas vezes, as organizações decidiram apoiar a ICE através da promoção de uma iniciativa específica cujos objetivos estão estreitamente ligados aos objetivos da própria organização. Tal permite uma ação de promoção mais concreta para a organização, uma vez que está a sensibilizar para uma questão importante, que utiliza a ICE para alcançar os seus meios.

Outro aspeto importante é o facto de a qualidade do apoio dado a uma ICE ser tão importante como a quantidade de organizações que apoiam a ICE. Um amplo e significativo apoio das ONG por detrás de uma iniciativa deve ser maximizado em todo o seu potencial, mobilizando o maior número possível de organizações de apoio para oferecer apoio prático e ativo. 85 % dos inquiridos no inquérito à sociedade civil que promoveram ou apoiaram uma ICE específica no passado sugerem que oferecer apoio significativo e partilhar os encargos da campanha é fundamental para o êxito de uma campanha. Isto significa que a campanha deve ser tão descentralizada quanto possível, para que as organizações parceiras possam apropriar-se da campanha e ser capazes de personalizar as mensagens e as abordagens de proximidade junto do seu público e, por conseguinte, maximizar o alcance dos potenciais signatários. Este aspeto foi igualmente reiterado no nosso seminário realizado no Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia com organizações da sociedade civil.

Algumas organizações salientaram igualmente que ainda não apoiaram uma ICE devido ao nível percetível de empenho na campanha, em especial para as organizações que não operam a nível da UE. No entanto, dada a necessidade de descentralizar uma campanha de ICE, as organizações que trabalham a nível local e nacional podem frequentemente ser os melhores multiplicadores e promotores de uma ICE, dada a sua capacidade de chegar às pessoas no terreno. Os níveis de empenhamento na campanha podem variar entre um parceiro de campanha diário completo e sinais de apoio com poucos obstáculos, como a aprovação oficial da campanha e a disponibilização de um logótipo para o sítio Web ou o tweeting sobre a iniciativa. Se uma ONG estiver interessada no tema de uma iniciativa, não deve hesitar em envolver-se de qualquer forma.

Os inquiridos da sociedade civil no inquérito revelaram algumas razões justificadas para as suas preocupações com a ICE, o que pode contribuir para as suas hesitações em participar no apoio a uma iniciativa. No entanto, muitas destas hesitações foram resolvidas no novo Regulamento ICE, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2020. Por exemplo, as preocupações dos inquiridos relativamente ao sistema central de recolha em linha incluíram a capacidade de manter o diálogo com os apoiantes, a capacidade de recolher estatísticas sobre os subscritores e a simplificação do procedimento de assinatura. No entanto, nos últimos anos, o Sistema Central de Recolha em Linha registou várias melhorias que dão resposta a estas preocupações exatas, que podem ser encontradas no blogue aqui.

A falta de conhecimento sobre o instrumento foi também referida dez vezes nas respostas ao inquérito. No entanto, a ICE depende das ONG para continuarem a sensibilizar para a ICE para além de Bruxelas. Além disso, 92 % das organizações que participaram no inquérito mostraram-se muito interessadas em integrar a promoção da Iniciativa de Cidadania Europeia nas suas próprias atividades. Quando questionados sobre os requisitos para as organizações promoverem a Iniciativa de Cidadania Europeia, entre as respostas mais importantes contam-se os pedidos de participação de conteúdos e gráficos ou vídeos nas redes sociais na sua língua local. A boa notícia é que a campanha de comunicação da ICE, #EUTakeTheInitiative, oferece material de comunicação multilingue que as organizações e outros multiplicadores podem utilizar para divulgar a mensagem da ICE, contribuindo assim para aumentar o nível de sensibilização. Encontra-o aqui.

Algumas preocupações manifestadas pelos inquiridos também se basearam em factos desatualizados em torno da ICE ou são mal-entendidos sobre a ICE, nomeadamente no que diz respeito ao seguimento dado às ICE bem-sucedidas. Esta página Mythbusters aborda algumas das impressões em torno da ICE.

Outras sugestões dos inquiridos para a ICE incluíram, por exemplo, o convite à tradução de iniciativas em todas as línguas da UE, o apelo à criação de um sistema central de recolha em linha, a recolha em linha de assinaturas, a recolha de assinaturas fora de linha, a possibilidade de os organizadores escolherem a sua própria data de início, uma audição pública no Parlamento Europeu e a possibilidade de o Parlamento Europeu votar sobre a iniciativa, bem como a criação de um centro de apoio oficial. Todos estes serviços ou procedimentos já existem e podem ser aproveitados, demonstrando que a ICE percorreu um longo caminho nos seus 10 anos!

 

Tem perguntas sobre como desenvolver a sua rede ou encontrar parceiros da campanha? Pergunte-nos na secção Seek Advice do Fórum!

Saiba mais sobre campanhas bem-sucedidas

Procurar conselhos sobre como procurar parceiros

 

Daniela

 

Participantes

Daniela Vancic

Daniela Vancic é gestora de programas europeus na Democracy International, onde realiza campanhas de sensibilização para uma maior participação dos cidadãos a nível da UE, incluindo a realização de esforços de representação de grupos de interesses para uma melhor execução da Iniciativa de Cidadania Europeia.

Categories
Boas práticas

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

emrah chris | 19/05/2023

Devemos analisar mais aprofundadamente esses eventos sociais.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?