Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Vamos impor a NUTRI-SCORE a nível da UE!

Atualizado em: 31/07/2019

 

Confrontados com um abastecimento alimentar cada vez mais variado mas cada vez mais opaco, os cidadãos da União Europeia precisam agora de saber mais do que nunca o que consomem, tanto mais que o impacto dos alimentos na saúde se tornou uma preocupação prioritária com o aumento de doenças como a obesidade, a diabetes, etc. Com efeito, muitos alimentos caracterizam-se por uma má qualidade nutricional que pode ter consequências desastrosas para a saúde dos consumidores.

 

Embora a rotulagem nutricional tenha sido tornada obrigatória na Europa em 2016, assume a forma de um quadro numérico demasiado complexo e muitas vezes mal compreendido pela maioria dos consumidores. São permitidas outras formas de rotulagem nutricional, mas apenas a título facultativo. Cabe a cada Estado-Membro defini-las, o que impede qualquer normalização das informações pertinentes. Esta situação não permite que os consumidores façam escolhas alimentares conscientes e informadas e não incentiva os fabricantes a assumirem um verdadeiro compromisso de transparência ou de melhoria dos produtos.

NUTRI-SCORE: cientificamente legítimo...

O Nutri-Score é o resultado de um trabalho especializado e baseia-se numa pontuação que tem em conta tanto o teor de componentes a promover (fibras, proteínas, frutas e produtos hortícolas) como os que devem ser limitados (calorias, ácidos gordos saturados, açúcares e sal). Esta pontuação nutricional é traduzida de acordo com um sistema de codificação de cores simples e atraente, que vai do verde escuro ao laranja escuro e é marcado de A a E, que é aposto na embalagem. Foi igualmente adaptado para ter em conta as especificidades de determinados grupos de alimentos, como as matérias gordas adicionadas (manteiga, óleo), os queijos ou mesmo as bebidas.

[...] servir os interesses do consumidor

Uma ferramenta verdadeiramente informativa, o NUTRI-SCORE dá aos consumidores as chaves para compreenderem o valor nutricional de um produto alimentar e permite-lhes participar plenamente na sua escolha de um regime alimentar equilibrado diariamente. Apoiada por vários estudos nacionais e internacionais, já foi adotada por vários Estados-Membros (França, Bélgica, Espanha, etc.).

No entanto, embora este sistema de rotulagem tenha demonstrado a sua eficácia através de vários estudos, a regulamentação europeia em vigor não obriga os Estados-Membros a escolhê-lo e ainda menos a torná-lo obrigatório. É por esta razão que as sete associações que apoiam a iniciativa decidadaniaeuropeia «PRO-NUTRI-SCORE» pretendem instar a Comissão a apresentar uma proposta que a torne obrigatória na UE.

Através da recolha de milhões de assinaturas, pretendemos que a Comissão proponha legislação para a saúde e o bem-estar dos consumidores, para que todos possam fazer uma escolha informada sobre o que comem e possam misturar o prazer com uma boa saúde.

Participantes

Cédric Musso

Representante do comité de cidadãos subjacente à iniciativa de cidadania europeia «PRO-NUTRISCORE». Perito, independente e ativista. A UFC-Que Choisir é uma associação sem fins lucrativos criada em 1951. Publica uma revista mensal, Que Choisir, desde 1961, que abrange investigações, testes, batalhas jurídicas, ações de lobbying, etc. Com a sua rede de 149 associações locais, a UFC-Que Choisir está ao serviço dos consumidores para os informar, aconselhar, defender e mobilizar.

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.