Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Iniciativa procura atualizar as regras relativas às novas técnicas de melhoramento vegetal

Atualizado em: 09/10/2019

 

O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias estabeleceu que os organismos obtidos através de novas técnicas de reprodução vegetal são organismos geneticamente modificados na aceção da Diretiva 2001/18/CE.

 

Esta lei, apesar dos grandes progressos científicos em matéria de melhoramento vegetal, não foi atualizada em 20 anos. A decisão resulta numa proibição implícita do cultivo de culturas desenvolvidas com TBN, o que cria uma desvantagem para a investigação e para a agricultura europeia.

NPBT: instrumentos legítimos para práticas agrícolas sustentáveis

As TBN são ferramentas valiosas para a criação de culturas mais resilientes, com menos recursos e menos tempo: um progresso muito necessário que possa tornar a agricultura da UE mais competitiva e sustentável nos atuais tempos de alterações climáticas, de alteração das exigências dos consumidores e de potencial insegurança alimentar.

Movimento do progresso científico

Em resposta, um grupo internacional de estudantes diplomados em ciências da vida e insatisfeitos com o resultado da decisão judicial apresentou uma proposta legislativa que descreve uma atualização da diretiva. Lançámos uma iniciativa de cidadania europeia sob o nome de «Grow Scientific Progress: Crops Matter!», registada em 25 de julho de 2019. A iniciativa defende a inovação responsável, a sustentabilidade e a segurança no que diz respeito à utilização das TBN.

Uma proposta baseada na ciência e na democracia

A nossa proposta propõe uma combinação de várias possibilidades legislativas e defende uma distinção clara entre os organismos obtidos através de novas técnicas de mutagénese e os obtidos a partir de OGM convencionais. Estes dois tipos de organismos são fundamentalmente diferentes e as técnicas utilizadas para os obter são tecnicamente distintas.

Mais especificamente, propomos que se concentre mais no produto final do que na própria técnica. Desta forma, a segurança é assegurada, ao mesmo tempo que os valiosos benefícios das novas técnicas não se perdem devido a obstáculos regulamentares ilógicos.

A essência geral da nossa proposta é que as TFP devem ser autorizadas nos casos em que produzam culturas que não possam ser distinguidas das culturas que poderiam ter resultado de métodos de reprodução tradicionais.

O nosso objetivo final é gerar um debate democrático em torno das TBN, bem como representar os cidadãos que apelam a um progresso científico responsável na União Europeia.

Estamos atualmente a fazer campanha para chegar a um vasto público e obter pelo menos um milhão de assinaturas para moldar uma futura agricultura sustentável na UE.

Apoie a nossa iniciativa aqui, porque as culturas são importantes!

Participantes

Lavinia SCUDIERO

Lavinia SCUDIERO é membro italiano da iniciativa de cidadania europeia «Grow Scientific Progress». Licenciatura em Medicina Veterinária, está a frequentar um mestrado em segurança alimentar com especialização em direito alimentar e assuntos regulamentares na Universidade e Investigação de Wageningen. Está atualmente a trabalhar em políticas de segurança alimentar, saúde animal e agricultura sustentável.
Aumentar o progresso científico: Matéria das culturas!
Direitos de autor de imagens: Lavinia SCUDIERO

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

Inactive user | 06/05/2021

O setor agrícola nem sempre foi entusiasmado com a aplicação dos progressos tecnológicos e tecnológicos, e esta forma de pensar tradicional começa a mudar. Estou muito impressionado com a missão da empresa https://slopehelper.com/ « Não há mais mãos na agricultura». Penso que é aqui que a agricultura deve visar

Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.