Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Gregory Engels, «Freedom to Share»: Se somos bem sucedidos, temos de ser levados a sério!

Atualizado em: 29/09/2021

Gregory Engels é um organizador da iniciativa de cidadania europeia «Liberdade de partilhar», que está a promover alterações nas regras em matéria de direitos de autor, a fim de permitir a partilha gratuita de material protegido por direitos de autor e, ao mesmo tempo, reembolsar os autores de uma forma justa. 

gree

Motores Gregory: Chegámos à ideia da iniciativa de cidadania europeia porque consideramos ser uma questão importante que as atuais regras em matéria de direitos de autor inibam a forma como as pessoas utilizam a cultura e a forma como as pessoas utilizam a Internet. Basicamente, pensamos que as regras em matéria de direitos de autor são erradas e antigas, vindas de séculos antigos. Sentimos que a única forma de tornar as regras em matéria de direitos de autor conformes com a realidade das pessoas, partilhando conteúdos na Internet, seria através de uma iniciativa de cidadania europeia. Esta seria a única forma de alterar as regras em matéria de direitos de autor do topo, a partir do nível europeu, porque não se trata de uma decisão nacional. As regras em matéria de direitos de autor são redigidas a nível transnacional, não sendo uma questão nacional. Todos os países apresentam ligeiras diferenças, mas todo o quadro regulamentar é definido a nível europeu.

«Consideramos que as regras atuais estão erradas. Na realidade, não protegem os autores, não protegem os consumidores, apenas favorecem um pequeno grupo de sociedades de direitos de autor, o que não é justo».

Em 2019, assistimos a uma vaga de protestos em toda a Europa, com pessoas a protestar contra a nova Diretiva Direitos de Autor e, especificamente, contra o artigo 13.º, que obrigaria as plataformas a instalar filtros para monitorizar todo o material protegido por direitos de autor que neles foi carregado. Constatámos que, apesar de os protestos serem muito numerosos, os políticos optaram por os ignorar, pelo que sentimos que, se fizemos outra petição ou outra ação de protesto que não seria ouvida.

«Analisámos quais são os instrumentos de que dispomos para abordar a legislação em matéria de direitos de autor e dirigir-se diretamente à Comissão Europeia, e compreendemos que a iniciativa de cidadania europeia é o instrumento adequado para esse efeito».

Através da iniciativa de cidadania europeia, estamos a dirigir-nos diretamente à Comissão e, se for bem sucedido, temos de ser levados a sério.

Q: Quão difícil foi registar a iniciativa?

Motores Gregory: O processo de registo da iniciativa de cidadania europeia é longo, mas, para encontrar a equipa, a equipa principal de sete pessoas de sete países diferentes era a parte mais fácil, o que fizemos num dia.

O registo do texto oficial e a sua transmissão à Comissão Europeia tornaram-se mais complicados. A criação das TI foi uma tarefa bastante complicada, mesmo que sentimos que sabemos o que estamos a fazer. Optámos por criar a nossa própria plataforma de recolha de assinaturas e, para isso, necessitámos de uma auditoria, o que nos demorou bastante tempo.

Se o fizesse de novo, fá-lo-ia de forma diferente:

«começaria antes com a criação de uma rede de apoio e a criação de mais organizações antes do início».

Na fase de preparação, já pode ter 30 a 50 organizações de toda a Europa que o ajudariam desde o início. A nossa iniciativa de cidadania europeia não está a ser gerida apenas por indivíduos, mas também por associações e organizações de toda a Europa. O que aprendemos é que seria bom dispor desta rede de apoio de organizações antes do lançamento efetivo da iniciativa, pelo que seria bom ter esta rede de apoio logo desde o início. Começámos a construí-lo muito tarde no jogo e, basicamente, perdemos algum tempo. Seria muito mais eficaz se houvesse esta rede de apoio de organizações e indivíduos antes do registo da iniciativa de cidadania europeia.

Q: Na sua opinião, o que funciona melhor quando faz campanha para a sua iniciativa?

Motores Gregory: Tivemos grandes planos para a campanha do ano passado — ir aos festivais de música e falar com as pessoas que aguardam em linha e informá-las sobre a iniciativa de cidadania europeia e por que razão é importante alterar as regras em matéria de direitos de autor, apoiar os artistas e apoiar a cultura, bem como recolher assinaturas junto das pessoas que aguardam em linha, porque têm tempo, e estão presentes para a cultura. Trata-se de um grande plano, que não funcionou devido à pandemia de COVID-19... Alterámos drasticamente a nossa abordagem, e assim

«o que o Tribunal constatou que funciona melhor atualmente está a envolver mais organizações»

e pedindo-lhes que divulguem a palavra, informem os seus membros sobre a iniciativa de cidadania europeia e convidem pessoas da nossa equipa a falar nos seus eventos, para que possamos divulgar a palavra. Para isso, precisamos de um grande número de organizações de apoio e dependemos mais da existência desses parceiros do que de voluntários individuais. Não precisamos de voluntários individuais que recolham assinaturas que hoje muito bem sucedam.

Q: Como motiva os seus parceiros?

Motores Gregory: Estamos a utilizar uma plataforma de fonte aberta para recolher assinaturas, que pode ser instalada em paralelo em vários sítios Web. Basicamente, atribuímos a cada parceiro o seu próprio widget, para que possam recolher assinaturas no seu próprio espaço Web e pareça que o sistema de recolha de assinaturas é autóctone do seu sítio Web, para que possam também obter uma multidão maior, aumentar o público com o qual podem falar. Assim, uma vez que recolhem assinaturas para os seus próprios boletins informativos, também recolhem assinaturas para nós, para as iniciativas de cidadania europeia; e esta é uma situação vantajosa para todos os parceiros e para nós.

f

 

Q: Qual é o seu aconselhamento a outros organizadores de iniciativas sobre a recolha de assinaturas?

Motores Gregory: O meu aconselhamento aos organizadores de outras iniciativas de cidadania europeia consiste em obter uma rede de organizações de apoio nos países em que se concentra, mas também noutros países, para que possa envolver as pessoas que recolhem assinaturas para si. Basicamente, é este o aconselhamento porque não é possível fazer tudo sozinho, são apenas sete pessoas — organizadores — e é preciso muito muito para recolher um milhão de assinaturas em toda a Europa.

Q: Qual foi a sua experiência com o Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia e quais as características mais úteis para si?

Motores Gregory: O Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia é um local a visitar para fazer perguntas. Pessoalmente, lei muitas perguntas de outras pessoas e as respostas às mesmas, e o que me surpreendeu é que tudo está efetivamente traduzido para as 22 línguas oficiais europeias!

Há vídeos e gravações de eventos passados em que as pessoas debateram diferentes funcionalidades. Analisei muitos desses vídeos e, mesmo que não tenha contribuído ativamente com material, penso que este fórum é muito útil. Existe uma grande quantidade de informação e é muito valiosa, uma vez que se centra diretamente na organização da iniciativa de cidadania europeia.

Um último elemento de aconselhamento que me poderia dar: dialogar com outras pessoas que estão a gerir uma iniciativa de cidadania europeia neste momento, ou que a fizeram anteriormente, porque pode efetivamente apoiar-se mutuamente e também pode tirar partido da experiência e aprender e também não recear medo! Estamos todos no mesmo barco!

Ver «Organizadores da Iniciativa Meet-And-Grécit» com os Gregory Engels

Participantes

Motores Gregory

Gregory Engels é um organizador da iniciativa de cidadania europeia «Liberdade de partilhar», que está a promover alterações nas regras em matéria de direitos de autor, a fim de permitir a partilha gratuita de material protegido por direitos de autor e, ao mesmo tempo, reembolsar os autores de uma forma justa. 

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

James Kay | 21/02/2023

Concordo com V. Ex.ª.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?