Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Conceção, bagagem, impacto: A iniciativa de cidadania europeia melhorada lança o caminho para uma Europa mais forte, cidadã — entra na União Europeia

Atualizado em: 05/03/2020

Conceção, bagagem, impacto: A iniciativa de cidadania europeia melhorada lança o caminho para uma Europa mais forte, cidadã — entra na União Europeia

des

À medida que a Conferência sobre o Futuro da Europa se aproxima, todos os buzz que se realizam hoje em Bruxelas estão a saber como conseguir que os cidadãos se empenhem mais na elaboração de políticas a nível da UE. Embora resta saber o que seria acordado entre a Comissão, o Parlamento Europeu e o Conselho no que diz respeito à forma da Conferência, uma coisa é certa — a Conferência deverá basear-se na experiência e nos ensinamentos retirados de iniciativas anteriores e em curso de participação dos cidadãos.  Tal coloca naturalmente a Iniciativa de Cidadania Europeia, enquanto primeiro instrumento transnacional de democracia participativa que permite aos cidadãos europeus moldar a agenda política da UE e a sua plataforma colaborativa multilingue em linha (este fórum), no centro.

A Comissão Europeia renovou a iniciativa de cidadania europeia, reforçando as possibilidades que esta oferece aos cidadãos europeus para conceberem as suas próprias iniciativas e dialogarem com outros, a fim de terem um impacto real na definição da agenda a nível da UE. Esta é uma oportunidade a não perder para qualquer pessoa interessada na participação dos cidadãos, pelo que certifique-se de que REGISTA NO FORMULÁRIO para tirar partido da experiência partilhada e das orientações e conselhos especializados para os organizadores de iniciativas atuais e futuras.

O Parlamento Europeu e a Comissão publicaram as suas posições de partida sobre a forma como deve ser a Conferência sobre o Futuro da Europa. Muitas partes interessadas exprimiram opiniões — algumas consideram a abordagem proposta demasiado descendente, enquanto outras salientam a insuficiente participação da sociedade civil organizada. Embora o quadro deva ainda ser desenvolvido e melhorado, existe uma característica específica da conceção que o torna diferente da maioria dos esforços institucionais até à data. A Conferência deverá ser «um novo fórum público para um debate aberto, inclusivo, transparente e estruturado com os cidadãos», utilizando uma plataforma digital multilingue para maximizar a participação, a acessibilidade e a transparência.

Este facto é encorajador, tendo em conta o número crescente de inovações democráticas que ocorrem a todos os níveis na Europa e que têm êxito porque combinam ferramentas em linha e fora de linha — desde a codecisão com os cidadãos das despesas orçamentais para projetos municipais (Paris está a angariar 5 % do seu orçamento de investimento) até à elaboração colaborativa com os cidadãos de uma nova Constituição islandesa.

A inovação democrática única a nível da UE é indubitavelmente a Iniciativa de Cidadania Europeia. Com a sua maior facilidade de utilização e a modernização das suas infraestruturas de apoio, não é surpreendente que mais europeus estejam interessados em utilizar este instrumento e que mais iniciativas estejam a ser registadas.

A Conferência sobre o Futuro da Europa pode explorar mais aprofundadamente os desejos dos europeus no que diz respeito às questões com que se preocupam, o sucesso das iniciativas passadas e as 16 iniciativas em curso constituem um bom ponto de referência para potenciais temas.

Além disso, a experiência e os ensinamentos retirados da gestão da plataforma colaborativa multilingue em linha — o Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia — que apoia os cidadãos na organização das suas iniciativas e incentiva os potenciais organizadores a lançarem debates e a estabelecerem contactos com eventuais apoiantes, publicando as suas ideias na secção «Debate» do Fórum, podem fornecer informações úteis aquando da conceção da plataforma digital multilingue da Conferência.

Por último, mas não menos importante, a Conferência deve, de facto, promover a Iniciativa de Cidadania Europeia em toda a Europa. Para tal, é fácil incluir as iniciativas de cidadania europeia em curso na plataforma multilingue da Conferência, a fim de incentivar os cidadãos a considerá-las e apoiá-las.

No final do dia, só através da criação de sinergias entre os diferentes instrumentos e métodos de inovação democrática será criado um verdadeiro espaço público europeu enquanto esfera pública de diálogo, debate e coprodução de decisões, não só para mas com os cidadãos da Europa!

 

Assya

Participantes

Assya Kavrakova

Assya Kavrakova é diretora executiva do Serviço de Ação dos Cidadãos Europeus (ECAS) - http://www.ecas.org/ - uma organização internacional sem fins lucrativos, sediada em Bruxelas, com uma participação pan-europeia e quase 30 anos de experiência na capacitação dos cidadãos para exercerem os seus direitos e na campanha por uma Europa inclusiva, transparente e democrática. Kavrakova tem mais de 20 anos de experiência em cargos de gestão de topo no setor não governamental e um conhecimento aprofundado da cidadania europeia, do quadro europeu de direitos e dos mecanismos formais e informais de participação cívica da UE. É a gestora de projetos da plataforma colaborativa em linha «Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia» — um projeto gerido pelo ECAS — em nome e sob contrato da Comissão Europeia. É também membro do Conselho de Administração da UE — um jornal em linha sem fins lucrativos e independente.

Entrar em contacto com Assya sobre o Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

Inactive user | 26/02/2020

Gostaria, se possível, de prestar assistência através da transferência em contínuo (streaming)

 

Forum Team | 26/02/2020

Dear Enrique,

We thank you for your message and herewith inform you that the event will be web-streamed.

The information with the link will appear on the European Citizens' Initiative website the day before the event.

Best regards,

Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.