Durante muitas décadas, as empresas multinacionais e as pessoas ricas têm vindo a utilizar sistemas fiscais internacionais para reduzir os seus impostos para cerca de 0 %. As filiais nos Países Baixos, na Irlanda e no Luxemburgo são comuns às empresas multinacionais, enquanto os pequenos países insulares como as Baamas ou as Ilhas Caimão detêm milhares de milhões de pessoas com rendimentos não tributados.
Embora os impostos mais baixos e a regulamentação especial atraiam as empresas e os particulares para benefício a curto prazo dos poucos países com baixos níveis de tributação, os danos a longo prazo para as sociedades em todo o mundo, que perdem o trilião dos impostos, não são mensuráveis.
A existência de taxas de imposto mais baixas para atrair empresas faz sentido quando essas empresas criam emprego e riqueza no país, mas, no mundo atual, a localização da criação e venda de um produto é distinta. A Corporation está a externalizar postos de trabalho para o país mais barato possível, ao passo que (não) está a ser tributada do outro lado do mundo pela venda do seu produto.
Os países que dispõem de um sistema fiscal excessivamente competitivo ou que funcionam conscientemente como intermediários para evitar a tributação (Dutch Sandwich) devem ser sancionados e responsabilizados pelos danos que estão a causar.
Empresas como a Google, a Apple e a Microsoft têm de contribuir para a sociedade da mesma forma que todos e não devem prevalecer sobre a lei e pagar menos impostos do que qualquer outra sociedade de menor dimensão.
A fim de eliminar todas as lacunas fiscais e os paraísos seguros, a UE tem de prosseguir um sistema de tributação alargado ao qual todos os países respeitam. Se uma sociedade não quiser pagar impostos num país, obtém lucros em milhares de milhões, deve ser aplicada uma coima correspondente à soma dos impostos em dívida ou proibida de exercer qualquer atividade. A UE tem um enorme poder de alavanca e pode decidir proibir a sociedade em toda a UE, o que nenhuma empresa favoreceria em detrimento de impostos mais baixos.
- Categorias
Deixar um comentário
Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.Comentários