Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Intervenientes regionais que apoiam a iniciativa de cidadania europeia

Autor/Autora: Forum Team |
Atualizado em: 13/10/2020 |
Número de visualizações: 8500

Olá,

Vamos trocar pontos de vista sobre o papel dos intervenientes regionais no apoio à Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE)!

Como vê esta questão? Os intervenientes regionais podem contribuir para que a ICE seja mais conhecida entre os cidadãos? Ou ajudá-los a organizar uma ICE? As regiões devem ser mais envolvidas? Por certo, existe um grande potencial neste domínio.

Obrigado por partilhar o seu ponto de vista sobre o assunto!

0
Votar

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

Inactive user | 15/10/2020

Existe um grande potencial inexplorado das partes interessadas regionais em termos de apoio aos organizadores de iniciativas de cidadania europeia. Para além de promover a Iniciativa de Cidadania Europeia como instrumento, há pelo menos três áreas, em que os intervenientes regionais podem fazer uma diferença positiva.

Em primeiro lugar, podem implementar elas próprias ou apoiar e facilitar a aplicação de medidas concretas para colmatar o fosso digital a nível local, tais como assegurar o acesso ao espaço em linha para todos e investir em aptidões e competências digitais. Num mundo cada vez mais digitalizante, o desafio da clivagem digital parece ser cada vez mais importante e tem de ser abordado de forma abrangente se quisermos evitar a presença de cidadãos «de primeira e de segunda classe».

Em segundo lugar, os intervenientes regionais podem promover iniciativas concretas dos cidadãos europeus, facultando informações e apresentando convites à apresentação de declarações de apoio em sítios Web regionais, incluindo os dos municípios; ajudando os organizadores a adaptarem as suas mensagens às especificidades das regiões e às necessidades concretas dos seus cidadãos a nível local e organizando debates sobre os temas das iniciativas. Tal contribuirá para o desenvolvimento da esfera pública europeia e para o reforço da cidadania europeia.

Por último, mas não menos importante, os decisores regionais podem acompanhar as iniciativas dos cidadãos europeus através da aplicação de soluções regionais em resposta às exigências dos cidadãos, independentemente de as iniciativas terem conseguido reunir um milhão de declarações de apoio ou não.Muitas vezes, as ações mais eficazes de resolução de problemas, que fazem uma grande diferença na vida dos cidadãos, são as práticas práticas aplicadas no terreno, mesmo sem adotar nova legislação.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Adriana-Nicoleta MUNGIU PATRASCU | 23/10/2020

Os intervenientes regionais e locais podem participar no debate em torno das iniciativas de cidadania europeia de particular relevância para a sua região. Tendo em conta as iniciativas atuais e anteriores, podemos ver muito interesse direto para as regiões relacionadas, por exemplo, com: os direitos dos europeus de votar nas eleições locais, a prestação de serviços públicos básicos, as questões ambientais, de transportes e de mobilidade, a política de coesão, etc. Alguns deles nunca o fizeram ao quadro dos decisores políticos da UE, uma vez que não conseguiram alcançar o requisito de 1 milhões de assinaturas.

Os intervenientes regionais e locais podem também contribuir para que a Iniciativa de Cidadania Europeia seja mais conhecida nas suas comunidades. Tal permitirá aos seus concidadãos desempenharem um papel ativo na vida democrática e política da UE.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Inactive user | 01/11/2020

Os atores regionais têm certamente um papel a desempenhar na sensibilização, no apoio e na promoção da ICE. Há um grande potencial inexplorado para os intervenientes regionais, como referiu a Assya Kavrakova, e concordo que o apoio às competências digitais cívicas, a acessibilidade da esfera pública europeia e a aplicação de soluções regionais constituem passos importantes neste processo. Além disso, como refere o Sr. Adriana-Nicoleta Mungiu Patascu, as iniciativas anteriores e passadas podem demonstrar alguns dos benefícios dos atores locais e regionais para nós, incluindo iniciativas anteriores bem sucedidas.

As iniciativas que atingiram o limiar de assinatura de 1,000,000 beneficiaram muitas vezes da mobilização da sociedade civil local. A iniciativa «Stop Vivisection», por exemplo, deu enormes passos no sentido de obter declarações de apoio graças à sua capacidade de mobilizar redes locais de organizações da sociedade civil em torno de uma causa comum. O mesmo se pode dizer da iniciativa de cidadania europeia «Right2Water», que se baseou num forte apoio à mobilização de pequenos grupos de movimento de água, especialmente em alguns dos países mais afetados pela crise financeira. O conhecimento local das comunidades pode, neste sentido, revelar-se de um valor incalculável para promover uma iniciativa e fazer com que os cidadãos se tornem tangíveis para os cidadãos.

Os decisores regionais podem também desempenhar um papel importante na sensibilização para o instrumento ICE, apoiando e reforçando a educação cívica e política. A falta de sensibilização e de conhecimento básico da ICE pode ainda ser considerada um dos obstáculos que impede um maior envolvimento cívico com o instrumento democrático participativo. Um meio importante para envolver os cidadãos nos processos democráticos, seja a nível regional, nacional ou europeu, tem de ser a educação e muitos decisores regionais em toda a Europa têm competências legislativas neste domínio. Na educação formal, poderia ser benéfico para a ICE investir e apoiar a educação política e cívica, especialmente no domínio da democracia europeia, a fim de garantir que os processos democráticos da UE são debatidos e explorados nas escolas e nos estabelecimentos de ensino, juntamente com os processos democráticos regionais e nacionais. Para além da educação formal, os projetos educativos não formais e as iniciativas voluntárias podem também ter um enorme impacto na capacitação dos cidadãos para utilizarem os instrumentos democráticos à sua disposição. Tal é particularmente pertinente no caso de fomentar o envolvimento dos jovens com a iniciativa de cidadania europeia a um nível amador, em que a presença e o apoio dos jovens que promovem o instrumento podem revelar-se inestimáveis para tornar a aprendizagem sobre a ICE interativa, divertida e informativa.

Em última análise, os intervenientes regionais tendem a ser aqueles que melhor compreendem as complexidades, os contextos e as necessidades únicas das suas comunidades. Por isso, os organizadores de ICE não devem subestimar os benefícios da contextualização das ICE a nível local e explorar os conhecimentos e as relações dos intervenientes regionais com as suas comunidades locais.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Inactive user | 05/11/2020

Obrigado por ter aberto este fio importante. Nas próximas horas, publicaremos no blog um artigo sobre o modo como os promotores da Iniciativa de Cidadania Europeia Stoglobinwarings.eu que cooperámos com os municípios e as regiões locais.

No nosso caso, criámos um modelo de resolução local que pode ser adotado pelos municípios e regiões para apoiar a iniciativa de duas formas:

1) Aprovação da matéria objeto da iniciativa de cidadania europeia, no nosso caso a formação de preços do carbono na União Europeia 
2) O compromisso da administração local de informar os cidadãos dos seus direitos de assinar as Iniciativas de Cidadania Europeia 

cópia e colar em baixo o conteúdo da proposta local, de modo a poder compreender como foi estruturada.

Atualmente, para implementar este tipo de ação, tivemos de recorrer a ativistas para identificar os seus homólogos na administração.

Mas o que seria realmente interessante é encontrar formas de vincular as regiões e os municípios a este tipo de serviço informativo, por exemplo reproduzindo o que é feito em termos de comunicação institucional na Suíça: envio de correspondência e atualizações constantes sobre os instrumentos de democracia participativa entre os cidadãos.

Esta abordagem traria três benefícios:
1) aumentar a informação dos cidadãos da UE sobre os seus direitos de participar na elaboração das políticas da UE 
2) Apoio aos cidadãos que não dependem das bases de dados existentes de dados privados — tornar todo o processo mais eficiente e apoiar a ativação do debate a nível local necessário para melhorar o discurso público europeu 
3) Criar uma oportunidade para os jornalistas locais estarem mais conscientes do que é a democracia participativa na União Europeia 

Por último, mas não menos importante, penso que o Comité das Regiões e o Comité Económico e Social Europeu poderão estabelecer contactos com as regiões e os municípios para oferecer oportunidades para a promoção de iniciativas de cidadania europeia.

Penso que esta metodologia e a promoção da colaboração em torno deste objetivo poderão ser objeto de uma sessão de boas práticas para o Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia.

Esperamos que possamos construir em conjunto.



A fim de recolher 1 milhões de assinaturas na União Europeia, é importante que o maior número possível de cidadãos seja informado sobre o seu direito de assinar e apoiar as iniciativas de cidadania europeia, o único instrumento democrático participativo de que os cidadãos dispõem para apresentar propostas oficiais à Comissão Europeia.

Trata-se do texto de base de um «movimento StopGlobaling.eu» que pode promover no seu município ou no seu Conselho Regional.

Pode contactar diretamente o presidente da câmara, o conselho municipal ou os conselheiros municipais para o propor.

 

RESOLUÇÃO E PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES AOS CIDADÃOS SOBRE AS INICIATIVAS DE CIDADANIA EUROPEIA

 

Considerando

As instituições europeias procederam recentemente à fixação dos preços do carbono na sua agenda para combater eficazmente as alterações climáticas;

A Comissão de Von der Leyen incluiu um mecanismo de ajustamento nas fronteiras do carbono na sua proposta relativa ao «European Green Deal»;

A Presidência alemã do Conselho da UE está disposta a propor um preço mínimo moderado do carbono e a alargá-la a todos os setores, para além do Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE;

A negociação sobre o Quadro Financeiro Plurianual e sobre o Fundo de Relançamento da UE, alcançada pelos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia em 21 de julho de 2020, prevê que, durante o primeiro semestre de 2021, a Comissão Europeia proponha um mecanismo de ajustamento das fronteiras do carbono como base para os recursos próprios da UE.

Regista que:

Esta iniciativa é perfeitamente coerente com os objetivos globais da Agenda 2030 das Nações Unidas.

O Conselho Municipal/Conselho Municipal de XXX

Autoriza-__es

O Presidente do Conselho Municipal e o Conselheiro do Ambiente para:

Informar os cidadãos sobre a iniciativa;

Permitir que os cidadãos assinem a iniciativa StopGlobalging.eu nas estâncias competentes e competentes;

Publicar no sítio web/Municial/... www.StopGlobalWarming.eu ligação;

Tomar medidas para apoiar os objetivos da iniciativa de cidadania europeia no âmbito da administração municipal, dirigida às autoridades nacionais e regionais, mas também em relação a outros municípios e cidades nacionais e europeias;

Elaborar um relatório para o Conselho Municipal sobre as atividades realizadas, por (um mês antes do termo do prazo para a recolha de assinaturas).

 

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Inactive user | 26/11/2020

Vejo uma questão completamente diferente, nomeadamente a sensibilização para a iniciativa de cidadania europeia. Seria muito mais fácil para os cidadãos da UE estarem mais conscientes deste instrumento democrático. A União Europeia teria de fornecer muito mais informações ao público.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Inactive user | 30/12/2020

A iniciativa de cidadania europeia pode facilitar a pesquisa de iniciativas locais — A sua iniciativa de cidadania

0

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Inactive user | 24/02/2021

Caro/a todos,
gostaria de o informar sobre as novas medidas que, enquanto organizadores da Iniciativa de Cidadania Europeia, fizemos nesta matéria.Com a

iniciativa StopGlobalWarming.eu (Um preço do carbono para combater as alterações climáticas), lançámos «Mayors to stopglobalwarming.eu — Assembly of European Mayors to combate climate change through participative democracy» («Um preço do carbono para combater as alterações climáticas»).
Este é o evento italiano e a explicação do que estamos a fazer na Europa (a próxima nomeação será em 22 de março

— a anunciar brevemente) https://eumans.eu/mayors-stopglobalwarmingeu-italian-launch-and-next-steps — Com os promotores de outras iniciativas de cidadania europeia, enviámos uma carta à Comissária Věra Jourova (reunindo também os organismos e organizações da UE que têm o «poder de informação») para solicitar medidas ordinárias e extraordinárias de informação sobre iniciativas europeias de cidadania europeia — após a terceira extensão


das condições de recolha de assinaturas, não podemos negar mais a falta de sensibilização dos cidadãos europeus para o tema https://eumans.eu/its-time-ordinary-and-extraordinary-measures-participatory-democracy-european-union-letter-commissioner. Mais do que bem-vindo a juntar-se https://www.eumans.eu/eumans-weekly-meeting

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?