Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

A Iniciativa de Cidadania Europeia — uma ferramenta para suscitar as suas ideias em toda a UE! — A Suécia em foco

Atualizado em: 25/06/2021

Em 25 de maio, o terceiro dos 10 seminários sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) para 2021 teve lugar em linha e foi transmitido a partir da Suécia. Durante o evento, foi-nos dada uma panorâmica da forma como as ICE funcionaram para os cidadãos suecos. Ouvimos também os organizadores passados e presentes de ICE de toda a Europa, que partilharam as suas experiências sobre os processos envolvidos. O nosso moderador para o dia foi Bruno Kaufmann, embaixador da Iniciativa de Cidadania Europeia na Suécia, chefe das Relações Internacionais na Fundação Suíça para a Democracia e Copresidente do Fórum Mundial para a Democracia Direta Moderna. Uma mão constante para orientar os processos para garantir a certeza.

Para despoletar as coisas, fomos tratados para um questionário inadequado sobre a ICE e os instrumentos para a democracia participativa na Suécia. A participação demonstrou que uma grande parte dos telespetadores já tinha conhecimento da ICE e da sua finalidade. Encorajadores!

sw

Em nome da Representação da Comissão Europeia na Suécia, Therese DOMISCH abriu o debate, salientando a importância da participação ativa nos processos democráticos, tanto a nível local como europeu. «Não só é importante ser ativo quando se trata de tempo de eleição, mas também é importante ser ativo entre as eleições, para fazer ouvir a sua voz a todo o momento». Se tiver um tema de que é apaixonado e acreditar que pode ter impacto na vida de outros cidadãos, é aqui que a ICE pode ajudar.  A ICE permite que os cidadãos se reúnam, em todos os Estados-Membros da UE, para tentar influenciar a mudança no processo de elaboração das políticas da UE. E é esta cooperação partilhada que promove os ideais da UE.

Qual é o valor da ICE a nível nacional e da UE?

Silvia Kersemakers, da equipa de ICE da Comissão Europeia, falou sobre a forma como a ICE está no cerne da democracia europeia e permite o debate público. Permite que os cidadãos convidem a Comissão a introduzir legislação nos domínios da sua competência. O processo não é fácil e, com os prazos estabelecidos, a pandemia dificultou a recolha de assinaturas. Por conseguinte, a Comissão prestou assistência, prorrogando os prazos para a recolha de assinaturas durante este período. O lançamento de uma iniciativa de cidadania europeia pode parecer infrutífero, mas é certo que não está sozinho durante o processo. Há uma grande quantidade de recursos disponíveis para facilitar um pouco mais fácil para os organizadores, pelo que não tem medo de chegar, pois, tal como uma ICE, a cooperação e a comunicação que nos levam a avançar.

Peter Eriksson, antigo deputado ao Parlamento Europeu e antigo ministro sueco da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, observa que existe sempre uma longa tradição de envolvimento democrático indireto na Suécia, através de partidos políticos. Na Suécia, não existe um instrumento como a ICE a nível nacional. A ICE e o acesso que dá aos cidadãos suecos em termos de democracia participativa na Europa podem trazer mudanças positivas tanto a nível interno como em toda a UE.

Agora, para compreender os processos subjacentes a uma ICE, necessitará de informações, de boas informações e de muitos deles. Felizmente, Elisa Lironi, um perito do Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia, esteve à disposição para nos dar uma panorâmica deste fórum. Esta plataforma em linha foi concebida para ajudar os cidadãos a navegar nos processos envolvidos, prestando aconselhamento, apoio e informação de forma dinâmica. Está disponível em 24 línguas da UE.

O Fórum ICE organiza e acolhe webinários que todos podem assistir, cujas gravações podem ser consultadas através da secção «Learn». A maioria das consultas «Seek Advice» à plataforma dizem respeito aos aspetos jurídicos a ter em conta aquando do lançamento de uma iniciativa. As perguntas são respondidas rapidamente, para que os organizadores possam chegar ao importante trabalho! «Com efeito, das 11 iniciativas em curso, três foram lançadas com a ajuda da plataforma e da sua secção «Seek Advice».

Conselhos dos organizadores, passados e presentes

Zmary Garwal, coordenador da ICE HOUSING4ALL, explicou que a razão subjacente à iniciativa era a falta de habitação a preços acessíveis em todos os Estados-Membros da UE. Um dos aspetos mais difíceis desta iniciativa foi o estabelecimento de uma solução para a natureza diversa da propriedade imobiliária em toda a Europa. A ICE é um instrumento ideal para abordar esta questão devido à sua natureza transnacional, tendo permitido que a iniciativa interviesse em todos os Estados-Membros e ajudado a dar uma visão geral do que estava a acontecer em cada país.

swee

O processo foi afetado pelo Brexit e, após a perda de muitas assinaturas de cidadãos britânicos, os organizadores decidiram retirar a iniciativa. No entanto, este não foi o fim do caminho, uma vez que o Parlamento Europeu, de certo modo, assumiu mais de 80 % dos objetivos iniciais da iniciativa numa resolução. Zmary explicou que uma vasta rede de apoiantes cresceu desde a iniciativa inicial e que está atualmente em curso um projeto e uma rede de acompanhamento que abrangem vários países da UE. Tal deve servir de exemplo para todos, e não apenas para os organizadores: só porque não atingem o objetivo inicial, não é um fracasso, mas sim o início de uma viagem para grandes realizações!

A ICE « Fim da era da gaiola» é uma iniciativa que visa pôr termo à utilização de gaiolas na criação de animais através de legislação. Olga Kikou, seu organizador, explicou que as jaulas causam enorme sofrimento aos animais, limitando a sua circulação e a expressão de comportamentos naturais.

Em toda a Europa, registou-se um aumento da sensibilização e da preocupação com o bem-estar dos animais, e é esta a forma como a ICE surgiu. Depois de terem conseguido recolher quase 1,4 milhões de assinaturas, os organizadores reuniram-se com a Comissão e tiveram uma audição pública no Parlamento Europeu. O debate e a votação terão lugar durante a sessão plenária de junho do Parlamento Europeu e, até 30 de junho, espera-se que a Comissão emita a sua posição sobre esta iniciativa.

Ao longo do período de vigência da iniciativa, recebeu o apoio de mais de 170 ONG e federações. Para além do êxito da iniciativa, a utilização do instrumento ICE deu origem a uma maior sensibilização para a difícil situação dos animais de criação em gaiolas. Não foi um processo fácil e demorou muitos anos de trabalho árduo, mas existe agora uma luz no final do túnel, esperando-se que continue a ficar mais brilhante, indo além da iniciativa!

À medida que o evento se aproximava, chegou o momento de ouvir as experiências de um antigo organizador de uma iniciativa de cidadania local na Suécia, Victoria Barrsäter. Deu pormenores sobre a sua experiência na organização de uma iniciativa para salvar Västerås, um aeroporto regional, e sobre os seus desafios. Um dos elementos-chave de qualquer esforço é o planeamento. Antes de poder obter o número necessário de assinaturas, precisa de ter um plano sobre a forma de o fazer. A campanha de Victoria foi bastante feliz, uma vez que cerca de 80 % das pessoas que vivem na região queriam apoiá-la. Esta situação deu origem a um afluxo de assinaturas.

sweeded

Na Suécia, os cidadãos estão mais habituados a organizar-se no seio das associações, mas, quando existe um tema próximo do coração das pessoas, ficará completamente por trás. É o caso dos cidadãos suecos em toda uma série de questões, desde a condição de sem-abrigo até à luta contra a violência contra as mulheres.

Uma opção bem-vinda

A ICE na Suécia é seguramente encarada como um instrumento bem-vindo da democracia participativa e afeta as mudanças nas políticas próximas dos seus corações. Uma iniciativa de cidadania europeia é um esforço valioso que confere força aos cidadãos da UE, os ajuda a fazer ouvir a sua voz e a introduzir mudanças positivas na vida dos outros cidadãos. Como foi salientado ao longo do seminário, não está sozinho em nenhuma fase do processo e, ao contactar-nos, encontrar-lhe-ão muitas pessoas dispostas e ajudando-as a orientá-lo. Para mais informações, consulte o sítio Web da Iniciativa de Cidadania Europeia e o Fórum ICE. Boa sorte!

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?