Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Iniciativa de Cidadania Europeia: Luxemburgo em destaque

Atualizado em: 20/07/2021

Em 18 de junho de 2021, realizou-se em linha o 5.º evento nacional sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE). O evento centrou-se na ICE e noutros instrumentos participativos no Luxemburgo e partilhou experiências dos organizadores de ICE, mostrando de que forma este instrumento único no funcionamento democrático da UE pode afetar a vida dos cidadãos.

A ICE no Luxemburgo

Horst Heinzius, responsável pela comunicação para a representação da Comissão no Luxemburgo, deu as boas-vindas a todos os participantes e falou sobre o valor da ICE para os cidadãos e o seu impacto desde a sua criação. A ICE, no Luxemburgo, tem um elevado nível de assinaturas per capita, o que é encorajador e motivo de orgulho dos cidadãos. Em seguida, Horst referiu as palavras de Věra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelos Valores e Transparência, — «AEuropa está a mudar, o mundo está a mudar, a política europeia está a evoluir e as expectativas dos cidadãos europeus em matéria de participação democrática também estão a evoluir. À luz destas evoluções, as instituições europeias adotaram novos instrumentos para incentivar os cidadãos a participar nos processos democráticos».

Das respostas dos participantes ao questionário sobre a ICE, ficou claro que tinham mais do que conhecimentos de transmissão sobre o tema. Demonstrou que a ICE era algo que os participantes tinham não só conhecimento, mas também sentiram-se apaixonados.

Barbara Walentynowicz, da equipa da ICE da Comissão Europeia, destacou os bons resultados do questionário em linha e explicou as respostas a algumas perguntas difíceis durante o breve esboço da ICE e das suas 6 etapas. Partilhou igualmente alguns números encorajadores sobre as ICE atuais e bem-sucedidas. Por exemplo, sabia que foram apresentados 104 pedidos, dos quais 79 foram registados e 6 obtiveram mais de milhões de assinaturas? Existem 12 iniciativas em curso, pelo que, se quiser ajudar a apoiá-las, dirija-se à página ICE para mais informações.

b

Qual é o valor da ICE para a democracia participativa a nível nacional e da UE?

O painel abriu com Barbara, que destacou a ICE como um poderoso instrumento de democracia participativa. Recordou, no entanto, que se trata, antes de mais, de um instrumento de definição da agenda política. Existem outras vias à disposição dos cidadãos se uma ICE não se adequar aos seus objetivos, como petições, campanhas, a Conferência sobre o Futuro da Europa ou queixas ao Provedor de Justiça Europeu para citar alguns exemplos.

Christophe Lefèvre, membro do Comité Económico e Social Europeu, assinalou que é encorajador ver o apoio à iniciativa de cidadania europeia por parte da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Na maior parte dos casos, é difícil para os cidadãos abordar diretamente os salões de poder na Europa, embora esta seja uma das democracias mais abertas do mundo. A ICE permite uma linha mais direta para os decisores políticos e torna a comunicação entre a Comissão e o Parlamento mais eficiente de alguma forma. Lançar uma ICE significa que os organizadores receberão apoio, o que incentiva as pessoas a participar, uma vez que lhes dá a confiança e a convicção de que as suas vozes serão ouvidas. Trata-se de uma coisa verdadeiramente poderosa.

Philippe Ternes, perito em democracia participativa, observou que, enquanto cidadãos europeus, ainda estamos nos primeiros dias de compreensão do poder destes instrumentos. No que diz respeito à ICE, trata-se de facilitar o acesso à informação e maximizar a participação do público. Philippe apresentou uma ideia interessante sobre a utilização de uma aplicação para assinar facilmente ICE, partilhar informações sobre as mesmas e criar um sentimento de comunidade. Poderia reunir todas as partes interessadas nas ICE com um objetivo comum, reunindo mais pessoas que partilhem as mesmas ideias para ajudar a influenciar a mudança através da ICE. A Philippe referiu igualmente que os organizadores de ICE necessitam de um acesso mais fácil a apoio financeiro e, eventualmente, se for atingido um limiar definido de assinaturas (50.000), poderá ser prestado apoio financeiro. Ao mesmo tempo, tal ajudaria os organizadores a evitar o apoio financeiro de grupos de interesses especiais, o que poderia impedir uma campanha a longo prazo, uma vez que os seus interesses podem não se alinhar com a ICE.

l4

Durante a Q &A, foi colocada uma pergunta aos membros do painel sobre a recolha de números de identificação e os diferentes requisitos dos Estados-Membros em matéria de dados pessoais. Barbara explicou que os dois tipos de dados recolhidos são recolhidos em função da nacionalidade do apoiante (nome e número de identificação ou data de nascimento e endereço), necessários para a verificação das assinaturas, e descreveu a forma como a proteção de dados é primordial.

Porquê lançar uma ICE? O que pode alcançar? Dicas e sugestões para tirar o máximo partido da mesma

Rosalie van den Brink, de Voters Sem Fronteiras, apresentou uma panorâmica dos objetivos da sua iniciativa: eliminar os obstáculos ao voto livre e aberto, independentemente do Estado-Membro em que o cidadão reside. Atualmente, uma grande parte dos cidadãos da UE (quase 14 milhões!) não é capaz de participar nos processos democráticos nacionais quando residem noutro Estado-Membro. Além disso, vários países da UE recusam ativamente o direito de voto aos seus cidadãos se estes residirem no estrangeiro durante um certo período de tempo. A ponta da Rosalie para os organizadores que aspiram a esta iniciativa — informe-se e certifique-se de que conhece bem o tema, responde diretamente a situações, alarga a sua rede e mantém uma mente aberta, uma vez que não sabe/não pode prever onde a iniciativa de cidadania europeia o conduzirá!

ll

Dino Serafini, representante da ICE Stop! GlobalWarming.eu — Um preço do carbono para combater as alterações climáticas, fezeco dos sentimentos de Rosalie e afirmou que cada evento é uma excelente forma não só de aumentar a sensibilização, mas também de aumentar as atuais redes de ICE. A iniciativa «Stop! globalheating» visa introduzir um preço mínimo para as emissões de CO2 e abolir o atual sistema de licenças gratuitas para os poluidores da UE. Tal permitiria as receitas geradas para apoiar um futuro com baixas emissões de carbono e criar mais emprego verde. Dicas de Dino para uma ICE bem-sucedida: chegue a pessoas que partilhem as mesmas ideias e reforce a sua rede, esteja informado e preparado para iniciar a viagem.

Assya Kavrakova, diretora executiva do Serviço de Ação dos Cidadãos Europeus (ECAS), explicou o papel do Fórum da ICE enquanto plataforma cooperativa e multilingue que apoia os organizadores em todas as etapas do caminho. O Fórum também permite que os organizadores se reúnam e partilhem as suas experiências coletivas. Se é um organizador candidato, a secção «Learn» do Fórum pode ser uma verdadeira mina de informação. A secção «procurar aconselhamento» também é muito útil, uma vez que coloca os organizadores em contacto com peritos que responderão a perguntas sobre aspetos jurídicos ou processuais da ICE; este serviço é gratuito. Assim, embora a ideia de lançar uma ICE possa parecer delicada, com recursos como o Fórum ICE, a tua viagem acabou de se tornar mais fácil.

Cidadãos luxemburgueses em ação!

Patrick Vanhoudt, conselheiro económico principal do Banco Europeu de Investimento, observou que os cidadãos se veem confrontados com questões específicas e, por vezes, pragmáticas. No caso de Patrick, foi o facto de o Luxemburgo não ter tido acesso a cuidados de saúde a custos iguais. Utilizando os instrumentos disponíveis no Luxemburgo, Patrick conseguiu lançar uma iniciativa de cidadania nacional, que, após 4.500 assinaturas, conduziu a um debate no Parlamento. O debate daí resultante conduziu a uma revisão da política e, embora o trabalho prossiga, é encorajador constatar a existência de vias nacionais deste tipo.

O futuro da ICE?

Qual é a sua opinião sobre esta questão e sobre a ICE no seu conjunto? Há algo que desperta o seu interesse? Em caso afirmativo, porquê não participar nos debates e fazer ouvir a sua voz!

 

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?