Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

O primeiro Dia da ICE digital celebra realizações, sublinha a necessidade de melhorias

Atualizado em: 20/07/2021

O Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia, organizado anualmente pelo Comité Económico e Social Europeu, reúne novos ativistas e defensores de longa data da Iniciativa de Cidadania Europeia. Em circunstâncias normais, em 3 de junho de 2021, serão reservados comboios, voos e salas de conferência no Comité Económico e Social Europeu (CESE). No entanto, este ano, o Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia realizou-se totalmente em linha. Na 10.ª edição do evento, os participantes e oradores analisaram de forma crítica a lista de realizações da ICE, bem como os reveses e a margem para melhorias, como o seu impacto político e o seu valor para a democracia europeia.

A Democracia Internacional, o Serviço de Ação dos Cidadãos Europeus, a campanha ICE, Bertelsmann Stiftung e o Comité das Regiões Europeu são parceiros permanentes do evento, e tive a honra de moderar a sessão de abertura de alto nível em nome da Democracy International e dos parceiros permanentes. A sessão de abertura deste ano incluiu Christa Schweng, presidente do Comité Económico e Social Europeu, e Pedro Silva Pereira, vice-presidente do Parlamento Europeu responsável pela democracia europeia e a ICE. Věra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelos valores e transparência, apresenta uma mensagem vídeo.

ECI day2

Crédito: CESE 2021

Os oradores refletiram sobre a evolução da iniciativa de cidadania europeia desde o seu lançamento em 2012, com destaque para o impacto das iniciativas, inspirando o tema deste ano do Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia «Capacitar os cidadãos para o futuro da Europa». Em 2021, entraram em vigor os dois primeiros atos legislativos motivados pelas ICE: a Diretiva Água Potável, influenciada pela iniciativa Right2Water, e a transparência da avaliação dos riscos da UE no regulamento relativo à cadeia alimentar, que dá seguimento à iniciativa relativa à proibição do glifosato. Embora outra iniciativa bem-sucedida «Minority Safepack» não tenha recebido uma resposta positiva da Comissão este ano, Christa Schweng reiterou que é necessário reforçar o diálogo e que a Comissão deve explicar exaustivamente as razões para não tomar medidas.

No entanto, as iniciativas podem ainda inspirar a legislação da UE no futuro, independentemente de serem ou não bem-sucedidas. O Ato tarifário único de comunicação sobre a abolição das taxas de itinerância, lançado em 2012, que não foi bem sucedido em termos de assinaturas, ativou a legislação da UE que entrou em vigor em 2017 e constitui um excelente exemplo da forma como as ideias dos cidadãos podem ter um impacto político no futuro da Europa. A Sra. Jourová também reconheceu este facto na sua declaração vídeo, ao admitir que são necessários tempo para que os resultados tangíveis das iniciativas se materializem devido à natureza do processo decisório da UE, mas que vários elementos de tais iniciativas também tenham sido objeto de acompanhamento não legislativo.

Silva Pereira congratulou-se com a evolução positiva das regras da ICE, incluindo a simplificação e a flexibilidade na assinatura e lançamento de uma ICE. Tanto a Sra. Schweng como o Sr. Silva Pereira concordaram que o novo regulamento oferecia mais oportunidades, e Christa Schweng salientou, em particular, a forma como o período de exame mais longo, de 3 a 6 meses, constitui uma oportunidade para realizar debates mais amplos sobre as iniciativas. No entanto, o Sr. Silva Pereira manifestou a sua insatisfação com o número de iniciativas bem-sucedidas e reiterou que as ICE bem-sucedidas devem ser levadas a sério e ver um seguimento adequado.

Entretanto, a iniciativa «Fim da era da gaiola» recebeu a sua resposta da Comissão, que anunciou positivamente que a UE aceitará a proposta da iniciativa e se comprometa a pôr termo à criação em gaiolas. Até ao final de 2023, será apresentada uma proposta legislativa para eliminar progressivamente e, eventualmente, proibir a utilização de gaiolas em todos os animais de criação mencionados na iniciativa. Trata-se de um passo positivo para a ICE e de uma indicação clara de onde as iniciativas podem ter um impacto direto na política!

É ainda necessário prosseguir o diálogo no âmbito da ICE para reforçar a ligação entre os organizadores e as instituições da UE. No painel de debate, perguntei aos oradores sobre que outras vias de diálogo existem, tendo respondido que a participação dos parlamentos nacionais é uma via de abertura do diálogo que pode conduzir a um maior impacto da iniciativa. Outra sugestão para melhorar o diálogo é envolver mais os organizadores nas atividades da Comissão que têm lugar no domínio da sua ICE, após a Comissão ter emitido o seu parecer inicial. Além disso, os debates sobre a ICE no Parlamento Europeu acrescentam mais visibilidade e significado político às iniciativas.

Relativamente às questões relativas ao papel da ICE na Conferência sobre o Futuro da Europa, Christa Schweng concordou que a Conferência deveria avaliar as opções disponíveis para a participação dos cidadãos da UE, incluindo a ICE, e se é necessário melhorá-la ou acrescentar instrumentos adicionais.

De um modo geral, a sessão de abertura da 10.ª edição do Dia da ICE permite que os amigos da ICE, juntamente com os principais membros das instituições da UE, se reúnam para analisar e analisar os êxitos da ICE, incluindo o novo Regulamento ICE e a nova legislação da UE inspirada nas ICE, os reveses da ICE, incluindo a falta de sensibilização e de impacto político, e o caminho a seguir, incluindo a Conferência sobre o Futuro da Europa. Os participantes e os oradores concordam: a ICE exigirá um investimento ainda maior no futuro para fazer face às suas fraquezas em termos de impacto político e de sensibilização, bem como para promover os seus pontos fortes em termos de participação dos cidadãos na UE.

Aguardamos com expectativa a oportunidade de voltar a reunir-se presencialmente no próximo ano para o 10.º aniversário da ICE!

Todos os relatórios e apresentações do Dia da ICE 2021 são publicados aqui.

Daniela

Participantes

Daniela Vancic

Daniela Vancic é gestora de programas europeus da Democracy International, uma ONG que promove uma maior participação dos cidadãos na tomada de decisões políticas, com experiência da iniciativa de cidadania europeia desde a sua criação. Daniela tem quatro anos de experiência de realização de campanhas e de criação de redes de contacto, tendo nos últimos três anos realizado as campanhas europeias da Democracy International. Daniela trabalhou amplamente na Iniciativa de Cidadania Europeia, desde a oferta de aconselhamento aos organizadores em matéria de campanhas e angariação de fundos, à defesa de uma aplicação mais rigorosa do regulamento da ferramenta, até à divulgação do instrumento aos cidadãos.

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.