Os jornalistas funcionam como guardiões das nossas democracias, mas em toda a Europa enfrentam ameaças, pressões políticas e vigilância por fazerem apenas o seu trabalho. A nossa iniciativa «Não stresse a imprensa: Proteger o quarto pilar da democracia» solicita à UE que tome medidas para proteger a independência dos meios de comunicação social.
Queremos garantir que os reguladores dos meios de comunicação social estejam livres de influência política, protejam os jornalistas do assédio e da espionagem e financiem meios de comunicação social independentes para que possam sobreviver e relatar a verdade.
A alteração proposta ao Regulamento Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA) é um mecanismo de resposta rápida da UE, como a criminalização do assédio e das agressões por parte de intervenientes públicos e privados, para combater rapidamente quaisquer ataques à liberdade de imprensa. Propomos igualmente a igualdade de financiamento dos meios de comunicação social independentes, a fim de obter recursos para divulgar a verdade e notícias fiáveis. Apoiar esta iniciativa não é apenas ajudar os jornalistas, é defender a democracia, a transparência e o direito de todos os europeus a conhecerem a verdade.
As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.

Deixar um comentário
Comentários