Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

A ICE enquanto adolescente — o que está no futuro?

Atualizado em: 11/10/2022

Há dez anos, foi lançada uma nova era na história da participação dos cidadãos com a introdução da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE), um instrumento transfronteiriço único, que atualmente serve de exemplo inspirador de democracia participativa. Nesses dez anos, foram lançadas 90 ICE por mais de 800 cidadãos, que recolheram mais de 16 milhões de assinaturas em toda a UE. No entanto, muito poucas destas ICE conseguiram recolher o milhão de assinaturas necessário e ainda menos obtiveram uma resposta positiva da Comissão.

A edição de 2022 do Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia, organizada, como em anos anteriores, pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE) em 2 de junho, reuniu cerca de 200 participantes nas instalações do CESE e cerca de 100 participantes em linha, celebrando uma década de iniciativas de cidadania europeia, fazendo um balanço das realizações e dos desafios, ao mesmo tempo que aguarda com expectativa o futuro. Os oradores e ativistas traçaram um quadro heterogéneo, com alguns êxitos notáveis que se mantêm lado a lado com lacunas e fragilidades (impacto, acessibilidade e visibilidade), indicando que uma ICE com maior impacto seria também mais popular.

Olhando para trás nos últimos dez anos da Iniciativa de Cidadania Europeia, os participantes aprenderam os seus êxitos e desafios e refletiram em conjunto sobre a forma de preparar a ICE para os próximos dez anos e mais além. No âmbito do Ano Europeu da Juventude, foi dada especial atenção à participação dos jovens na ICE, com vista a apresentar sugestões sobre o que poderia ser feito para os incentivar a aproveitar esta oportunidade e a fazer ouvir a sua voz no processo de elaboração das políticas da UE.

O CESE organizou uma conferência anual do Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia desde o lançamento do instrumento ICE em 2012. Este evento de grande visibilidade, reconhecido a nível interinstitucional e valorizado pelas partes interessadas na ICE, constitui uma oportunidade para apresentar e analisar os mais recentes desenvolvimentos relacionados com a ICE e para que os organizadores de ICE e as partes interessadas possam trabalhar em rede.

Na sessão de abertura, vários oradores de alto nível partilharam as suas ideias, com a presidente do CESE, Christa Schweng, sublinhando que, embora tenhamos adquirido alguma experiência nestes 10 anos de existência da ICE, ainda temos de aprender, melhorar e garantir que a ICE tem o lugar que merece no processo institucional da UE. Anunciou igualmente a decisão do CESE de tomar posição sobre as iniciativas pertinentes bem sucedidas antes de a Comissão Europeia lhes responder efetivamente.

Dubravka Šuica, vice-presidente da Comissão, salientou a ligação com a Conferência sobre o Futuro da Europa, destacando a ICE como um «exemplo da capacidade das instituições para se adaptarem, mudarem e melhorarem a nossa colaboração com os cidadãos». O deputado Helmut Scholz salientou que «os cidadãos não são o objeto, mas sim o tema da democracia nas nossas sociedades, e os temas da democracia devem ter o direito de decidir e influenciar a elaboração de políticas».

Tendo em conta o número bastante reduzido de iniciativas bem sucedidas e de respostas positivas da Comissão Europeia, um dos seminários do evento incidiu sobre o êxito de várias ICE recentes. Os seus iniciadores concordaram que, na ausência de recursos financeiros substanciais para as campanhas, cujo custo estimavam em cerca de 300 000 EUR, o apoio das ONG ou das redes de ONG era fundamental para o êxito da iniciativa. As pessoas confiam neles, salientaram, e porque confiam neles, estão mais dispostas a assinar e a fornecer os dados pessoais e as informações exigidas aos signatários pelas autoridades dos Estados-Membros.

Um orador do Dia da ICE, em particular, Bruno Kaufmann, afirmou algo que gostaria de partilhar convosco: «A ICE faz parte desta realidade dinâmica e capacitante. É também uma fonte de inspiração para as pessoas de todo o mundo. Ao defender a democracia num momento crítico em que a democracia está sob pressão em todo o lado, fizemos história — e receio, mas também espero, que possamos ser chamados a fazer mais história nos próximos anos, em nome da Europa e em nome da democracia.»

 

Tudo o melhor para os teus anos de adolescência, ICE!

 

 

Kinga Joó, President of the EESC´s ECI ad hoc Group

Participantes

Kinga Joó

Presidente do Grupo Eventual para a ICE do Comité Económico e Social Europeu.

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

hanna baker | 21/06/2023

It's inspiring to see how the European Citizens' Initiative (ECI) has shaped participatory democracy over the past decade. While there have been challenges in collecting the required signatures and obtaining positive responses from the Commission, the recent ECI Day highlighted both successes and areas for improvement. The involvement of young people in the ECI was emphasized, encouraging their active participation in EU policy-making. The event also emphasized the importance of NGOs and networks in supporting successful initiatives. Let's continue to empower citizens and stand up for democracy, making history for Europe and democracy worldwide.

Hanna baker

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Samantha Smith | 14/07/2023

Há dez anos, teve início uma nova era de participação dos cidadãos na história com a implementação da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) — um instrumento transnacional único que serve de exemplo inspirador de democracia participativa. Ao longo da última década, foram lançadas 90 ICE, com mais de 800 cidadãos a recolher mais de 16 milhões de assinaturas de toda a UE. No entanto, apenas algumas destas iniciativas de cidadania europeia conseguiram recolher o milhão de assinaturas necessárias, tendo ainda menos recebido uma resposta positiva da Comissão.

Em 2022, por ocasião do Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia, realizado em 2 de junho pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE), cerca de 200 participantes reuniram-se presencialmente, tendo outros 100 participado em linha. Este evento marcou uma década de iniciativas de cidadania europeia, avaliando as realizações e os desafios e olhando simultaneamente para o futuro. Os oradores e ativistas apresentaram uma imagem heterogénea, destacando tanto os êxitos notáveis como as lacunas (em termos de impacto, acessibilidade e visibilidade), indicando que uma iniciativa de cidadania europeia mais eficaz seria também mais popular.

Refletindo sobre os últimos dez anos de implementação das Iniciativas de Cidadania Europeia, os participantes aprenderam os seus êxitos e desafios, ponderando simultaneamente a forma de assegurar que a ICE continua a ser pertinente para a próxima década e para além desta década. Durante os Anos Europeus da Juventude, foi dada especial atenção à participação dos jovens na Iniciativa de Cidadania Europeia, com o objetivo de apresentar propostas sobre a forma de incentivar os jovens a aproveitar esta oportunidade e assegurar que as suas vozes sejam ouvidas no processo de elaboração de políticas da UE.

 

Consideração

Samantha Smith

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?