Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Regulamentar as redes sociais e as novas redes digitais com classificação etária

Autor/Autora: Inactive user |
Atualizado em: 15/10/2021 |
Número de visualizações: 685

Boa tarde,

 

Queria participar no fórum porque me tinha voltado a abordar uma questão que me preocupa enquanto pai, e não sabia onde poderia ser apresentada uma iniciativa de cidadania neste domínio. Gostaria de receber aconselhamento sobre se se trata realmente de um tema nesta plataforma.

 

Cheguei à ideia, agradeço antecipadamente:)

 

Objetivo:

Assegurar que os conteúdos consumidos por cada faixa etária dos cidadãos da União Europeia são adequados, com especial destaque para os mais pequenos. 

 

Proposta:

Um dos principais problemas atuais das crianças é a sua exposição nas redes sociais. Temos não só problemas de dependência, mas também problemas de depressão, mercantilização, hipersexualização, etc. 

Pode ser ingénuo pensar que, nas próximas décadas, a solução para estes problemas está apenas nas mãos dos pais. Devido ao facto de a utilização das novas tecnologias estar cada vez mais enraizada na sociedade, é inevitável que as crianças tenham cada vez mais acesso aos conteúdos digitais. 

A fim de alinhar a regulamentação com a evolução destas tecnologias, é, por conseguinte, necessário regulamentar os conteúdos a que têm acesso os mais jovens e os mais vulneráveis. Isto faz todo o sentido, uma vez que a maioria dos meios de comunicação social audiovisual já dispõe de regulamentação específica no mesmo domínio. Por exemplo, os jogos de vídeo são certificados como PEGI (Pan-European Game Information) ou os filmes têm um sistema de classificação etária variável em função da geografia. 

Por conseguinte, propomos que todos os criadores de conteúdos das redes sociais com fins lucrativos sejam classificados de acordo com o tipo de conteúdos que publicam e que as redes sociais impeçam que esses conteúdos cheguem a menores com menos de idade. 

Para o efeito, as redes sociais devem, de alguma forma, ser obrigadas a praticar um KYC simples junto dos seus utilizadores, a fim de ter a certeza da idade daqueles que veem os conteúdos. Por outro lado, os criadores de conteúdos seriam classificados de acordo com parâmetros semelhantes aos utilizados nos videojogos e filmes, com especial ênfase nos seguintes dados:

 

Utilização de imagens sexuais

Estereotipagem ou estereotipia do corpo humano 

— Violência 

insultos e vocabulário inadequado 

Comercialização e publicidade de produtos 

Não dizemos que este conteúdo deva ser proibido. Não é esta a questão de saber se o conteúdo erótico é ou não adequado. O que importa é decidir em que idade cada coisa pode ser vista. 

Por exemplo, uma criança de 5 anos não deve ser alvo de uma campanha de marketing através de influenciadores em determinados canais. Ou talvez com 7 anos de idade, é demasiado cedo para ver conteúdos que possam ajudar esta hipersexualização das crianças. 

Se um criador de conteúdos quiser ter algumas publicações dedicadas a todos os públicos e outras mais adequadas para adultos, seria mais adequado dispor de canais separados e, para cada um desses canais, ter a classificação etária mais adequada.

 

0
Votar

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

Inactive user | 23/10/2021

Há alguém que possa dar alguma luz sobre esta questão é algo que vale a pena começar a trabalhar como um iniciador?

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Forum Team | 26/10/2021

Ex.mo Senhor Jordi Nebot Carda,

Muito obrigado por partilhar a sua ideia sobre o Fórum. Fazemos uma leitura com grande interesse.

Para responder à sua pergunta, solicito a V. Ex.ª que submeta a sua pergunta, a título de pergunta, à função «SeekAdvice» do Fórum. Ao fazê-lo, os juristas poderão fornecer-lhe uma resposta adaptada à pergunta.

Queira informar-nos se tem outras perguntas ou comentários a este respeito!

Tudo o melhor,

Equipa do Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Inactive user | 30/10/2021

Olá,

Não creio que o regulamento baseado na idade seja adequado. Uma vez que uma regulamentação deste tipo também pode ser facilmente contornada, também não faz sentido.

Pelo contrário, na minha opinião, é necessário fornecer informações nas escolas, seja através de financiamento dos Estados-Membros da UE ou da própria UE. As crianças e os adolescentes precisam de ser informados sobre os riscos associados à utilização das redes sociais. Só será possível resolver este problema através da educação. A regulamentação e as proibições não se enquadram numa UE liberal.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Jenni Carbone | 22/02/2023

Os sistemas de classificação etária são uma solução que pode ajudar os pais a gerir melhor o tipo de conteúdos a que os seus filhos estão expostos em linha.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Hasan Zaheer | 14/12/2023

Este artigo apresenta uma proposta positiva e sensata para dar resposta às preocupações relacionadas com a exposição das crianças a conteúdos inadequados nas redes sociais. A sugestão de classificar os criadores de conteúdos e de aplicar restrições adequadas à idade está em consonância com a regulamentação existente noutros meios de comunicação social, proporcionando uma solução prática. A ênfase na responsabilização através de um processo de KYC acrescenta um nível de segurança, tornando-o uma abordagem ponderada e construtiva para proteger os jovens utilizadores em linha. Para uma experiência realista de jogos de futebol, é necessário experimentar o jogo móvel da FIFA.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?