Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Vamos tornar o imposto sobre a riqueza uma realidade: apelo urgente a uma maior justiça social e climática

Atualizado em: 24/07/2024

Apoiar um imposto sobre os ricos para gerar receitas para as políticas sociais, a transição ecológica e a cooperação para o desenvolvimento!

Dois meses e meio - é todo o tempo que nos resta para termos a oportunidade de transformar o imposto sobre a riqueza europeu de uma visão em realidade. A urgência é palpável: a nossa iniciativa de cidadania europeia, que visa tributar equitativamente os ultra-ricos para financiar a transição ecológica e social, já recolheu mais de 250 000 assinaturas. Mas o tempo está a esgotar-se. Cada dia torna-se cada vez mais precioso à medida que nos esforçamos para alcançar nosso objetivo final de um milhão de assinaturas. Felizmente, o ímpeto a favor da tributação dos ricos parece estar crescendo. Mas antes de mergulharmos nisso, vamos revisitar a questão central: Porque é que precisamos realmente de um imposto europeu sobre a riqueza?

Justiçasocial e climática: Os dois lados da mesma moeda

Acreditamos que a maior parte dos sistemas fiscais na Europa favorecem deliberadamente os mais ricos, criando uma norma de privilégios implícitos. Em quase todos os países europeus, a carga fiscal sobre os indivíduos mais ricos tem diminuído constantemente ao longo do tempo. Nos últimos trinta anos, os impostos sobre a riqueza foram abolidos em todos os países da UE, com exceção de um, a Espanha, onde ainda existe um imposto federal sobre a riqueza.

Os cidadãos estão na vanguarda da experiência e do testemunho destas desigualdades crescentes. De acordo com o inquérito Eurobarómetro sobre equidade e desigualdade, 81 % da população considera que as disparidades de rendimento no seu país são demasiado grandes e 78 % considera que o seu governo deve fazer mais para combater estas desigualdades. Chegou o momento de inverter esta tendência, não só em prol da democracia, mas também da eficiência económica.

Blow up airplane with "tax the rich" on the side next to a man wearing a pilot outfit and hat

Simultaneamente, a União Europeia enfrenta o desafio premente das alterações climáticas. Com base na Avaliação Europeia dos Riscos Climáticos, a Europa está a aquecer duas vezes mais rapidamente do que a média mundial, conduzindo a fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes que afetam de forma desproporcionada as populações mais vulneráveis. Paradoxalmente, estes grupos são os que menos contribuem para as emissões de gases com efeito de estufa. Os 1% mais ricos a nível mundial emitem mais CO2 do que os 66% mais pobres, que são os mais afectados pelas alterações climáticas. É evidente que a justiça climática não pode ser alcançada sem justiça social. Precisamos urgentemente de reequilibrar a responsabilidade para assegurar uma transição climática justa e democrática.

Um imposto sobre a riqueza geraria receitas significativas para financiar as políticas sociais, a transição ecológica e a cooperação para o desenvolvimento. A transição da Europa para uma economia neutra em carbono e o cumprimento dos seus objetivos climáticos até 2030 exigirão enormes investimentos, estimados pela Comissão Europeia em 260 mil milhões de euros adicionais por ano. Embora estes números possam, com razão, parecer enormes, na verdade são menos do que um imposto sobre os ultra-ricos poderia produzir.

Cardbox with "tax the rich" on the side filled with coins

De facto, um estudo publicado em abril de 2024 pela Oxfam revelou que os governos da UE estão a perder mais de 286 mil milhões de euros por ano ao não tributar proporcionalmente os europeus mais ricos. Este montante é comparável ao PIB da Finlândia e representa 33 milhões de euros em receitas fiscais não cobradas por hora. Um imposto sobre a riqueza é não só necessário, mas também justo, assegurando que os encargos da transição ecológica não caem, em média, sobre os agregados familiares pobres.

Da visão à ação: Preparar o caminho para um imposto europeu sobre a riqueza

Este contexto levou-nos a lançar uma iniciativa de cidadania europeia, um instrumento notável que permite a um milhão de cidadãos da UE solicitar à Comissão Europeia que proponha nova legislação sobre uma questão específica. Formámos um grupo de organizadores de sete Estados-Membros, que engloba várias formações políticas, sindicais e da sociedade civil, bem como associações de milionários. Entre os principais signatários contam-se:

  • Paul Magnette (líder do Partido Socialista - Bélgica)
  • Aurore Lalucq (deputada ao Parlamento Europeu, Place Publique – França)
  • Thomas Piketty (Economista – França)
  • Marlène Engelhorn (Multimillionaire, Tax Me Now – Áustria)
  • Lars Koch (Secretário-Geral da Oxfam Dinamarca)
  • László Andor (Secretário-Geral da FEPS – Hungria)
  • Conny Reuter (coordenador mundial da Aliança Progressista – Alemanha)
  • Patrizio Lainà (economista-chefe da Confederação Finlandesa dos Profissionais STTK – Finlândia)

Paul Magnette and Aurore Lalucq present in front of the European Commission before submitting the European Citizens' Initiative

Paul Magnette e Aurore Lalucq presentes perante a Comissão Europeia antes de apresentarem a Iniciativa de Cidadania Europeia.

O nosso primeiro desafio foi conseguir que a Comissão aceitasse a nossa iniciativa. Para isso, colaborámos com vários especialistas para desenvolver um argumento jurídico robusto e detalhado. Depois de mais de um mês de espera, a Comissão concordou em registar o nosso projeto, o que é um passo importante e encorajador, sinalizando que a realização é possível com uma ampla mobilização dos cidadãos. Tal como estabelecemos o imposto mínimo sobre as multinacionais e o imposto sobre os superlucros a nível europeu, temos agora um caminho claro para exigir a aplicação de um imposto sobre a riqueza aos indivíduos para uma maior justiça social e climática.

Chegou a hora: Capitalizar o apoio crescente a um imposto sobre a riqueza

Felizmente, o contexto actual está claramente a nosso favor e a proposta que defendemos está a ganhar terreno no debate público. Responde a numerosos apelos recentes de cidadãos, da sociedade civil, de economistas, cientistas e até de representantes eleitos.

Mesmo antes de a nossa iniciativa ter sido apresentada, mais de 130 deputados ao Parlamento Europeu, apoiados por numerosos economistas como Joseph Stiglitz e Gabriel Zucman, tinham apelado à implementação de um imposto internacional progressivo sobre a riqueza extrema através de um artigo de opinião publicado nos meios de comunicação social franceses Le Monde e assinado por cada um deles. Desde então, o ímpeto cresceu e a opinião pública parece cada vez mais convencida da necessidade de tal imposto.

Raphaël Glucksmann (French MEP), Paul Magnette, and Aurore Lalucq distributing flyers in Charleroi, Belgium, accompanied by volunteers.

Raphaël Glucksmann (deputado francês), Paul Magnette e Aurore Lalucq (deputado francês) distribuem folhetos em Charleroi, Bélgica, acompanhados por voluntários.

Pesquisas recentes realizadas pela Ipsos para a Earth4All mostram o crescente apoio público a uma grande reforma tributária. Os resultados mostram que 68% dos inquiridos em 17 países são agora a favor de um imposto sobre a riqueza como meio de financiar mudanças significativas na nossa economia e modo de vida, com apenas 11% a oporem-se. A ideia de tributar os ultra-ricos chegou mesmo ao G20, onde vários países o apoiam, a começar pelo Brasil, que a tornou uma das suas prioridades como parte da sua presidência em 2024.

Na Europa, temos beneficiado do trabalho de organizações parceiras que progressivamente colocaram esta questão na vanguarda dos debates. Por exemplo, no início de abril de 2024, a Oxfam, a Avaaz e a WeMove Europe lideraram conjuntamente uma ação utilizando um jato privado insuflável em frente ao Parlamento Europeu para protestar contra a inação da UE em relação aos «maiores e mais ricos poluidores da Europa». Estas mobilizações, juntamente com numerosas conferências e seminários sobre o desenvolvimento de uma tributação mais justa, atraem a atenção dos meios de comunicação social e do público. Este interesse é crucial, uma vez que nos ajuda a divulgar a nossa iniciativa junto de um público mais empenhado e receptivo. 

Avaaz, WeMove Europe and Oxfam, alongside a group of climate activists, land a private jet outside the European Parliament during a plenary session on April 11, 2024.

A Avaaz, a WeMove Europe e a Oxfam, juntamente com um grupo de ativistas climáticos, desembarcam um jato privado fora do Parlamento Europeu durante uma sessão plenária em 11 de abril de 2024.

Tanto online, através de boletins informativos e redes sociais, como offline, através de campanhas de rua, cabe-nos agora tirar partido do contexto e recolher o maior número possível de assinaturas.

Junte-se ao movimento: Ajude-nos a alcançar um milhão de assinaturas!

Para sermos bem-sucedidos, precisamos de recolher mais de 800 000 assinaturas adicionais em toda a Europa até 9 de outubro. Este objetivo pode parecer ambicioso, mesmo fora do alcance de alguns, mas é inteiramente exequível se conseguirmos mobilizar a opinião pública — todos aqueles que apelam a uma maior justiça orçamental, social e climática.

Desde o primeiro até ao último dia desta iniciativa, procurámos e continuaremos a construir a mais ampla coligação possível de políticos, sindicatos, ONG e membros da sociedade civil. Só em conjunto poderemos transformar esta iniciativa numa importante vitória popular e cívica.

Raphaël Glucksmann (French MEP), Aurore Lalucq, and Paul Magnette canvassing door-to-door in Charleroi, Belgium, to promote the European citizens' initiative.

Raphaël Glucksmann (deputado ao Parlamento Europeu francês), Aurore Lalucq e Paul Magnette, em Charleroi, Bélgica, para promover a iniciativa de cidadania europeia.

Pronto para agir? Comece por assinar a Iniciativa de Cidadania Europeiae, em seguida, convide os seus amigos e familiares a fazerem o mesmo e partilhe-a nas suas redes sociais ou através de qualquer outro meio à sua disposição!

Aproveitemos esta oportunidade para exigir uma maior justiça social e climática na Europa! Vamos tornar o imposto sobre a riqueza uma realidade!

Assine a iniciativa aqui: https://eci.ec.europa.eu/038/public/?lg=pt

Saiba mais sobre a iniciativa aqui: https://www.tax-the-rich.eu 

 

Author of Blog Post - Gauther Hansel

Participantes

Gauthier Hansel

Gauthier Hansel defende ativamente a iniciativa de cidadania europeia intitulada «Taxing great wealth to finance the ecological and social transition» [Tributar a grande riqueza para financiar a transição ecológica e social]. É mestre em comunicação política e representação de interesses pela Universidade Livre de Bruxelas e sempre foi particularmente sensível às questões de justiça social, o que o levou a integrar a equipa da ICE em março de 2024.

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.