Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Iniciativa de Cidadania Europeia: Dialogar com os cidadãos na Democracia Alive! Festival em Texel, Países Baixos

Atualizado em: 09/05/2019

A equipa da Iniciativa de Cidadania Europeia visitou o Texel no âmbito da iniciativa de cidadania europeia de três anos, lançada no ano passado. Desde então, o espetáculo já visitou a Bulgária, a Lituânia, a Polónia, a República Checa, a França, Portugal, a Áustria, Malta e a Roménia.

A Democracia Alive! Festival celebra a democracia europeia!

A equipa da Iniciativa de Cidadania Europeia aderiu à Democracia Alive! Festival, um evento de três dias destinado a reunir decisores políticos, sociedade civil organizada, empresas, sindicatos, influenciadores, ativistas e, sobretudo, cidadãos para participarem na celebração da democracia europeia.

Sensibilização para a Iniciativa de Cidadania Europeia no Pavilhão «democratizar a Europa»

 

A equipa da Iniciativa de Cidadania Europeia deu as boas-vindas aos visitantes do Pavilhão «democratizar a Europa», partilhando o espaço com a Representação da Comissão Europeia em Haia e outras organizações, nomeadamente Netwerk Democratie, Commons Network, a Embaixada do Mar do Norte e Alternativas Europeias.

A equipa organizou duas atividades durante o festival: um seminário («Como promover a sua iniciativa de cidadania europeia e encontrar parceiros para a sua campanha?»)e um questionário («Teste o seu conhecimento da iniciativa de cidadania europeia!»). Durante estas atividades, os visitantes do festival demoraram o tempo a debater ideias e a partilhar experiências sobre a democracia participativa e a Iniciativa de Cidadania Europeia.

Durante o seminário, o debate centrou-se nos seguintes aspetos: principais perspetivas, objetivos, desafios, soluções e medidas a tomar.

O grupo levantou algumas questões e contributos valiosos:

 

  • Como encontrar sete pessoas para formar o comité e começar a elaborar uma proposta?

Os participantes definiram esta questão como uma das questões mais exigentes. Salientaram a importância do Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia, enquanto plataforma onde os cidadãos podem encontrar a ajuda de que necessitam para encontrar parceiros interessados na mesma causa que recebem aconselhamento especializado para o processo de redação. O grupo considerou este espaço muito útil para construir uma parceria estratégica para levar a cabo a sua iniciativa.

  • Que questões podem ser objeto de uma iniciativa de cidadania europeia?

Um elemento-chave debatido entre os participantes foi a importância de selecionar cuidadosamente uma questão e de analisar as «melhores práticas» adotadas por alguns países sobre esse tema específico. Salientaram, a título de exemplo, que uma eventual iniciativa em matéria de cuidados de saúde poderia ser elaborada com base nos sistemas de saúde mais bem sucedidos na UE. Todos concordaram que a partilha de experiências e ensinamentos retirados é a melhor forma de elaborar uma proposta forte e significativa.

  • Como angariar fundos e encontrar tempo para levar a cabo uma campanha?

Os participantes centraram igualmente a sua atenção em dois desafios relevantes: dinheiro e tempo. Como disseram: «A realização de uma campanha exige recursos financeiros e temporais consideráveis» e «Aumentar o dinheiro a nível local para algo que se passa longe, a nível da UE, é difícil». Alémdisso, as pessoas que trabalham a tempo inteiro dificilmente conseguem encontrar tempo para se dedicarem a esta iniciativa. Após um brainstorming interessante, apresentaram as seguintes ideias:

  • apoiando-se numa rede sólida de ONG e organizações locais que, muitas vezes, operam tanto a nível local como internacional;
  • designar um trabalhador a tempo inteiro em cada organização exclusivamente responsável pela gestão da iniciativa;
  • criar um «lóbi dos cidadãos» destinado a apoiar as suas iniciativas e a identificar as melhores práticas nos sistemas legislativos dos outros países.

Em conclusão, os participantes salientaram que o êxito de uma iniciativa depende fortemente da escolha de um tema relevante, o que pode suscitar um interesse não só a nível local, mas também a nível da UE. Encontrar o tema certo atrairá a atenção de mais cidadãos e contribuirá para a sua promoção através das fronteiras europeias.

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.