Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Confiaria num Influenciador para falar pela sua causa?

Autor/Autora: Equipa do Fórum ICE |
Atualizado em: 26 November 2025 |
Número de visualizações: 4836

No que diz respeito às campanhas, os influenciadores podem ser agentes de mudança ou quebra-jogos. Algumas ICE ganharam milhares de assinaturas depois de serem partilhadas por criadores de conteúdos, artistas pop ou até presidentes. Outros se viram incompreendidos ou arrastados para debates políticos. Como mostra o novo artigo Por que os influenciadores e os líderes de opinião podem criar ou quebrar a sua ICE, o poder de influência é inspirador e arriscado.

Confiaria num influenciador para representar a sua mensagem ou preferiria confiar na sua própria rede? Onde as campanhas devem traçar a linha entre a visibilidade e a autenticidade?

Diga-nos o que pensa até 15 de dezembro de 2025 e seja o próximo participante convidado para um dos nossos próximos eventos com organizadores de ICE e conselheiros do Fórum bem-sucedidos!
 

2
Votos

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

Equipa do Fórum ICE | 07 November 2025

Para ser selecionado, o participante do Discussão deve:


- Oferecer um contributo relevante e ponderado que responda claramente à questão de discussão;

Manter um tom construtivo e respeitoso, contribuindo para um diálogo genuíno;

Partilhar ideias que possam inspirar ou informar outros organizadores de ICE;

- Expressar-se de forma clara e empenhada, mostrando que podem representar as perspetivas dos cidadãos num contexto público;

- PONTOS BONUS: Traga informações ou experiências originais, e não apenas opiniões — idealmente a partir da sua própria campanha ou observação.

 


 

Utilizador do Fórum ICE  | 22 November 2025

Eu acho que os influenciadores são uma das formas mais eficazes de obter um público e assinaturas. A chave está em escolher a certa. Deve certificar-se de que os seus valores e pontos de vista políticos estão alinhados com os seus e com os da sua campanha. Em primeiro lugar, porque é com isso que as pessoas associarão a sua campanha. Em segundo lugar, porque indica o tipo de público que têm, que é mais importante do que o número de seguidores que têm, porque se não forem susceptíveis de concordar com a sua campanha ideologicamente, a mensagem não funcionará. Além disso, é preciso procurar provas de uma relação estreita entre o influenciador e seu público, eles respondem aos comentários dos seguidores? Os seguidores informam-nos de que seguiram os seus conselhos sobre a questão «X»? É preciso certificar-se de que o influenciador tem o poder de mover seu público.

Os efeitos das publicações de influenciadores sobre sua campanha são comprovados para aumentar as assinaturas. Há também a possibilidade de isso não ser apenas a curto prazo. Embora o hype tende a morrer logo depois que o vídeo se torna viral, em alguns casos, uma tendência pode começar com mais influenciadores que se juntam à campanha e publicam sobre isso também. O risco aqui é que, em seguida, perca totalmente o controlo sobre a forma como a sua campanha é apresentada, no entanto, os influenciadores que a publicitam são suscetíveis de acreditar genuinamente nela, pelo que o risco de má interpretação é muito mínimo. Além disso, pode sempre contactá-los no caso de isso acontecer, ou fazer uma declaração pública sobre isso. 

Escolher influenciadores é extremamente eficaz porque eles já têm grandes plataformas de seguidores, bem como o público certo e uma relação de confiança. Têm também seguidores em toda a Europa, que é o que precisa. Pode também tornar-se o seu próprio influenciador e ter o mesmo alcance pan-europeu. Também é possível aproveitar os algoritmos para se tornar viral e o uso de hashtags para atingir o público certo. Tornares-te o teu próprio influenciador significa que tens controlo total sobre a campanha e podes continuar a fazer quantos vídeos quiseres. Pode demorar mais tempo a construir confiança e seguidores, por isso, talvez o mais inteligente seja colaborar primeiro com outros influenciadores, mas ao mesmo tempo construir a sua própria plataforma para campanhas a longo prazo.

Utilizador do Fórum ICE  | 27 November 2025

Os influenciadores são a involução da informação.  

O seu número nasceu sobretudo como uma alternativa/diversificação de baixo custo da comercialização. Confiar discursos sensíveis ao "material publicitário" pode aumentar pontos de vista e aderências! Mas o que está a aumentar? 

Apenas interações que tenham como objetivo vender alguma coisa, atingir um objetivo que possa ser comercial e temporário. Quem é o seu alvo? 

Vejo uma inflexão negativa na utilização das redes sociais, uma diáspora entre várias plataformas e escândalos bastante graves.

Orgulho-me de que o meu país tenha estabelecido uma categoria para o influenciador, mas, infelizmente, os primeiros dados que chegam são desanimadores, os influenciadores mais proeminentes implementam táticas para contornar e não se enquadram nesta lista de influenciadores nacionais, mas permanecem à margem.

Infelizmente, quanto mais baixa a idade do alvo, mais opacas e imorais são as atividades dos influenciadores. 

Não sou ninguém para criticar as vossas escolhas e ambições porque compreendo que tenho apenas uma peça do puzzle e a maior imagem permanece desconhecida para mim, mas digo-vos com amor fraterno: 

Tem cuidado com o que queres.

Façam como sempre foi feito! Uma palavra de cada vez disse a apenas uma pessoa, porque sempre será suficiente que apenas uma pessoa compreenda para ter certeza de que todas as outras se seguirão. Não procure marionetes, não tente aparecer, mas ser pessoas autênticas. Fiz mais quando estava a falar nos desertos do que muitos deles que, pelo contrário, educam demasiadas vezes para a injustiça, porque não obtive seguidores, mas uma audiência global de todas as ideologias, culturas e religiões. 

Não procure muitas formas de comunicação porque a mensagem será perdida. Não há nenhuma maneira fácil ou rápida, mas apenas uma que irá fazê-lo atingir o objetivo por rastejar.

O que procuras?

Quer fazer com que as mentes das massas assinem coisas que não lhes interessam ou façam o que sempre foi feito? Que pelo menos uma palavra permaneça no teu coração.

Não me desapontem, porque com um aumento de visibilidade e assinaturas o que vão perder?