Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Responsabilidade, acesso em linha e escolha no que respeita aos efeitos de produtos químicos acumulados ou específicos adicionados a produtos

Autor/Autora: Inactive user |
Atualizado em: 24 June 2021 |
Número de visualizações: 563

São adicionados ácidos e ingredientes de lactose em produtos farmacêuticos, suplementos e alimentos de conveniência. As pessoas que sofrem de intolerâncias de lactose e de problemas de saúde relacionados com o aneto ácido têm dificuldade em encontrar estes produtos sem este tipo de aditivos que prejudicam a sua saúde.

É necessária uma política da UE em que as empresas forneçam aos seus produtos alternativas para pessoas com intolerância. Ou, no mínimo, a UE poderia criar uma base de dados em linha da UE onde todos os produtos vendidos na UE estão registados para que os cidadãos da UE procurem produtos com base nas suas intolerâncias.

Além disso, a doença do refluxo ácida e os cancros esofágicos estão a aumentar, especialmente nos jovens. É necessária uma comissão médica da UE para investigar os efeitos do consumo maciço de múltiplas fontes de ácidos na saúde pública.

As indexas são adicionadas aos produtos farmacêuticos quando os dados científicos indicam que 40 % das pessoas têm anticorpos anti-pegue. Se for esse o caso, a UE tem de criar uma política em que as pessoas sejam testadas para detetar anticorpos anti-peg antes de serem receitadas medicamentos com este ingrediente.

É necessário que haja responsabilidade no que respeita aos efeitos negativos para a saúde de substâncias químicas acumuladas ou específicas adicionadas a produtos que entram no corpo dos cidadãos da UE.

0
Votar

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

Forum Team | 24 June 2021

Ex.ma Senhora,

Muito obrigado por partilhar a sua ideia. Aguardamos com expectativa a oportunidade de acompanhar o debate sobre o Fórum.

Relativamente a essa nota: Tem conhecimento da Estratégia Farmacêutica e da Iniciativa « SegurançadaSaúde» que a Comissão Europeia está a implementar? Talvez alguns elementos dessas ações possam ser um contributo interessante para este debate.

Cumprimentos,

A equipa do Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia