Nestes tempos de grandes mudanças no nosso mundo, a participação na democracia é mais importante do que nunca. É também mais fácil do que nunca. Recursos como a Iniciativa de Cidadania Europeia e o Parlamento Europeu dos Jovens são apenas um clique para os jovens de 2021. Permitindo-lhes aceder a uma cidadania europeia ativa.
O Parlamento Europeu da Juventude é uma organização de jovens sem fins lucrativos que promove a participação política nos jovens. Dá-lhes a oportunidade de debater as questões europeias atuais e de experimentar um contexto intercultural. O Ano Europeu da Juventude está presente em 40 países europeus, ligando assim os jovens em toda a Europa. Pretendemos promover o interesse dos jovens pelas questões europeias, nomeadamente através de conferências em todo o país.
Vejamos como estes instrumentos podem ser utilizados para se tornarem cidadãos ativos. As conferências de fim de semana do EYP Ireland constituem uma plataforma que dá aos jovens da Irlanda a possibilidade de pensarem de forma crítica sobre questões que vão muito além do que é abrangido pelo programa escolar. Apresentam soluções práticas e inovadoras através da aprendizagem e da compreensão dos organismos europeus. Desta forma, estão equipados com os instrumentos para navegar na sociedade e enfrentar quaisquer desafios de forma construtiva e com espírito aberto. Faz parte de uma rede internacional de 40 PED, tornando-a também uma experiência intercultural, criando tolerância e um sentimento de comunidade que atravessa fronteiras.
«O cargo de presidente do PEJ Irlanda demonstrou a importância da voz dos jovens. No entanto, na maior parte dos casos, chamou a minha atenção para a falta de acesso à sociedade civil, ao pensamento crítico, à capacitação e aos instrumentos para dialogar com as questões europeias que os jovens irlandeses enfrentam.»
Na Irlanda após o Brexit, a relação da Irlanda com a Europa é da maior importância. A cidadania ativa será fundamental para evitar a marginalização e a desvinculação política. E o que é melhor um lugar a começar do que despertar o interesse numa geração jovem e entusiasta, aberto a novas ideias e mais além das tensões do passado.
«É por esta razão que sou um orgulho embaixador da Iniciativa de Cidadania Europeia. Os seus objetivos inserem-se intrinsecamente numa visão positiva tanto para o meu país como para a Europa; uma Europa inclusiva e proativa que permita aos cidadãos desafiar as questões de que são apaixonados, independentemente do seu contexto socioeconómico. Com a ajuda da Iniciativa de Cidadania Europeia, esse futuro parece estar brilhante.»
A democracia participativa só pode ser alcançada com a plena participação de todos os cidadãos na tomada de decisões coletivas. Os obstáculos comuns, como os antecedentes socioeconómicos dos cidadãos, que estão presentes noutros processos de tomada de decisão, são atenuados pela acessibilidade da criação da iniciativa de cidadania europeia. No entanto, a Iniciativa de Cidadania Europeia poderia fazer mais para garantir que os cidadãos participem na elaboração das políticas da UE. A organização de colaborações com parceiros nacionais e embaixadores da Iniciativa de Cidadania Europeia para coordenar eventos promocionais regionais, bem como com parceiros locais que utilizam campanhas nas redes sociais e publicidade, contribuirá para garantir que os cidadãos da Europa possam continuar na sua viagem de cidadania europeia ativa no futuro.
A democracia participativa é verdadeiramente a única forma de alcançar o mais elevado grau de igualdade na tomada de decisões e colocar todos os cidadãos na fronteira do progresso democrático. Por conseguinte, a utilização de instrumentos como a iniciativa de cidadania europeia, quer seja através da criação da sua própria iniciativa ou da assinatura de outras iniciativas, é não só o seu direito, mas também o seu dever de assegurar que as decisões legislativas da Comissão Europeia refletem a mudança que os cidadãos desejam ver.
A iniciativa de cidadania europeia é uma excelente oportunidade para os cidadãos europeus adotarem uma abordagem ativa para garantir que as mudanças que querem ver no mundo se concretizem. Todos os apoios necessários estão disponíveis no sítio Web da União Europeia e aqui, neste fórum, que elimina eventuais dificuldades ou preocupações que possam ter no processo de apresentação de uma proposta. O Parlamento Europeu da Juventude Irlanda está apaixonado por assegurar que, apesar da constante evolução do clima político, os cidadãos europeus mantenham a motivação para ver a mudança que desejam implementar através dos órgãos legislativos europeus. Embora a resolução de questões em tão grande escala possa parecer intimidante, terá uma rede de apoio por detrás de pessoas que partilham as mesmas ideias e gostariam de ver a mudança. Dá-lhe também a oportunidade de se ligar e mudar a vida de milhões de pessoas em toda a Europa, o que faz com que o seu objetivo de um milhão de assinaturas pareça ser uma perspetiva estimulante.
O Parlamento Europeu da Juventude Irlanda visa assegurar que os sistemas políticos sejam acessíveis e compreensíveis para as gerações mais jovens. Creio que tal é essencial para evitar a privação do direito de voto no contexto político. Por conseguinte, a abordagem orientada da Iniciativa de Cidadania Europeia é extremamente útil e informativa, garantindo que as pessoas em toda a Europa são instruídas não só sobre o funcionamento da elaboração de políticas na UE, mas também sobre a forma como podem ter um impacto. Tome as primeiras medidas para criar hoje a sua própria iniciativa ou certifique-se de que leu as muitas iniciativas excelentes que exigem a sua assinatura para debater as suas propostas com a Comissão Europeia.
Ligações para a IE, EYP.org:
Participantes
Debra DalyDebra Daly é o presidente e diretor empresarial do Parlamento Europeu da Juventude, Irlanda. No passado, ocupava o papel de responsável pela conceção gráfica e Web da organização onde foi voluntária há mais de 5 anos. É estudante do Trinity College Dublin e está apaixonada pela participação dos jovens na política e nos direitos humanos. Pode contactá-la através do endereço secretary@eyp.ie ou do Fórum!
As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.

Deixar um comentário