Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Sobre a Regulamentação do Mercado de Hardware de Computadores e a Proteção dos Consumidores da UE

Autor/Autora: Gabriele Dorigo |
Atualizado em: 16 February 2026 |
Número de visualizações: 16

Este debate pretende promover uma iniciativa europeia para a regulação do mercado de hardware de computadores ou a promoção de uma cadeia de abastecimento europeia que possa garantir os interesses dos consumidores europeus e das empresas tecnológicas.

O texto a seguir faz parte da comunicação já enviada às organizações italianas, espanholas e europeias que regulam os mercados e a concorrência. Explica a situação real e solicita investigações mais aprofundadas.

Informações relativas ao autor da denúncia e à empresa ou associação de empresas que deu origem à denúncia

 

1.    Empresas envolvidas:

Principalmente Samsung Electronics (Coreia do Sul), SK Hynix (Coreia do Sul) e Micron Technology (Estados Unidos). A seguir denominadas «empresas fornecedoras».

OpenAIAmazonMicrosoftGoogleMetaOracleNvidia (Estados Unidos) e outros intervenientes na compra de memória. A seguir denominadas «empresas de aquisição».

 

2. A presente reclamação é apresentada pelo(a) abaixo assinado(a) na qualidade de consumidor(a) afetado(a) pela questão em causa.

 

 

Descrição da alegada infração e elementos de prova

 

3. As Empresas Fornecedoras são os maiores fabricantes mundiais de chips de memória de computador.

Nos últimos meses, devido à elevada procura por parte das empresas de aquisição envolvidas na inteligência artificial (a seguir designada por «IA»), a produção mundial de memória RAM foi quase inteiramente afetada ao setor da IA, deixando o mercado de consumo praticamente esgotado e com preços muitas vezes mais do que triplicados para os consumidores.

 

O link a seguir fornece acesso à declaração da Micron anunciando o fechamento da Crucial, sua divisão de consumidores, a fim de dedicar toda a sua produção ao mercado de IA.

https://investors.micron.com/news-releases/news-release-details/micron-announces-exit-crucial-consumer-business

 

Compreendo que é necessária uma investigação mais aprofundada por parte de pessoas mais competentes para verificar todas as implicações e regulamentos, mas pessoalmente vejo uma possível violação das alíneas a), b), c) e d) do artigo 81.o do Tratado CE.

 

Estou igualmente ciente de que tanto as empresas fornecedoras como as empresas compradoras envolvidas têm as suas sedes e instalações de produção fora da área do euro e presumo que não são obrigadas a cumprir a regulamentação europeia em matéria de produção.

 

No entanto, têm certamente obrigações em matéria de comercialização.

Importa igualmente ter em conta que esta questão terá repercussões em todo o mercado da eletrónica de consumo, uma vez que todos os dispositivos que necessitem de memória (telemóveis, tábletes, televisores, computadores portáteis e até máquinas de lavar roupa e frigoríficos) registarão, consequentemente, um aumento dos custos de produção.

 

4. Segue-se uma breve bibliografia de alguns artigos que podem ajudar a compreender a extensão do fenómeno:

 

Mais IA, menos RAM para todos. A Micron avisa: aumentos de preços e escassez ao longo de 2026, talvez para além

https://www.dday.it/redazione/55711/piu-ia-meno-ram-per-tutti-micron-avverte-rincari-e-scarsita-per-tutto-il-2026-forse-oltre

 

RAM como o ouro: o que é a crise de memória e por que toda a tecnologia custará mais a partir de 2026?

https://techprincess.it/crisi-memorie-ram-prezzi/

 

Todas as consequências previsíveis da crise da RAM

https://www.startmag.it/innovazione/tutte-le-conseguenze-telefonate-della-crisi-della-ram/

 

Crise do chip de memória força a Transcend a atrasar a produção

https://www.hdblog.it/hardware/articoli/n640995/crisi-chip-memorie-transcend-ritardo-ssd-chiavette/

 

A crise de memória e os preços de DRAM podem passar de 2028, já que a Samsung e a SK Hynix optam por "minimizar o risco de excesso de oferta"

https://www.pcgamer.com/hardware/memory/memory-crisis-and-sky-high-dram-prices-could-run-past-2028-as-samsung-and-sk-hynix-opt-to-minimize-the-risk-of-oversupply/

 

Conduzir o Superciclo da IA: Navegar no Mercado de Armazenamento de Memórias do & 2026

https://www.avnet.com/integrated/resources/article/2026-memory-shortage-ai-supercycle

 

A indústria da memória manterá o CapEx cauteloso em 2026, com impacto limitado no crescimento da oferta de bits, diz a TrendForce

https://www.trendforce.com/presscenter/news/20251113-12780.html

 

A indústria da memória manterá o CapEx cauteloso em 2026, com impacto limitado no crescimento da oferta de bits, diz a TrendForce

https://www.memorymarket.com/a/14566

 

A procura da IA conduz as faltas contínuas da memória de SSD &: Preços a subir mais em 2026 e mais além

https://www.onedayadvisor.com/2025/10/ai-demand-drives-ssd-memory-shortages.html

 

Os preços da memória RAM aumentaram até 90%

https://www.mrw.it/news/i-prezzi-delle-memorie-ram-sono-aumentati-fino-al-90/

 

 

5.    A área geográfica em causa é, por conseguinte, global e, para efeitos das competências da Comunidade Europeia, o problema afeta todas as empresas europeias envolvidas neste setor de mercado ou dependentes desta cadeia de abastecimento, as administrações públicas que necessitam de modernizar as suas infraestruturas informáticas e todos os consumidores finais europeus.

 

 

Decisão solicitada à Comissão e interesse legítimo

 

 

6.   A Comissão Europeia é convidada a realizar um estudo regulamentar sobre a situação descrita e a formular iniciativas concretas que possam limitar ou reduzir, ou mesmo eliminar, o problema do rápido aumento dos preços da memória para o mercado de consumo.

 

Possivelmente, mesmo o planeamento a longo prazo de sistemas que reduzam a dependência das empresas europeias de tão poucos fornecedores não europeus de matérias-primas e produtos semiacabados para o mercado de hardware.

 

7. Pessoalmente, considero-me um consumidor e acredito que esta crise afectará todos os consumidores europeus de electrónica a longo prazo.

 

Não espero que uma empresa, que é uma entidade jurídica criada com o único objetivo de gerar lucro, desista de transferir a sua produção para o setor mais rentável.

 

No entanto, espero que os organismos de defesa da concorrência e dos consumidores tomem medidas para evitar que o sector dos consumidores de um mercado seja completamente abandonado.

 

O simples facto de ter um maior poder de compra não deve permitir que alguns grupos empresariais ocupem todo um setor de produtos de forma total e exclusiva, excluindo todos os consumidores finais.

0
Votar

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.