
A iniciativa de cidadania europeia Criação de uma Autoridade Europeia do Ambiente apela à criação de um organismo central da UE que tenha poderes para tomar decisões administrativas vinculativas para os Estados-Membros e as empresas sempre que o impacto ambiental das suas atividades ultrapasse as fronteiras nacionais e ocorra a nível da UE. A iniciativa é liderada porAnna Donáth, deputada húngara ao Parlamento Europeu, do Grupo Renew Europe. Rebeka Hevesi é advogada especializada em direito da UE e resolução internacional de litígios e é consultora jurídica de Anna Donáth. É também a representante suplente desta iniciativa de cidadania europeia.
Q: Qual seria a diferença entre a Autoridade Europeia do Ambiente que pretende criar e a atual Agência Europeia do Ambiente, e por que razão considera que a criação deste novo organismo é importante para os cidadãos europeus?
Rebeka Hevesi: Estamos todos realmente preocupados com as questões ambientais, e a deputada Anna Donáth teve muitas experiências com o impacto ambiental transfronteiriço e a poluição transfronteiriça, que não foram tratadas e geridas adequadamente pelas autoridades nacionais.
Pensámos que deveríamos criar uma autoridade europeia capaz de emitir decisões juridicamente vinculativas e forçar os países a cumprir a regulamentação ambiental europeia e nacional. Embora a atual Agência Europeia do Ambiente seja uma instituição verdadeiramente boa, só pode emitir recomendações e «soft law». Uma vez que a União Europeia está profundamente empenhada na agenda ecológica, acreditamos que precisamos de uma autoridade que possa emitir decisões juridicamente vinculativas e sancionar os poluidores transfronteiriços, se o efeito ambiental surgir a nível da UE.
Tweet de Anna Júlia Donáth: O Sajó/Slanaá (um rio eslovaco-húngaro) está morto há semanas no lado eslovaco. Mortos devido à poluição causada por uma mina na Eslováquia que partiu há mais de três meses.
A deputada ao Parlamento Europeu Anna Donáth é a principal organizadora desta iniciativa de cidadania europeia e teve experiência direta com a poluição transfronteiriça quando o rio Sajó (Slaná, em eslovaco), que atravessa a Eslováquia para a Hungria, foi poluído devido a substâncias tóxicas que nele fluíram. Levantou a sua voz contra esta poluição transfronteiriça que causou graves danos ambientais que não foram geridos de forma atempada e eficiente pelas autoridades nacionais. Foi isso que motivou a ideia de criar uma Autoridade Europeia do Ambiente, que seria uma instituição ambiental supranacional, capaz de sancionar os poluidores e de aplicar as regras ambientais europeias e nacionais nos casos em que as autoridades nacionais não possam ou não queiram agir atempadamente.
Tweet de Anna Júlia Donáth: O que está a acontecer atualmente é um símbolo trágico do facto de que a conservação e a proteção da natureza não podem ser uma questão exclusivamente nacional no século XXI. O que está a acontecer ao Sajó é uma questão pan-europeia, pelo que temos de agir em conjunto.
O caso desse rio Sajó/Slaná era uma questão da União Europeia, uma vez que dizia respeito à Hungria e à Eslováquia, dois Estados-Membros da UE. Mas vemos que há um problema recorrente em toda a União Europeia, há poluição transfronteiriça e há efeitos ambientais transfronteiriços que ignoram as fronteiras nacionais e também não são tratados de forma adequada ou atempada pelas autoridades nacionais. Por vezes, estas autoridades nacionais estão sob influência governamental e podem estar a tentar proteger as grandes empresas e interesses multinacionais, que são alguns dos principais poluidores na UE, e são incapazes de agir devido à sua falta de conhecimentos ou competências nos domínios mais avançados da legislação ambiental.
Acreditamos que as autoridades nacionais precisariam de alguma ajuda adicional de uma Agência Europeia do Ambiente, porque a poluição e o impacto ambiental ignoram as fronteiras nacionais.
Exemplos de impactos ambientais e de poluição a nível da UE em que a Autoridade Europeia do Ambiente poderia tomar medidas incluem os seguintes:
Poluição atmosférica transfronteiriça
Poluição da água
Poluição marinha
Contaminação do solo
Poluição sonora
Gestão transfronteiriça de resíduos
Alterações climáticas
*Extrato do pedido de registo da iniciativa de cidadania europeia.*
Q: Quais foram os principais desafios para si no processo de registo?
Rebeka Hevesi: Sou advogado, sou familiar e tenho experiência em direito da UE, mas nunca tinha registado uma iniciativa de cidadania europeia antes. Aproximei-me do regulamento, do Fórum e de todas as recomendações sobre a forma de o fazer, e conseguimos registar a iniciativa na primeira tentativa!
O Fórum foi muito útil porque há muitas perguntas que estão a ser respondidas pelos peritos do Fórum ou por outros organizadores. Passei por todas estas perguntas e verifiquei o material disponível no Fórum, como o vídeo explicando em pormenor como deve redigir o seu pedido. Quando a iniciativa foi registada com êxito, a equipa do Fórum ICE contactou-nos para nos oferecer um convite de boas-vindas, que foi uma oportunidade para responder a quaisquer questões que possa ter sobre os próximos passos na recolha de assinaturas e na organização da campanha em toda a UE.
Recomendo, sem dúvida, que um iniciante que pretenda apresentar um pedido de registo atravesse o Fórum e verifique o material e os regulamentos relativos à iniciativa de cidadania europeia, uma vez que esta é a melhor fonte para aprender e compreender como funciona o processo de ICE.
Em nome de Anna, encorajo todos a assinarem a nossa iniciativa, porque precisamos realmente de uma Autoridade Europeia do Ambiente forte, independente e supranacional, que ajude e complemente as autoridades e tarefas nacionais em matéria de ambiente, ajude a prevenir a poluição ambiental a nível da UE e a fazer respeitar o direito dos cidadãos europeus a um ambiente saudável.
Tome medidas agora!
A campanha decorre até janeiro de 2025, e os cidadãos da UE são elegíveis para assinar ICE podem consultar a página oficial da iniciativa e assinar esta iniciativa em: https://citizens-initiative.europa.eu/initiatives/details/2023/000011_en
Participantes
Equipa do Fórum da ICE- Categorias
Deixar um comentário
Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.