Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Jovens italianos testam a Iniciativa de Cidadania Europeia como instrumento de mobilização para o clima

Atualizado em: 14/06/2022

Em 30 de abril de 2022, 55 jovens reuniram-se em Roma para aprender com a experiência mútua em matéria de ativismo climático e explorar a forma como a Iniciativa de Cidadania Europeia pode ser um instrumento eficaz para ajudar a prevenir as alterações climáticas. O evento fez parte da campanha #TheGreenTrack, lançada em 2022 pela Comissão Europeia para amplificar as vozes dos jovens e a sua participação em questões ambientais, e organizada por jovens embaixadores europeus.

O seminário «Get active!» Iniciativa de Cidadania Europeia para combater as alterações climáticas», organizada pelos jovens embaixadores europeus em Itália. Os jovens embaixadores europeus são uma rede de comunicação não política e voluntária que liga e estabelece pontes de amizade entre jovens dos Estados-Membros da UE, do Reino Unido e da Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Moldávia e Ucrânia.

Yeas trabalham em muitos temas, entre os quais a participação dos jovens e as alterações climáticas são questões prioritárias.

O seminário realizado em Roma abordou ambos os temas, explorando ferramentas e programas para criar projetos com impacto para as comunidades locais que podem ser utilizados e úteis para grupos de jovens e organizações de juventude.

Presentation

Título: Organizadores de jovens partilham experiências e debatem ideias sobre a forma de combater as alterações climáticas 

Crédito de fotografia: YEAsxRoma 

 

Durante a primeira metade do evento, treze organizações de juventude partilharam a sua experiência na organização de ações destinadas a combater os efeitos das alterações climáticas. Exemplos das atividades apresentadas são as atividades de limpeza, programas educativos, visitas a escolas, campanhas e muito mais.

Durante a segunda parte do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a iniciativa de cidadania europeia e a forma como esta pode ser utilizada para alterar as políticas ambientais e dar voz aos cidadãos.

Após um primeiro exercício de cooperação para aprender as diferentes etapas do desenvolvimento de uma iniciativa, Lorenzo Mineo, um ativista da iniciativa de cidadania (concluída) Stopglobalwarming.eu, partilhou a sua experiência na organização da recolha de assinaturas, na preparação da campanha de comunicação e na ligação a diferentes organizações com objetivos e valores semelhantes. Além disso, recontabilizou a forma como a pandemia afetou negativamente o seu trabalho: a impossibilidade de realizar ações de sensibilização na rua, as dificuldades em comercializar as suas ideias em linha e em motivar os membros da equipa. Salientou igualmente algumas consequências positivas, como a oportunidade de dispor de mais tempo para recolher assinaturas e para se coordenar facilmente com colegas de outros países.

Após uma conversa com ele, os participantes foram divididos em equipas e tiveram a missão de desenvolver uma nova ideia de uma ICE, incluindo uma estratégia para recolher assinaturas e promover as suas ideias. Foram desenvolvidos cinco miniprojetos, com temas que vão da introdução de atividades ao ar livre obrigatórias para as escolas à proteção dos polinizadores, com destaque para as energias renováveis e a proibição de produtos poluentes.

Presentation

Título: Apresentação de estratégias para promover ideias e recolher assinaturas 

Crédito de fotografia: YEAsxRoma 

 

Está interessado em exemplos de iniciativas de cidadania europeia que tenham recolhido com êxito apoio a iniciativas ambientais? Para mais informações, consulte:

 

Jovens embaixadores europeus: https://euneighbourseast.eu

A via verde: https://on-the-green-track.campaign.europa.eu/index_en

 

 

Photo of the author Maria

Participantes

Maria Pia Napoletano

Maria Pia Napoletano é um jovem profissional, coordenadora da Iniciativa de Jovens Embaixadores Europeus na UE e no Reino Unido para o projeto da UE NEIGHBOURS Este. É apaixonada pela animação juvenil, pela participação democrática e pela igualdade.

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

emrah chris | 19/06/2022

em https://www.stopglobalwarming.eu/, doar o sistema que não funciona.

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?