Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Cidadania permanente da UE

Atualizado em: 23/08/2018

A iniciativa Permanente de Cidadania da União Europeia foi registada pela Comissão Europeia em 23 de julho de 2018. Alguns dias antes, tivemos uma chamada telefónica da British Broadcasting Corporation (BBC), recolhendo o comunicado de imprensa da Comissão Europeia sobre o êxito do seu registo. Foi nesse momento que sabemos que estamos novamente no caminho de um milhão de apoios para que a Comissão «proponha meios para evitar o risco de perda coletiva da cidadania e dos direitos da UE e garanta a todos os cidadãos da UE que, uma vez obtido, esse estatuto é permanente e os seus direitos adquiridos».

Os órgãos noticiosos recolheram a história. O deputado Guy Verhofstadt, coordenador do Parlamento Europeu para o Brexit, congratulou-se com o registo, afirmando que a iniciativa de cidadania europeia era «importante e merece apoio», acrescentando que o PE «apelou repetidamente a uma análise sobre a forma de atenuar esta perda de cidadania da UE decorrente do Brexit. Cerca de 12 000 pessoas gostavam do tweet de P. Verhofstadt e 7 000 tingiam. As redes sociais são a chave para o lançamento bem sucedido desta e de outras iniciativas. Recebemos rapidamente milhares de perguntas através do nosso sítio Web, tendo muitas pessoas assinado para contacto e respondendo ao custo da campanha.

No entanto, há um mês de hiato entre a decisão da Comissão de registar uma ICE e a recolha em linha de declarações de apoio, ao mesmo tempo que os sistemas em linha são certificados. As pessoas perguntam o que estamos a fazer para colmatar esta lacuna. Pedimos-lhes que sejam doentes. Trata-se certamente de uma tarefa para a reforma da Iniciativa de Cidadania Europeia, atualmente em curso.

Estatuto sob ameaça

Entretanto, parece-nos ter atingido uma corda, não só no Reino Unido, mas também em todo o resto da União. O Brexit tem estado associado ao crescente apoio à União entre os cidadãos da UE nos 28 Estados-Membros. Mas também assinalou que a cidadania da UE comporta o risco de que um dia, como no caso do Reino Unido, este estatuto precioso e efetivo, com os direitos e responsabilidades associados, possa ser suprimido. Em novembro de 2017, Jane Golding, da plataforma de coligação britânica na Europa, solicitou o apoio da Comissão dos Assuntos Constitucionais do Parlamento Europeu, alertando para o seguinte:   

«Se nos desapontar agora, anula as nossas esperanças e sonhos, bem como os dos cidadãos da UE no futuro, enviando uma mensagem clara de que a adesão à cidadania da UE é um risco, pode ser retirada de si e pode ser penalizada por adotá-la.» concluiu que «a cidadania da UE é o nosso estatuto fundamental e deve proteger-nos agora nesta situação sem precedentes — e, se não agora, quando?»        

Em maio de 2019, será eleito um novo Parlamento Europeu. Serão realizadas eleições no Reino Unido? A sua anulação marcaria outro défice democrático. É por esta razão que a Iniciativa Permanente para a Cidadania da UE salienta que os cidadãos da UE constituem e elegem o Parlamento Europeu. O exercício destes direitos implica a nossa cidadania da União, tal como a organização e a aprovação de uma iniciativa de cidadania europeia. Continuamos a agir como cidadãos da UE e solicitamos o apoio de outros cidadãos da UE em toda a UE-28 na busca de um milhão de aprovações para a cidadania permanente da UE.   

Cidadania permanente da União Europeia

Os cidadãos da UE elegem o Parlamento Europeu e participam nos seus trabalhos, exercendo assim os direitos consagrados nos Tratados, reforçando a democracia da União e reforçando a sua cidadania. Tomando nota da opinião do Tribunal de Justiça da União Europeia de que a cidadania da União é um «estatuto fundamental» dos nacionais dos Estados-Membros, e de que o Brexit irá privar milhões de cidadãos da UE deste estatuto e do seu voto nas eleições europeias, solicitamos à Comissão que proponha meios para evitar riscos de perda coletiva da cidadania e dos direitos da UE e garantir a todos os cidadãos da UE que, uma vez obtido, esse estatuto é permanente e os seus direitos adquiridos. 

www.eucitizen2017.org

@EUCitizen2017

Participantes

Tony Simpson

Tony Simpson é um representante da ICE «Cidadania Permanente da União Europeia».

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

ANDREW LUIZ MONTONE | 26/12/2023

Temos de ajudar, enquanto sociedade e Estado, a cooperar com a questão da imigração e da cidadania italiana. É um princípio que merece atenção.

Andrew Montone

Estabilização do advogado/advogado italiano

https://wwwcittadinanzaitaliana.net

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?