Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Iniciativas de cidadania europeia do OIPA : Acabar com o Abate Horse Age e o Meal Vegano

Atualizado em: 08/02/2024

Blonde woman with black shirt - ECI organiser Claudia Taccani

 

Claudia Taccani é a porta-voz da OIPA, a Organização Internacional para a Proteção dos Animais. A associação promove duas iniciativas de cidadania europeia : «Vegan Meal» e «End the Horse Slaughter Age».

Claudia Taccani : A experiência do OIPA com a Iniciativa de Cidadania Europeia é muito positiva. Trata-se de um instrumento simples, diz-se «jovem», ao alcance de todos, e é muito útil porque é um instrumento que aproxima os cidadãos europeus da própria Europa e, por conseguinte, permite a qualquer pessoa fazer ouvir a sua voz, por sua própria iniciativa, para que possa ser tomada uma decisão legislativa. 

Já tivemos a oportunidade de colaborar com várias associações para várias iniciativas de cidadania europeia, por exemplo, End the Cage Age e Fur Free Europe, e acreditamos que este instrumento pode certamente ser utilizado para muitas questões relacionadas com a proteção dos direitos dos animais e que este instrumento dá aos cidadãos a oportunidade de expressarem a sua vontade.

A decisão do OIPA de utilizar o instrumento da Iniciativa de Cidadania Europeia baseia-se no facto de, enquanto organização internacional, representarmos uma multiplicidade de pessoas que exigem a proteção dos direitos dos animais. Acreditamos que, graças à ICE, a voz dos cidadãos europeus pode ser transformada numa medida legislativa, aumentando assim a proteção dos direitos dos animais. 

Man riding a brown horse

A iniciativa «End the Horse Slaughter Age» visa obter da União Europeia uma medida legislativa vinculativa que proíba o abate e a exploração de cavalos, um animal muito querido. Atualmente, os cavalos continuam a ser utilizados para rebocar carruagens com turistas ou durante as corridas. Pouco fala sobre o abate, mas infelizmente na Europa ainda é possível abater e comer cavalos. Além disso, a Itália é o país da Europa onde existe a maior procura de carne de cavalo. Os dados oficiais indicam que são abatidos todos os anos 250,000 cavalos, são sujeitos a viagens de hellish, chegam frequentemente ao matadouro feridos e, obviamente, muito espinhosos, o que se deve precisamente à procura de carne de cavalo que ainda hoje existe.

Com a ICE «End the Horse Slaughter Age», a OIPA Italia pretende chegar a todos. É claro que, com este instrumento, estamos a visar os jovens porque são o futuro, mas, quando pedimos para pôr termo ao abate de cavalos, estamos realmente a dirigir-se a todos. O cavalo é um animal que, infelizmente, tem sido muito explorado na história, mas é também um animal adotado por muitas pessoas que não compreendem por que razão devem ser abatidos cavalos que acabam por ser equiparados a um animal de estimação por excelência — cão ou gato —. O OIPA opõe-se ao abate e à exploração de todos os animais, mas, sobretudo neste caso específico, estamos a dirigir-se à Europa para proibir o abate e o consumo deste animal fantástico, o cavalo. O que pedimos a todos os que aderiram à iniciativa é pôr termo ao consumo de carne, em especial de carne de cavalo, e difundir a nossa iniciativa entre amigos e familiares. Demora muito pouco, apenas um clique, e pode aderir à iniciativa de cidadania europeia e acrescentar a sua assinatura para solicitar que esta se torne a lei. 

Basket of Fruits and Vegetables

A iniciativa de cidadania europeia Vegan Meal solicita a existência de uma alternativa vegana em restaurantes, lojas, supermercados ou quando decidimos viajar pela Europa, pelo que, mesmo na autoestrada, devemos encontrar algumas opções alimentares veganas. Tal é exigido pelo número crescente de pessoas que decidiram escolher uma dieta vegana ou vegetariana. Tal deve-se ao facto de existir uma maior sensibilidade para os animais e também uma atenção cada vez maior ao ambiente e à saúde. Gostamos que todos, mesmo os curiosos, saibam que é possível adotar uma dieta vegana. Com efeito, se os cidadãos europeus acreditarem na liberdade de escolha, é necessário garantir que qualquer pessoa tenha a possibilidade de escolher, quando viajam, quando se deslocam a um restaurante com amigos ou outros locais, para comer e consumir alimentos veganos, o que acabará por conduzir a uma transição para uma produção sem crueldade. 

 

Veja a entrevista de Claudia Taccani aqui

 

Poderá estar interessado em ler também :

Elise Fleury, Fur Free Europe : Os cidadãos querem acabar com o sofrimento desnecessário dos animais!

Save Cruelty-Free Cosmetics : Escolhemos uma ICE porque tem significado e força!

Anatomia de um milagre : como os últimos 20 dias da campanha «Stop Finning EU» se tornaram um fator de mudança

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.