Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Iniciativas de cidadania europeia do OIPA : Acabar com o Abate Horse Age e o Meal Vegano

Atualizado em: 08 February 2024

Blonde woman with black shirt - ECI organiser Claudia Taccani

 

Claudia Taccani é a porta-voz da OIPA, a Organização Internacional para a Proteção dos Animais. A associação promove duas iniciativas de cidadania europeia : «Vegan Meal» e «End the Horse Slaughter Age».

Claudia Taccani : A experiência do OIPA com a Iniciativa de Cidadania Europeia é muito positiva. Trata-se de um instrumento simples, diz-se «jovem», ao alcance de todos, e é muito útil porque é um instrumento que aproxima os cidadãos europeus da própria Europa e, por conseguinte, permite a qualquer pessoa fazer ouvir a sua voz, por sua própria iniciativa, para que possa ser tomada uma decisão legislativa. 

Já tivemos a oportunidade de colaborar com várias associações para várias iniciativas de cidadania europeia, por exemplo, End the Cage Age e Fur Free Europe, e acreditamos que este instrumento pode certamente ser utilizado para muitas questões relacionadas com a proteção dos direitos dos animais e que este instrumento dá aos cidadãos a oportunidade de expressarem a sua vontade.

A decisão do OIPA de utilizar o instrumento da Iniciativa de Cidadania Europeia baseia-se no facto de, enquanto organização internacional, representarmos uma multiplicidade de pessoas que exigem a proteção dos direitos dos animais. Acreditamos que, graças à ICE, a voz dos cidadãos europeus pode ser transformada numa medida legislativa, aumentando assim a proteção dos direitos dos animais. 

Man riding a brown horse

A iniciativa «End the Horse Slaughter Age» visa obter da União Europeia uma medida legislativa vinculativa que proíba o abate e a exploração de cavalos, um animal muito querido. Atualmente, os cavalos continuam a ser utilizados para rebocar carruagens com turistas ou durante as corridas. Pouco fala sobre o abate, mas infelizmente na Europa ainda é possível abater e comer cavalos. Além disso, a Itália é o país da Europa onde existe a maior procura de carne de cavalo. Os dados oficiais indicam que são abatidos todos os anos 250,000 cavalos, são sujeitos a viagens de hellish, chegam frequentemente ao matadouro feridos e, obviamente, muito espinhosos, o que se deve precisamente à procura de carne de cavalo que ainda hoje existe.

Com a ICE «End the Horse Slaughter Age», a OIPA Italia pretende chegar a todos. É claro que, com este instrumento, estamos a visar os jovens porque são o futuro, mas, quando pedimos para pôr termo ao abate de cavalos, estamos realmente a dirigir-se a todos. O cavalo é um animal que, infelizmente, tem sido muito explorado na história, mas é também um animal adotado por muitas pessoas que não compreendem por que razão devem ser abatidos cavalos que acabam por ser equiparados a um animal de estimação por excelência — cão ou gato —. O OIPA opõe-se ao abate e à exploração de todos os animais, mas, sobretudo neste caso específico, estamos a dirigir-se à Europa para proibir o abate e o consumo deste animal fantástico, o cavalo. O que pedimos a todos os que aderiram à iniciativa é pôr termo ao consumo de carne, em especial de carne de cavalo, e difundir a nossa iniciativa entre amigos e familiares. Demora muito pouco, apenas um clique, e pode aderir à iniciativa de cidadania europeia e acrescentar a sua assinatura para solicitar que esta se torne a lei. 

Basket of Fruits and Vegetables

A iniciativa de cidadania europeia Vegan Meal solicita a existência de uma alternativa vegana em restaurantes, lojas, supermercados ou quando decidimos viajar pela Europa, pelo que, mesmo na autoestrada, devemos encontrar algumas opções alimentares veganas. Tal é exigido pelo número crescente de pessoas que decidiram escolher uma dieta vegana ou vegetariana. Tal deve-se ao facto de existir uma maior sensibilidade para os animais e também uma atenção cada vez maior ao ambiente e à saúde. Gostamos que todos, mesmo os curiosos, saibam que é possível adotar uma dieta vegana. Com efeito, se os cidadãos europeus acreditarem na liberdade de escolha, é necessário garantir que qualquer pessoa tenha a possibilidade de escolher, quando viajam, quando se deslocam a um restaurante com amigos ou outros locais, para comer e consumir alimentos veganos, o que acabará por conduzir a uma transição para uma produção sem crueldade. 

 

Veja a entrevista de Claudia Taccani aqui

 

Poderá estar interessado em ler também :

Elise Fleury, Fur Free Europe : Os cidadãos querem acabar com o sofrimento desnecessário dos animais!

Save Cruelty-Free Cosmetics : Escolhemos uma ICE porque tem significado e força!

Anatomia de um milagre : como os últimos 20 dias da campanha «Stop Finning EU» se tornaram um fator de mudança

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.