
«Tal como nos dias anteriores, o debate sobre a Lei da Liberdade dos Meios de Comunicação Social no Conselho transformou-se ligeiramente numa luta de poder e não se centrou muito na razão pela qual todos devemos estar aqui: debate sobre a salvaguarda da liberdade de imprensa e a proteção dos jornalistas. O debate sobre a proposta de alteração prosseguiu e sobre a supressão de todas as passagens que centralizam o poder nas mãos da Comissão Europeia ou do Parlamento Europeu. Os ministros da Alemanha, da Polónia e da Grécia mostraram-se muito empenhados na questão de conferir aos Estados-Membros o controlo da legislação relativa à liberdade dos meios de comunicação social e enfrentaram uma oposição bastante frágil dos ministros da Espanha e da França.»
Acha que se tratou de uma fuga de informações de uma reunião do Conselho da UE? Não é verdade — este é o parágrafo inicial de um artigo de Giulia Lisdero ( ilustrado abaixo), uma estudante de mestrado em Investigação e Estudos Interdisciplinares sobre a Europa Oriental, que aderiu à «equipa de imprensa» da InformEU em Sófia, o «canal noticioso oficial» da iniciativa Modelo da União Europeia que teve lugar em Sófia, Bulgária, de 6 de julho a 9 de julho de 2023.
O Modelo de União Europeia é uma simulação dos processos de tomada de decisão das instituições europeias, pelo que os participantes são incentivados a interpretar um papel de decisor europeu a que foram afetados. A iniciativa Modelo da UE e o papel que desempenha com a Iniciativa de Cidadania Europeia estão a ser amplamente aplicados em toda a UE, a fim de aumentar a sensibilização e o envolvimento dos jovens na elaboração de políticas na União Europeia.
- Envolver os estudantes do ensino superior na Iniciativa de Cidadania Europeia
- Jovens italianos Tem a Iniciativa de Cidadania Europeia como instrumento de mobilização para o clima
- Mais de 100 estudantes das quatro universidades europeias dominam a Iniciativa de Cidadania Europeia através do projeto inovador «ICE de A para Z»
Com o objetivo de promover a determinação dos jovens em tornarem-se parte ativa da democracia, o MEU Sófia reuniu 70 jovens alunos, estudantes e profissionais de toda a Europa para debater a Lei da Liberdade dos Meios de Comunicação Social e o Regulamento relativo à prevenção e luta contra o tráfico de seres humanos. O evento de Sófia deu seguimento ao «Modelo UE Sófia 2022», quando introduziu a iniciativa de cidadania europeia junto dos estudantes do ensino secundário na Bulgária. Alunos de três escolas secundárias apresentaram as suas ideias através de uma simulação da ICE, com o objetivo de sensibilizar para os instrumentos de democracia participativa da União Europeia. Após consultas com a equipa vencedora, a iniciativa foi utilizada como base para uma diretiva escrita em equipa sobre juventude e educação.
Como funciona a simulação da ICE
Para lançar a simulação, o MEU Sófia debateu a ICE e a participação dos jovens cidadãos. O debate do painel salientou a necessidade de os decisores políticos e a sociedade civil colmatarem as disparidades entre a UE e os cidadãos, a fim de estabelecer uma democracia participativa.
Os cidadãos estão no cerne da União Europeia e, sem a sua participação, esta acaba de se sentir.
Depois de participarem em seminários e com base nas suas próprias experiências e deficiências sociais, os adolescentes propuseram as seguintes iniciativas:
Promover uma Europa inclusiva e plural para a juventude
A presente proposta aborda o assédio homofóbico, bifóbico ou transfóbico entre as vítimas jovens, com potencial de correção. Esta iniciativa defende a intensificação da luta contra a homofobia entre os jovens, promovendo a inclusividade e a aceitação, assegurando simultaneamente que todos possam viver as suas vidas de forma pacífica e em harmonia com si e com os outros.
Regulamentar a utilização e a disponibilidade de cigarros para pessoas com menos de 18 anos
No contexto da ineficácia das legislações nacionais e dos efeitos perigosos que os cigarros representam para a saúde, os alunos apelam a que a legislação da UE regule a utilização e a disponibilidade de cigarros para os menores. Esta proposta defende a saúde das crianças, que está nas mãos dos legisladores.
Orientar os jovens com os recursos necessários para os seus percursos profissionais desejados
A presente proposta aborda o problema generalizado de encontrar um percurso profissional adequado para os jovens, iniciando os estudos corretos, num contexto de informação indisponível ou incompleta sobre as perspetivas, bem como de orientações insuficientes. Por conseguinte, com a presente proposta, os jovens defendem mais informações e orientações à disposição de todos os jovens, que transcendem as fronteiras socioeconómicas e incluam todos os grupos. A iniciativa prevê dotar os jovens do conjunto adequado de competências para o futuro, a fim de contribuir para a sociedade.
A iniciativa vencedora
A fim de permitir uma abordagem realista da ICE, o limiar de votação foi reduzido para 100 votos de 7 Estados-Membros. As três iniciativas foram aprovadas, tendo a iniciativa vencedora recebido um mínimo de 270 votos. Os eleitores reconheceram mais a necessidade de orientar os jovens com os recursos necessários para os seus percursos profissionais desejados. Noentanto, as outras iniciativas também receberam numerosos votos, com um máximo de 539 votos no total.
A próxima etapa consistiu em sessões de consulta entre o grupo vencedor de alunos do ensino secundário e a equipa organizadora do MEU Sofia. As ideias decorrentes das consultas constituíram a base para a equipa elaborar uma proposta legislativa — a Diretiva Juventude e Educação. Com base no fundamento jurídico do artigo 149.º do TFUE, a diretiva visa incentivar a cooperação entre os Estados-Membros no domínio da educação e criar iniciativas para desenvolver o intercâmbio de informações e de boas práticas.
A Diretiva Juventude e Educação serviu de proposta legislativa no Modelo da União Europeia Sófia 2022, em que estudantes e jovens profissionais de toda a Europa vieram para a Bulgária para assumir o papel de deputados ao Parlamento Europeu e ministros no Conselho. Debateram, alteraram e votaram com êxito a proposta, aprendendo mais sobre os mecanismos legislativos e participativos da União Europeia num contexto educativo informal e internacional.
Numa altura em que a democracia na Europa está em jogo e em que é necessário reforçar a participação dos jovens, este exercício foi bem-sucedido. Não só várias pessoas envolvidas (alunos do ensino secundário, família, amigos, etc.) foram pela primeira vez introduzidas na ICE e tomaram consciência do seu direito de apoiar as ICE existentes, como os próprios jovens foram incentivados a prosseguir uma cidadania europeia ativa.
Mais informações sobre os jovens e a Iniciativa de Cidadania Europeia
Saiba, Make it Fun, Show Them the Impact!
«Modelo ICE»: Como os estudantes aprendem a ser cidadãos europeus ativos na prática
Envolver os estudantes do ensino superior na Iniciativa de Cidadania Europeia
Participantes
Gabriela SachettiGabriela é atualmente a diretora-geral do MEU Sofia 2023. Tem um mestrado em Estudos Europeus e está apaixonada com a ligação entre a UE e os jovens. Gabriela participou em vários projetos com o objetivo de reforçar a cidadania ativa dos jovens. No MEU Sófia, começou como responsável por eventos e sensibilização e continuou a desempenhar o papel de comissária responsável pela Juventude e Educação na simulação.
- Categorias
Deixar um comentário
Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.