Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Obtenha ajuda com a sua iniciativa de cidadania europeia Idea: Beneficiar de um aconselhamento gratuito sobre questões jurídicas, campanhas e financiamento por parte de peritos de topo no terreno

Atualizado em: 31/03/2020

Obtenha ajuda com a sua iniciativa de cidadania europeia Idea: Beneficiar de um aconselhamento gratuito sobre questões jurídicas, campanhas e financiamento por parte de peritos de topo no terreno

 

seek advice

 

Quando o regulamento sobre a iniciativa de cidadania europeia entrou em vigor em 2012, tanto os céticos como os adeptos podem ter mudado a questão de saber se a data, abril de 1, tinha sido selecionada aleatoriamente.

Muitos milhões de declarações de apoio e oito anos mais tarde, é óbvio que esta oportunidade para os cidadãos terem um impacto direto nas políticas da UE não é um jogo da Fool em abril. Foram apresentados noventa e seis pedidos de registo de iniciativas, setenta e dois foram registados e cinco iniciativas recolheram com êxito mais de um milhão de assinaturas cada.

Para apoiar os organizadores atuais e potenciais, o Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia presta aconselhamento personalizado e independente em domínios como questões jurídicas, campanhas, angariação de fundos ou sobre quaisquer outros temas pertinentes.

Neste artigo, dois dos peritos por detrás da secção Seek Advice deste fórum descrevem o tipo de organizadores de apoio que podem contar.

Parecer jurídico:

A Comissão só pode registar uma iniciativa num domínio em que tenha competência para propor legislação. Pode ter uma ideia ou considerar uma iniciativa para alterar a legislação europeia que pretende organizar, mas pode não saber qual seria a base jurídica para tal. Pode também saber que já existe alguma legislação no domínio que lhe diz respeito e que gostaria de ver alterada.

É aqui que nos encontramos — a equipa de consultores jurídicos do Serviço de Ação dos Cidadãos Europeus — para ajudar os organizadores de iniciativas de cidadania europeia. Podemos examinar se o que está a propor é algo que a Comissão tem efetivamente poderes para fazer. Indicar-lhe-emos se existe uma base jurídica para a sua iniciativa ou informá-lo-emos também sobre a forma de adaptar a redação da sua iniciativa, de modo a que esta tenha mais hipóteses de êxito em termos de registo junto da Comissão. Uma vez apresentada a sua pergunta, analisaremos também se já houve uma iniciativa sobre o mesmo assunto e se existe legislação da UE em vigor sobre este tema. Isto poupar-lhe-á muito tempo. 

O nosso aconselhamento é independente da Comissão Europeia. É personalizado e adaptado às suas necessidades. As informações mais concretas sobre as intenções do seu pedido, mais específicas, serão as nossas recomendações. 

Os seus pedidos são tratados com total confidencialidade. Não serão enviados em qualquer local ou exibidos a ninguém. É exclusivamente entre si e os consultores jurídicos.

O nosso aconselhamento é prestado em todas as línguas europeias. Pode fazer perguntas e obterá a sua resposta na sua língua.  Este aconselhamento pode ser prestado no prazo de cinco dias úteis se a sua pergunta estiver redigida em inglês, mas poderá ser necessário um máximo de oito dias úteis se a pergunta for feita noutra língua.

Campanha

Uma vez respondidas as suas perguntas jurídicas, terá de desenvolver uma estratégia de campanha abrangente e estamos aqui para ajudar. Os tipos de aconselhamento mais importantes e mais comuns que prestamos são como procurar parceiros de aliança e como construir uma estratégia de comunicação eficaz, mas o nosso aconselhamento está adaptado às suas necessidades e pode abranger qualquer outro aspeto da sua campanha.

Com base nas informações que fornece no seu pedido de assistência, avaliaremos a situação atual da sua iniciativa, onde há margem para melhorias, e informá-lo-emos de alguns pontos fundamentais, a fim de construir uma base sólida para a sua campanha, construir as suas redes, a sua base de voluntários e os seus recursos humanos e financeiros. Aconselharemos também o desenvolvimento da sua estratégia de comunicação para o ajudar a identificar públicos-alvo, potenciais apoiantes, prováveis desafios, opositores e riscos. Dependendo do tema da iniciativa, podemos também sugerir potenciais possibilidades de sensibilização a nível local, regional, nacional e internacional. Se necessário, poderá também ser prestado aconselhamento específico sobre o seu alcance digital. Podemos, por exemplo, dar-lhe conselhos sobre a forma de melhorar a sua presença em linha, o sítio Web da campanha ou os seus esforços nas redes sociais.

Angariação de fundos

Nenhum plano de campanha está concluído sem um plano de angariação de fundos. Lançar uma campanha à escala da UE para recolher pelo menos milhões de assinaturas não é fácil nem barato. Pode ser lançada uma iniciativa de cidadania europeia com base num orçamento global, mas os recursos devem ser utilizados da melhor forma possível para planear um orçamento, identificar potenciais fontes de financiamento e partilhar os encargos financeiros com os parceiros da aliança. 

Prestamos aconselhamento sobre a melhor forma de utilizar os adeptos e os parceiros, incluindo os recursos humanos que contribuem para os objetivos da iniciativa, e sobre a forma de encontrar pequenos e grandes doadores, como fundações, indivíduos, organizações parceiras ou financiadores coletivos. A angariação de fundos em si mesma inclui uma forte estratégia de campanha e comunicação, e a unicidade de cada iniciativa é tida em conta ao criar o seu aconselhamento personalizado.

Não concebemos a sua campanha para si, mas proporcionam-lhe aconselhamento especializado, ideias e orientações utilizando os nossos anos de experiência com a Iniciativa de Cidadania Europeia. Recomendamos vivamente que se chegue a conselhos antes de lançar a sua iniciativa, para que possa preparar-se o mais cedo possível na sua viagem de iniciativa de cidadania europeia. Por isso, não hesite em entrar em contacto agora!

anna
Daniela

Participantes

Anna Nicolaou

Anna Nicolaou é uma advogada especializada nos direitos dos cidadãos da UE. Tem mais de 10 anos de experiência na prestação de aconselhamento personalizado diretamente aos cidadãos e às PME sobre os seus direitos na UE. 

Daniela vAnic é a gestora de programas europeus na Democracy International, uma ONG que promove uma maior participação dos cidadãos na tomada de decisões políticas, com experiência na Iniciativa de Cidadania Europeia desde a criação do instrumento. Daniela tem quatro anos de experiência de realização de campanhas e de criação de redes de contacto, tendo nos últimos três anos realizado as campanhas europeias da Democracy International. Daniela trabalhou amplamente na Iniciativa de Cidadania Europeia, desde oferecer aconselhamento aos organizadores de campanhas e angariação de fundos, defender uma aplicação mais rigorosa do regulamento da ferramenta, tornar o instrumento mais bem conhecido dos cidadãos

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.

Comentários

Felipe Borges | 29/03/2023

Grande artigo!

Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.