Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Iniciativa de Cidadania Europeia: A Alemanha em foco

Atualizado em: 07/06/2021

Em 28 de abril de 2021, realizou-se em linha o primeiro dos 10 eventos nacionais de divulgação da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) em 2021. O evento analisou o papel da ICE na UE e a forma como esta pode afetar a vida dos cidadãos.

Qual é o valor da ICE na UE?

 Silvia Kersemakers, da Comissão Europeia, explicou que a ICE permite aos cidadãos convidar a Comissão Europeia a propor legislação nos domínios em que tem competência para o fazer. O processo exige um certo nível de perseverança e planeamento para garantir que os seus objetivos possam ser alcançados. Promove o debate, incentiva a cooperação entre os cidadãos à escala da UE e, na Alemanha, centra o panorama ativo da democracia participativa na ação a nível da UE.

A ICE é um instrumento poderoso para os cidadãos, tanto a nível nacional como da UE. Carsten Berg, diretor da Iniciativa de Cidadania Europeia e.V., na Alemanha, partilhou com a palavra a forma como a ICE inspirou muitos Estados-Membros da UE a criarem iniciativas semelhantes a nível nacional. Por exemplo, na Finlândia, o Parlamento tem de ouvir todas as iniciativas bem sucedidas e de a votar. Estas iniciativas nacionais incentivam os cidadãos a prosseguirem iniciativas de cidadania europeia que, na sua opinião, beneficiarão os seus concidadãos europeus. Permite-nos resolver os problemas numa abordagem transfronteiras, em conjunto.

Germany

Mas por que razão devem os cidadãos participar? Pablo Sánchez, organizador da iniciativa Right2Water, resumiu-o como tal: quanto mais trabalharmos em conjunto em questões com as quais encontramos um terreno comum, mais conectados nos tornamos europeus. Para ter uma iniciativa bem-sucedida, precisamos de encontrar pessoas que partilhem as mesmas ideias de toda a UE para atingirem a marca de assinatura de milhões exigida. Os organizadores devem acreditar que conseguirão alcançar este objetivo e ter um plano para o que se passa posteriormente. As suas iniciativas terão um impacto, a nível da UE e estimularão os futuros organizadores.

Por conseguinte, tem a ideia de que, na sua opinião, pode ter um impacto positivo na vida dos seus concidadãos. Mas não tem a certeza de como fazer ouvir a sua voz, como organizar ou mesmo começar!

Esta situação pode parecer inquietante e os que pretendem lançar uma iniciativa devem assegurar que a sua fase de planeamento seja sólida e pormenorizada. Para facilitar esta viagem, Daniela Vancic descreveu de que forma o Fórum ICE pode ajudar aqueles que querem lançar uma ICE.

O Fórum ICE contém um repositório de valiosos conhecimentos, experiência e aconselhamento por parte dos que iniciaram este esforço ao longo dos anos. Aqui, os cidadãos podem solicitar aconselhamento sobre o lançamento de uma iniciativa, o financiamento e o aconselhamento jurídico correto. Além disso, estão disponíveis notas de orientação com as melhores práticas e sugestões das pessoas que passaram pelo processo. Além disso, haverá um seminário que terá lugar durante o Dia da ICE, em 3 de junho de 2021, que descreverá a forma de angariar fundos para uma ICE, entre outros temas. Assim, se quiser aprender mais, é incentivado a participar neste seminário gratuito em linha. A inscrição pode ser efetuada no seguinte endereço:

O que significa ICE para si?

A ICE é um instrumento único que proporciona aos cidadãos os instrumentos necessários para uma mudança positiva na Europa. Trata-se de uma forma ativa e significativa de colaborar com a Comissão Europeia, uma vez que, uma vez cumpridos os requisitos, a sua iniciativa será apresentada e debatida. Pode ver a sua iniciativa tomar as sementes, ser cultivada e transformar-se em algo tangível, algo que pode eventualmente alterar a vida dos seus concidadãos.

Durante as sessões de lançamento, os membros do grupo tiveram a oportunidade de falar com os atuais organizadores, que descreveram as suas experiências com o lançamento e a gestão de uma ICE. O tema comum consistia em sensibilizar para o programa e fornecer informações sólidas sobre a ICE. Uma vez que as pessoas sabiam que a ICE existia, mostraram-se extremamente interessadas em saber mais. A ICE encontrou-se em outras iniciativas (como influenciar as iniciativas nacionais), o que, por si só, é um êxito.

O futuro da ICE

Onde estará a ICE dentro de alguns anos e como podemos desenvolvê-la, perguntou Vincent Herr moderador? Durante o debate no painel, Berg deu o exemplo da forma como os conselhos de cidadãos que estão a ser criados na Alemanha e como estão concebidos para debater o futuro da Alemanha. Partilha alguns paralelismos com os valores da ICE e talvez, de alguma forma, os elementos destes conselhos impulsionados pelos cidadãos possam ajudar a moldar o futuro da ICE. Berg apresentou igualmente a forma como «devemos também refletir sobre o valor acrescentado de uma ICE que possa conduzir a um referendo pan-europeu». Sánchez acrescentou que talvez a ICE devesse ser tornada mais vinculativa, assegurando que a UE se comprometa a votar estas iniciativas.

Daniela Vancic, seguida, afirmou que assembleias de cidadãos selecionadas aleatoriamente, como as da Alemanha, tiveram êxito e têm candidaturas interessantes que poderiam ser aplicadas à ICE, como a introdução de ICE numa assembleia de cidadãos selecionada aleatoriamente para revisão antes de as instituições realizarem os seus processos de acompanhamento. O que pode conferir algum peso às iniciativas do ponto de vista político. Milena Kersemakers acrescentou que o futuro da ICE poderia ser debatido pelos cidadãos no contexto da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Qual é a sua opinião sobre esta questão e sobre a ICE no seu conjunto? Acha que pode fazer a diferença para a sua vida? É algo que desperta o seu interesse? Em caso afirmativo, participe no debate.

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?