Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Iniciativa de Cidadania Europeia: Dinamarca em destaque

Atualizado em: 10/06/2021

Em 20 de maio de 2021, o segundo de 10 eventos nacionais de sensibilização para a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) teve lugar em linha. O evento analisou o papel da ICE na Dinamarca e a forma como esta pode afetar a vida dos cidadãos. A ICE é um instrumento único para o funcionamento democrático da UE.

Olhar para além do local

O nosso moderador, Rasmus Nørlem Sørensen, deu início ao evento ao acolher calorosamente todos os participantes e ao apresentar o painel de debate.

O evento foi dividido em duas secções: o painel de debate de abertura sobre o valor da ICE, tanto a nível nacional como a nível da UE, e a segunda secção ouviu dois organizadores de ICE para se inteirarem das suas campanhas em curso, da sua experiência e do aconselhamento que têm para os organizadores da iniciativa de cidadania europeia.

O painel mergulhou no debate abordando a questão de saber qual é o valor da ICE na Dinamarca? Pernille Brandt, da Representação da Comissão Europeia na Dinamarca, explicou que a democracia participativa está próxima do coração da Comissão Europeia (CE) e que a ICE desempenha um papel importante no processo. «A democracia participativa não é estranha à Dinamarca. Os cidadãos dinamarqueses estão bem habituados a exercer os seus direitos e têm uma participação constantemente elevada na flexão dos seus músculos democráticos». 

A fim de avaliar o conhecimento que o participante tem da ICE, foi realizada uma sondagem rápida. Adriana-Nicoleta Mungiu Pătrașcu, da equipa da ICE da Comissão Europeia, explicou algumas características essenciais da ICE, que permitem aos cidadãos participar no panorama político e funcionam como um mecanismo que complementa a democracia representativa. Ao afirmar que o seu âmbito de aplicação se limita às competências da CE, embora este seja bastante vasto! Todas as iniciativas que atinjam os limiares exigidos são cuidadosamente examinadas pela Comissão Europeia e o Colégio de Comissários concorda com a resposta oficial a estas iniciativas. Existem também vários exemplos de iniciativas cujos objetivos foram refletidos nas políticas da UE, mesmo que não tenham chegado aos milhões de assinaturas.

den

Kirstine Chege, que representa o ponto de contacto nacional da ICE na Dinamarca, remeteu para o instrumento semelhante disponível a nível nacional, em que são necessárias 10.000 assinaturas para dar início ao processo;  poderá encontrar mais informações aqui.

No que diz respeito à participação dos cidadãos dinamarqueses, Salis Harrebye, chefe de estudos e professor associado em Estudos Globais na Universidade de Roskilde, na Dinamarca, explicou por que motivo as pessoas devem interessar-se pelo processo da ICE. Explicou que confere a cada cidadão a capacidade de desempenhar um papel mais importante no processo político. Na Dinamarca, a participação democrática é elevada, e não apenas nas eleições. É porque existe um elevado nível de confiança na Dinamarca. É provável que sejam apresentadas mais ICE dinamarquesas, mas a viagem não é fácil. Uma pessoa que esteja ativa e coloque muito trabalho no processo, mas não vê uma conclusão bem sucedida, pode sentir-se abandonada. É importante compreender por que razão poderá ter falhado, utilizar os ensinamentos retirados para a próxima iniciativa e, se possível, apoiar outras ICE. Mais importante ainda, nunca desistiu. A sua voz e paixão são importantes!

Como pode a ICE ser promovida em toda a UE? Flavio Grazian, gestor da democracia participativa no ECAS, apresentou uma panorâmica muito clara do Fórum ICE e da forma como os organizadores podem utilizá-lo para conhecer as ICE e o processo que lhes está subjacente. É também um local onde os organizadores podem obter aconselhamento de antigos líderes de iniciativa.

zss

A ICE do ponto de vista do organizador

O «Movimento Stop Global Warming» é uma iniciativa que visa fixar um preço para as emissões de CO2 para combater as alterações climáticas. Adam Oliver apresenta uma panorâmica da iniciativa e da forma como considera que pode ter um impacto positivo na vida dos cidadãos da UE. Reconheceu que o processo, embora difícil, vale a pena. É necessária uma ação em matéria de alterações climáticas, que é urgente. A Adam considera que a melhor forma de aumentar a sensibilização para esta questão é através do processo da ICE. À medida que funciona a nível da UE, «é uma oportunidade para ligar as comunidades de accros da Europa. Estamos todos neste contexto em conjunto e essas ligações permitem à iniciativa construir uma abordagem científica da crise». As receitas obtidas através da iniciativa permitiriam a transição para um futuro climático mais ecológico e sustentável. A ICE do Adam está a ganhar apoio em toda a Europa e, se quiser obter mais informações ou apoio, pode seguir esta ligação!

Ella Jakubowska, organizadora da iniciativa «Reclaim your Face», apresentou a forma como pretende impedir a utilização da vigilância biométrica em larga escala em toda a Europa. A Ella considera que a Dinamarca fornece exemplos das razões pelas quais a legislação em vigor não é suficiente para proteger os direitos das pessoas. Existem algumas lacunas no que diz respeito ao RGPD, na Dinamarca, que estão a ser exploradas por grandes empresas e, em alguns casos, pela polícia, para facilitar a utilização da vigilância biométrica. Na opinião de Ella, é necessário pôr cobro a esta iniciativa e, por conseguinte, empenhou-se em fazer desta iniciativa um êxito. Se quiser obter mais informações sobre a Reclamação da sua Face, basta clicar nesta ligação!

Tanto Adam como Ella concordaram que é importante sensibilizar para o programa ICE em toda a UE. Através da sua investigação, consideraram que não era amplamente conhecida, pelo que se espera que esta questão possa ser resolvida. Muitas pessoas desconhecem o seu direito de assinar uma ICE, pelo que, para além da recolha de assinaturas, cabe aos organizadores contribuir para a sensibilização à medida que vão, explicar como pode beneficiar os cidadãos e de que forma as suas vozes são vitais para o movimento.

O futuro da ICE?

Qual é a sua opinião sobre esta questão e sobre a ICE no seu conjunto? Acha que pode fazer a diferença na sua vida? É algo que desperta o seu interesse? Em caso afirmativo, por que razão não adere ao próximo evento e saiba mais sobre este instrumento único à disposição de todos os cidadãos da UE.

 

 

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.