Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Estratégias de mudança de jogo e dicas de iniciados para expandir a rede de parceiros da sua ICE

Atualizado em: 22 April 2024

O sucesso no mundo das ICE não tem apenas a ver com paixão e dedicação ao seu tema — tem a ver com colaboração estratégica, comunicação eficaz e criação das parcerias certas. Desde a mobilização da sociedade civil até ao domínio da participação dos meios de comunicação social, foram sugeridas sugestões e truques por peritos e ativistas experientes em ICE durante a edição de 2024 do Dia da ICE no seminário sobre «Como procurar parceiros», organizado pela Democracy International em nome do Fórum ICE. Agora, vamos mergulhar.

Mobilizar organizações para o seu movimento

A primeira dica é imaginar a sua ICE não apenas como uma campanha à escala europeia, mas sim como sete campanhas à escala nacional. Foi exatamente o que afirmou Xavier Dutoit, da ONG «Fix the Status Quo», que esteve envolvida em cinco ICE. Construir uma força de apoio exige mais do que apenas a recolha de assinaturas — trata-se de mobilizar as organizações da sociedade civil (OSC), tirar partido dos seus diversos conhecimentos especializados e capacitar os defensores das bases. A parceria com organizações com conhecimentos especializados nacionais ou regionais sobre o seu tema é essencial para o êxito da sua ICE. Ao dar prioridade às organizações nacionais e especializadas desde o início, pode atrair ainda mais organizações e mobilizar grupos além-fronteiras.

Transforme os seus apoiantes em embaixadores apaixonados da sua ICE, que amplificarão a sua mensagem. Pode alcançar este objetivo promovendo a colaboração entre os parceiros das organizações da sociedade civil e solicitando aos seus aliados que o liguem a organizações locais ou outras organizações nacionais que trabalhem em temas relacionados ou mais vastos. Além disso, tente envolver a rede de organizações da sociedade civil de forma consistente durante um longo período, uma vez que tal facilita a informação, a colaboração e a partilha de experiências.

Group of participants discussing strategies of how to look for partners with speaker - male with black and white striped shirt

Legenda: Os participantes do workshop debatem estratégias sobre como procurar parceiros

Como alavancar as parcerias públicas para obter o máximo impacto?

A sua ICE não existe no vácuo - prospera no tecido da sua comunidade. É por esta razão que Stephanie Poppe, da ICE «Garantirum acolhimento digno dos migrantes na Europa»,sugere que colabore com parceiros públicos, como as cidades, para ajudar a estabelecer ligações a diferentes níveis.

Desde envolver-se com instituições locais até aproveitar os recursos da cidade, as possibilidades são infinitas quando colabora com parceiros públicos que compartilham sua visão. Por exemplo, o diálogo com as instituições locais, as universidades e os centros comunitários promove um sentimento de apropriação coletiva e de investimento na sua causa. Além disso, a organização de seminários com peritos e académicos da cidade e o aproveitamento das doações em espécie da cidade, como espaços públicos e acessíveis para eventos, permitir-lhe-iam chegar a novos públicos. Pode também receber assistência da sua cidade para mobilizar a comunidade académica para apoiar a elaboração da sua ICE e explicá-la aos cidadãos e aos estudantes.

Alcançar, ligar e construir alianças com políticos e autoridades municipais através de redes estabelecidas, como a Eurocidades e os departamentos de assuntos europeus, que estão disponíveis na maioria das grandes cidades!

Participants of workshop in sitting in chairs in a circle discussing strategies on how to look for partners

Legenda: Participantes no seminário debatem estratégias para a organizadora da ICE, Stephanie Poppe

Leia o artigo de Stephanie Poppe sobre a ICE Garantir um acolhimento digno dos migrantes na Europa

Para mais informações sobre este tema, leia a nota de orientação do Fórum ICE sobre como procurar parceiros

Dominar a arte da comunicação

Uma comunicação eficaz e estratégica é a pedra angular de uma campanha de ICE bem-sucedida. Ao considerar as parcerias no domínio da comunicação e dos meios de comunicação social, é fundamental distinguir entre jornalistas e meios de comunicação social. Sebastian Rodriguez Perez, do manual da campanha europeia, incentiva vivamente a verificação das histórias dos jornalistas para identificar os jornalistas certos. Ao contactar jornalistas, personalize a sua abordagem. As melhores hipóteses são lançar a sua história através de telefonema ou reunião cara-a-cara. Oferecer conteúdo pronto a usar, fontes fiáveis e acesso a entrevistas torna o seu trabalho mais fácil e desperta o seu interesse em permanecer em contacto consigo. 

A sua ICE merece ser notícia de primeira página; por conseguinte, utilizar fatores como a proximidade, a atualidade e a novidade para captar a atenção dos meios de comunicação social. Estruturar a sua comunicação sobre a ICE para os meios de comunicação social utilizando o quadro 5Ws1H (o quê, porquê, quem, quando, onde e como). Mantê-lo conciso, claro e convincente deve ser o seu objetivo. É fundamental testar diferentes formulações e enquadramentos quando se fala com os cidadãos antes de escolher o texto ou o título da ICE. Os testes devem envolver diferentes países e temas para o público em geral. Para articular o objetivo e a missão principais e explicar a sua iniciativa e a sua funcionalidade, concentre-se na mensagem principal no cabeçalho de um comunicado de imprensa e explique a ICE no corpo da comunicação. Não se esqueça de fornecer informações de contacto e apelo à ação. Por fim, destaque as informações essenciais, forneça material abrangente e permita que os jornalistas decidam o que incluir. 

Consulte o webinário «Comunicar a sua ICE! Dicas e truques para promover a sua iniciativa»

ECI Day 2024 - Slido Question - Aside from CSOs, media, and public partners, which other actors could be partners in an ECI campaign?

Legenda: Sondagem do seminário – Para além das organizações da sociedade civil, dos meios de comunicação social e dos parceiros públicos, que outros intervenientes poderiam ser parceiros numa campanha ICE? 

Quer esteja a mobilizar a sociedade civil, a criar parcerias públicas ou a cativar os meios de comunicação social, estas perspetivas dinâmicas irão colocá-lo no caminho para a construção de uma rede diversificada e forte de parceiros que o lançarão para o sucesso. Por último, mas não menos importante, para receber todo o apoio de que necessita para navegar vitoriosamente no processo da ICE, certifique-se de que continua a explorar o Fórum ICE, onde encontrará uma grande variedade de recursos de aprendizagem e oportunidades para encontrar aconselhamento jurídico e de campanha. É hora de desbloquear o sucesso e mudar o mundo, uma assinatura de cada vez!

 

Author of Blog Post - Felicia Mabel Frempong

Participantes

Felicia Mabel Frempong (álbum)

Felicia Mabel Frempong é uma Estagiária do Programa Europeu para a Democracia Internacional, uma ONG dedicada a reforçar a participação dos cidadãos nos processos de tomada de decisão política. Com uma boa compreensão da Iniciativa de Cidadania Europeia, Felicia traz conhecimentos especializados valiosos para o debate. Atualmente no seu último ano de Mestrado em Estudos de Desenvolvimento, com especialização em economia internacional na Universidade de Bayreuth, está preparada para contribuir significativamente para o campo do envolvimento cívico e do desenvolvimento internacional.

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.