Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Anatomia de um milagre: como os últimos 20 dias da campanha «Stop Finning EU» se tornaram um fator de mudança

Atualizado em: 01/09/2022

Uma vez iniciada em 2020, a nossa iniciativa de cidadania europeia entrou rapidamente na pandemia. Este foi um enorme golpe para o nosso movimento Stop Finning-EU. Apesar de todo o nosso trabalho ocupado, 20 dias antes do fim formal, tivemos «apenas» 480,000 votos (em vez dos milhões necessários) — o que é um rollercoaster emocional! Pressionados por tempo e com poucas assinaturas, conseguimos lançar uma campanha que se revelou ser o nosso fator de mudança. Leia aqui como garantimos o apoio ativo das estrelas das redes sociais que nos trouxeram mais de milhões de votos para tornar o nosso sonho verdadeiro!  

Não acreditava que: Em 2022, continua a ser legal na UE cortar e comercializar barbatanas de tubarões. Esta prática brutal é designada por «remoção das barbatanas». No início, apenas uma pequena equipa de cerca de 20 pessoas decidiu abordar esta questão e ir mesmo além: encontrar um formato juridicamente vinculativo para o fazer. É por esta razão que esta campanha foi criada como uma Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE). Uma ICE exige um mínimo de milhões de votos em toda a Europa (e pelo menos sete países têm de atingir o seu limiar nacional) para forçar a Comissão Europeia a lidar com a procura.  

Iniciámos a nossa campanha no início de 2020 e adivinhamos o que: acabamos de entrar na pandemia! Isto significava que não tivemos qualquer pistas sobre a forma como as coisas poderiam continuar. Tivemos de aceitar que o trabalho de rua habitual da campanha seria muito limitado ou teria de ser completamente ignorado. As nossas equipas não puderam reunir-se presencialmente e tudo teve de ser organizado através de videoconferências. O mesmo se aplica à angariação de fundos e à criação da nossa rede de apoiantes.

No entanto, conseguimos conquistar desde o início a ONG Sea Shepherd como o nosso parceiro! Prestaram-nos conhecimentos especializados e apoio financeiro e ajudaram a aconselhar a nossa campanha nas redes sociais. Procurar um parceiro forte como este é o que recomendamos a todos: criar uma rede de adeptos antes mesmo de lançar a sua iniciativa. Nada funcionará sem parceiros!

Scuba Diver with Shark Fins

O rescaldo da remoção das barbatanas de tubarão

Outro desafio foi chegar às pessoas onde se encontravam: domicílio. Era um desafio chegar às pessoas, uma vez que a pandemia estava na vanguarda do espírito de todos. Por conseguinte, poupar tubarões não era, de modo algum, uma prioridade para as pessoas.

Passámos quase dois anos na recolha de assinaturas. As ferramentas bem-sucedidas que trabalharam para nós durante a pandemia foram publicidade paga nas redes sociais (por exemplo, anúncios no Facebook), criação de redes através de boletins informativos, WhatsApp ou Instagram e, em certa medida, campanhas de rua. Apesar da pandemia, conseguimos organizar alguns eventos pan-europeus muito bem-sucedidos em grandes cidades.

Campaigning for Stop Finning Initiative

Campanha sobre a iniciativa StopFinningEU

Tudo isto levou a uma maior sensibilização para a nossa iniciativa! É preciso ser doente — bem como confiante... nem sempre é fácil.

E é isso que se trata de: tem de conseguir, com todo o seu trabalho ocupado, uma dimensão relevante e uma sensibilização para a sua iniciativa! Este aspeto tem sido fundamental para podermos ativar o nosso «fator de mudança». Imagine, 20 dias antes da data de expiração formal da nossa ICE, encontramo-nos sentados com «apenas» 480,000 votos.

Ou, por outras palavras: faltaram mais de 50 % dos votos necessários para sermos bem-sucedidos! Em vez de desistirmos, decidimos manter a pressão e sublinhar a urgência da nossa causa na nossa comunicação com as pessoas de maior alcance nas redes sociais.  «Não tínhamos sonhar sobre o que aconteceu a seguir!», afirmou Katharina Loupal, chefe das redes sociais da StopFinningEU. 

Em resposta ao nosso pedido, muitos influenciadores, bem como organizações de todo o mundo, começaram a participar e solicitaram às suas comunidades que utilizassem este momento a tempo para assinar ou partilhar a iniciativa. Esta situação propagou-se como um incêndio florestal e, no prazo de dias, as assinaturas estavam a explodir. A nossa base de apoiantes cresceu e cresceu. Muitos influenciadores «pequenos» e respetivas comunidades, bem como celebridades famosas, espalharam a palavra mostrando imagens da prática de remoção das barbatanas ou gráficos informativos (por exemplo, sobre a importância dos tubarões para os ecossistemas marinhos). Muitos artistas, como Xavi Reñé, apoiaram-nos com as suas obras de arte significativas.   

Artwork of Xavi Rene showing Shark Finning

Obra de arte de Xavi Reñé

Paralelamente, esta dinâmica foi ainda mais apoiada pela realização de marcos históricos em matéria de conservação do meio marinho! Para indicar o mais relevante: a proibição da pesca de tubarões introduzida pelo estado do Hawaii, a decisão judicial que impede temporariamente o GROUP SHELL GROUP de utilizar a explosão sísmica para explorar campos de petróleo oceânicos profundos ao largo da costa da África do Sul e a proibição do Governo do Reino Unido de importar e exportar barbatanas de tubarões separadas e produtos que as contenham.

O trabalho de arte de Fresh 'n Salty, outro dos nossos adeptos apaixonados, mostra como se envolveram com os seus seguidores:

Artwork of Fresh 'n Salty

Obra de arte de Fresh 'n Salty

Mesmo os retrocessos na conservação marinha, como os planos de lançamento da primeira exploração mundial de polvo, sensibilizaram para a necessidade de intensificar os nossos esforços para salvar os oceanos. Foi a «onda perfeita» para criar uma atmosfera positiva para a nossa luta pelos oceanos!

Também muito importante foi a ação do famoso biólogo marinho, realizador de cinema, ambientalista e influenciador Robert Marc Lehmann. Deu início a um apelo — não só dentro da sua comunidade — mas também enviou um apelo muito emocional ao apoio a toda a comunidade alemã do YouTube. Com base nas relações pessoais com outros influenciadores, elogiou de uma enorme vaga de atenção e apoio! Estas múltiplas reações de influenciadores bem conhecidos em diferentes plataformas levaram à chegada de uma avalanche cada vez maior de assinaturas. Em períodos de ponta, até os servidores de recolha de assinaturas da UE desceram uma vez. Especialmente durante o último mês da campanha — numa «atmosfera de contagem decrescente» verdadeiramente estimulante — conseguimos manter a atenção do público continuamente elevada.

Activist Robert Marc Lehmann with Shark that has been finned

Biólogo marinho Robert Marc Lehmann com tubarão que foi finado

Quando a iniciativa atingiu a sua marca de 50 %, ocorreu um efeito mágico de dominó: A nossa causa ganhou atenção a nível internacional, o que resultou em organizações de maior dimensão a bordo, como a SeaLegacy/onlyone, a OceansNation e a Oceana Europe.

Além disso, os novos influenciadores também utilizaram a sua voz para a promoção. Para mencionar apenas alguns:  Luisa Neubauer, Carlos Bardem e Camille Etienne.

Além disso, apoiantes como Ocean Ramsey, Eli Roth e Hugo Clement aumentaram a pressão e ganharam mais celebridades, como Alec Baldwin ou Nina Dobrev, a bordo.

Que deu início à turbo para a nossa recolha de assinaturas. No pico, a página de recolha de assinaturas da UE desceu — o que é um pesadelo! Os especialistas em TI da Comissão Europeia abordaram a questão e, felizmente, a página entrou em serviço após seis horas. A nossa ponta: precisa de ver isto, certifique-se de que a sua página de assinatura funciona!

O resto da história é bem conhecido: a nossa iniciativa conseguiu atingir milhões de votos até 18 de janeiro, por volta das 8 horas — um momento fantástico e muito emocional para todos nós! Por último, no final de janeiro, a StopFinningEU contou com o apoio de mais de 1,200,000 europeus em 27 países!

Vejamos outra ponta: não esqueça que as autoridades nacionais dos 27 países da UE validarão todas as assinaturas recolhidas! Nem todas as assinaturas serão validadas por motivos formais ou jurídicos. Por isso, é melhor ter um amortecedor e continuar a recolher os votos até ao final, para estar do lado seguro!

Mas tenha em mente que tem de verificar em paralelo que a sua iniciativa atingirá os limiares em, pelo menos, sete Estados-Membros. No final da nossa iniciativa, tivemos a sorte de afirmar que dezassete países atingiram o seu limiar e que conseguimos recolher votos dos 27 Estados-Membros da UE. Alguns dos países tornaram-se verdadeiros «Estados de poder», por exemplo, Alemanha, França e Itália, mas também Espanha e Portugal. A maioria dos votos alemães surgiu após o apelo de Robert Marc Lehmann, mas a sociedade alemã ainda está perfeitamente consciente das questões ambientais. O mesmo se aplica a França que, durante muito tempo, se juntou ao nosso «conselho diretor da assinatura». No entanto, uma vez que a França está entre os 15 principais Estados na pesca de tubarões — bem como a Espanha (número 2!) e Portugal (número 12) — a questão da remoção das barbatanas também diz respeito à população. Ninguém gosta de ser afetado por um problema deste tipo e é uma das razões pelas quais tivemos êxito nestes países.  

Estamos agora a avançar para o próximo desafio [quando os resultados da validação das assinaturas forem positivos]: convencer a UE a empenhar-se seriamente na cessação do comércio de barbatanas de tubarões sangradas na União Europeia. Ficamos muito gratos por quaisquer comentários, conselhos ou conhecimentos sobre as suas experiências para fazer com que o nosso grupo de interesses funcione como um êxito!  

Gostaríamos de lhe dar um muito caloroso agradecimento e profunda gratidão a todos os nossos parceiros! Sem o seu apoio contínuo, nunca teria sido bem sucedido!

«Ver tantas pessoas que lutam para acabar com as barbatanas torna-me invisíveis.

Muito obrigado!»

Nils Kluger

Para mais informações sobre a forma como esta iniciativa fez campanha durante a pandemia do nosso porta-voz, Nils Kluger, consulte o Webinário «Campaigning During a Global Crisis: Como fazer a sua característica temática quando os eventos externos tomam a atenção?»

 

 

 

Author Paul Zemke

 

Participantes

Paul Zemke

Paul Zemke é um estudante e ambientalista de 17 anos, com uma forte paixão pelos tubarões e pelos oceanos. Faz parte da equipa central da StopFinningEU desde novembro de 2021. Com a sua iniciativa «Paul4Sharks» Zemke envolveu-se na conservação do meio marinho — através da criação de uma base de conhecimentos e de uma comunidade sobre os ecossistemas marinhos, trabalha para alcançar a gestão ativa das zonas marinhas protegidas.

 

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?