Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

A democracia da UE precisa de si: consulte o seu Passaporte Europeu para a Democracia

Atualizado em: 26/04/2022

Com a guerra que assola a Ucrânia e a democracia ameaçada na Europa, é mais evidente do que nunca que a democracia não pode ser considerada um dado adquirido e que é crucial protegê-la e mantê-la viva todos os dias. Todos temos de dar o nosso contributo, mas, como os painéis de cidadãos da Conferência sobre o Futuro da Europa corretamente salientaram, temos de estar bem informados sobre o que está a decorrer e sobre a forma como podemos fazer ouvir a nossa voz nos processos democráticos. Além disso, embora a democracia representativa e, por conseguinte, as eleições, continuem a ser fundamentais, os cidadãos já não consideram que os seus interesses possam ser representados exclusivamente através de processos eleitorais. Os processos participativos são ainda mais importantes para restabelecer a confiança entre os cidadãos e as suas instituições. Isto é verdade a todos os níveis, incluindo a nível da UE.

eesc

A Conferência sobre o Futuro da Europa revelou o grande interesse do público pela democracia e pela participação na tomada de decisões. O Painel de Cidadãos que debateu o tema «Democracia europeia/valores e direitos, Estado de direito e segurança» apresentou uma série de ideias interessantes para melhorar o funcionamento da nossa democracia. Salientou, em particular, a necessidade de aumentar o conhecimento das pessoas sobre os mecanismos de participação existentes e as oportunidades oferecidas aos cidadãos para fazerem ouvir a sua voz e participarem na elaboração de políticas. Estes mecanismos continuam a ser, em grande medida, desconhecidos do público. Por conseguinte, o painel apelou à criação de programas educativos sobre a cidadania europeia para todas as faixas etárias.

Para que os processos participativos funcionem, é fundamental que os cidadãos sejam sensibilizados para os seus direitos e para os instrumentos à sua disposição para fazer ouvir a sua voz. O Comité Económico e Social Europeu publicou, nas 24 línguas oficiais da UE, um Passaporte Europeu para a Democracia, incluindo uma versão interativa, que explica as opções à disposição dos cidadãos e os ajuda a escolher o instrumento mais adequado para dar resposta às suas preocupações.

pass1

Um destes instrumentos é verdadeiramente único: a Iniciativa de Cidadania Europeia. Ao obrigar a Comissão Europeia a responder a um pedido de ato jurídico assinado por, pelo menos, um milhão de pessoas de, pelo menos, sete países da UE, a ICE pode ser um instrumento poderoso para os cidadãos influenciar a agenda da UE e já começou a alcançar resultados na elaboração de políticas.

O Comité Económico e Social Europeu promoveu ativamente, desde os primeiros dias, a iniciativa de cidadania europeia. As nossas sessões plenárias acolheram organizadores de iniciativas de cidadania bem sucedidas, para que possam apresentar a sua argumentação e obter um impulso final. A última, intitulada «Guardar as abelhas e os agricultores!», foi debatida na nossa reunião plenária de 23 de março de 2022.

O nosso Comité também orgulha-se de acolher o Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia anual. Com o lema «A iniciativa de cidadania europeia 10 anos depois, preparada para o futuro?», o evento deste ano será uma oportunidade para analisar os últimos dez anos deste instrumento. Iremos ouvir os seus êxitos e desafios e debater o que poderá vir a ser o seu futuro. Será igualmente prestada especial atenção à participação dos jovens nas iniciativas de cidadania no âmbito do Ano Europeu da Juventude. Esperamos que o evento deste ano ajude a sensibilizar para este instrumento muito inovador e promissor, em especial entre as gerações mais jovens. Salvar o dia 2 de junho na sua agenda e juntar-se a nós no Dia da Iniciativa de Cidadania Europeia!

kinga

Participantes

Kinga Joó

Kinga Joó é membro do Comité Económico e Social Europeu desde 2010. Foi relatora do parecer do CESE, adotado em março de 2018, sobre a «Proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho sobre a iniciativa de cidadania europeia» e preside atualmente ao Grupo Eventual para a Iniciativa de Cidadania Europeia.

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.
Declaração de exoneração de responsabilidade: As opiniões expressas no Fórum ICE refletem exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Europeia ou da União Europeia.
Pronto para registar a sua iniciativa?

Deseja apoiar uma iniciativa? Precisa de saber mais sobre iniciativas em curso ou passadas?