Ir para o conteúdo principal
Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia

Um novo livro de trabalho sobre a iniciativa de cidadania europeia fornece orientações aos estudantes sobre como utilizar esta ferramenta para a participação e a cidadania ativa

Atualizado em: 26 June 2023

O livro de trabalho «Iniciativa de Cidadania Europeia»: Uma Ferramenta de Empenhamento e Cidadania Ativa» (em suma: Livro de trabalho ICE de A a Z) compila contributos teóricos e práticos de académicos e investigadores, organizadores de ICE e peritos convidados e serve de conjunto de ferramentas práticas para todos que pretendam saber mais sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) e como a pôr em prática.

O manual é um dos principais resultados de um projeto Erasmus + que visava familiarizar os estudantes do ensino superior com o mecanismo da ICE, nomeadamente dotando-os das competências necessárias para desenvolverem as suas próprias propostas e, por conseguinte, tornarem-se agentes ativos nos processos políticos e de tomada de decisões da UE. O manual foi editado por Yilly Vanessa Pacheco (Universidade de Göttingen, Alemanha) e Dulce Lopes (Universidade de Coimbra, Portugal) e publicado pela Universitätsverlag Göttingen.

O livro de trabalho pode ser descarregado gratuitamente aqui. Estão igualmente disponíveis resumos em português, espanhol, alemão, romeno e francês.

O livro de trabalho está dividido em duas partes: a primeira aborda a «Iniciativa de Cidadania Europeia em pormenor» e a segunda é inteiramente dedicada ao «Projeto de Iniciativa de Cidadania Europeia de A a Z». No total, esta publicação reúne contributos de quase três dezenas de autores: 19 investigadores do Projeto (da Universidade de Coimbra, em Portugal, da Universidade Georg-agosto de Göttingen, na Alemanha, da Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iathe i, na Roménia, e da Universidade de Vigo, em Espanha) e de 9 participantes externos (Ángel Fernández Silva, Universidade Salamanca; Anastasia Karatzia, Escola de Direito de Essex; Olga Kikou, End the Cage Age; ELISA Lironi, ECAS; Carmen Montesinos Padilla, Universidade Complutense de Madrid; Graça Múrias, ponto de contacto português ICE; Regina Quelhas Lima, ponto de contacto português ICE; Vasiliki Mustakis, ECAS; e Hendrik Nahr, Make.org).

ECI From A to Z - Final Event

Participantes no evento de divulgação final da ICE do projeto A a Z, Univeristy of Coimbra

A parte I do livro de trabalho está dividida em cinco secções. A primeira é dedicada ao quadro constitucional da ICE, com alguns contributos importantes em matéria de cidadania europeia, democracia e participação dos cidadãos. A segunda parte visa responder à pergunta «para que serve uma ICE?», salientando a importância do papel desempenhado por este mecanismo na capacitação dos cidadãos para participarem ativamente no futuro da União Europeia, contribuindo assim para a redução do seu «défice democrático» e para o reforço da sua legitimidade política. Por sua vez, a terceira e quarta secções abordam as questões do objeto e dos temas de uma ICE. É prestada especial atenção à missão do Serviço de Ação dos Cidadãos Europeus (ECAS) e à forma como esta organização presta apoio aos cidadãos, a fim de criar uma União Europeia mais inclusiva e mais forte, nomeadamente através do Fórum ICE, que é gerido pelo ECAS em nome e sob contrato com a Comissão Europeia. Por último, mas não menos importante, a quinta secção procura explicar de que forma qualquer cidadão europeu pode participar numa ICE. Neste contexto, as contribuições de Olga Kikou e Regina Quelhas Limão/Graça Múrias são particularmente relevantes: o primeiro descreve alguns pormenores do processo que conduziu à sexta ICE bem-sucedida, intitulada «Fim da era da gaiola»; este último salienta a importância da criação de pontos de contacto nacionais para assegurar a proximidade dos cidadãos da UE e sensibilizar o público para a ICE.

ECI From A to Z - Workbook

ICE do livro de trabalho de A a Z

A parte II do manual é exclusivamente dedicada ao projeto «ICE: de A a Z», explorando os seus objetivos gerais e analisando, a posteriori, as suas principais atividades: o curso em linha sobre a ICE, as sessões introdutórias, o curso em linha intensivo sobre a ICE, as atividades de aprendizagem entre pares, as estratégias de presença e de ludificação em linha, os eventos modelo de ICE? e algumas das Iniciativas de Estudantes. Por último, Fernando Borges e Dulce Lopes analisaram alguns dados para responder à pergunta: «As expectativas do projeto foram satisfeitas?». Em suma, concluíram que "os resultados mostram que os participantes estavam, em grande medida, satisfeitos com as atividades e experiências em que participaram e com a conceção e o objetivo globais do projeto. Da iniciativa de cidadania europeia: Do ponto de vista da equipa de A a Z, isto corresponde a um intenso trabalho de colaboração, traduzido em resultados sólidos, e a um grau inmensurável de dedicação ao ensino e à formação em assuntos da União Europeia». 

Mais informações sobre a iniciativa de cidadania europeia: Do projeto A a Z:

Mais de 100 estudantes de quatro universidades europeias Mestram a Iniciativa de Cidadania Europeia através do projeto inovador «ICE de A a Z»

«Modelo ICE»: Como os estudantes aprendem a tornar-se cidadãos europeus ativos na prática

 

 

Participantes

Lopes de dulce, Eduardo Figueiredo

Dulce Lopes é professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Trabalhou para a Presidência portuguesa do Conselho de Ministros, o Parlamento Europeu e a Universidade Católica de Lille e foi diretora de estudos em inglês na Academia de Direito Internacional da Haia (2018). Coordenou o projeto Erasmus + «ICE: De A a Z». Outras referências em: https://www.cienciavitae.pt/E013-0BE9-8B08

 

Eduardo Figueiredo é assistente convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi tutor no projeto Erasmus + «ICE: De A a Z». Outras referências em: https://www.cienciavitae.pt/0A17-3ED6-803B

Deixar um comentário

Para poder adicionar comentários, tem de se autenticar ou registar.